20.5.15

livro - AS MINAS DO REI SALOMÃO


Esse livro foi publicado em 1885. O personagem principal, o aventureiro Allan Quatermain, tem mais de cinquenta anos e ''As minas do rei Salomão'' foi sua última aventura. Isso não impediu o escritor Henry Rider Haggard de voltar ao passado e contar outras aventuras, em novos livros, com um Quatermain mais jovem. O ano era 1919, e Allan Quatermain ganhava seu primeiro filme. Esse livro já foi adaptado para o cinema várias vezes. Meu primeiro Quatermain foi o Richard Chamberlain (ainda no armário) no filme de 1985, ao lado da Sharon Stone.
No caso dessa adaptação, não dá pra comparar com o livro. Quatermain foi a inspiração para a criação do Indiana Jones, e esse filme tenta imitar os filmes do Indiana. Tem uma mocinha no elenco, a Sharon, e muita comédia, lembra do caldeirão gigante? Nada disso existe no livro.
O livro conta uma história bem séria. Quatermain, um velho caçador de marfim, é contratado por um homem que está procurando pelo irmão mais novo. O rapaz foi até a África em busca das lendárias minas do título e sumiu. A expedição precisa atravessar um deserto escaldante e uma serra gelada. Eles vão se meter entre nativos que nunca viram um homem branco antes e uma guerra civil vai explodir na aldeia. 
É preciso levar em conta (pra não se sentir ofendido) o fato do livro ter sido escrito em 1885. Os brancos ingleses tratam os negros africanos como seres humanos inferiores e caçam elefantes pelo marfim e pelo prazer da caçada. 
Elementos que nós encontramos em qualquer filme de aventura, no estilo Indiana Jones, estão presentes nos livros de Quatermain. Como armadilhas mecânicas, criadas por povos antigos, em tumbas e templos.
Apesar de Quatermain ter vivido muitas aventuras, Hollywood prefere adaptar apenas o primeiro livro. Em 1986 Chamberlain voltou em ''Allan Quatermain e a cidade do ouro perdido'' e em 2008 surgiu ''The temple of the skulls'', duas histórias inéditas.
A última adaptação de ''As minas do rei Salomão'' é de 2004, um filme feito para a tv, com Patrick Swayze no papel principal.









FICHA TÉCNICA:

TÍTULO ORIGINAL: king Solomon's mines
ANO: 1885
AUTOR: Henry Rider Haggard
PÁGINAS: 253
EDITORA: printer portuguesa

Nenhum comentário: