13.5.15

DIGA ''SIM'' ÀS DROGAS


FORMIGUINHAZ é um filme bem azarado. A Dreamworks criou uma animação que tenta ser ''para todas as idades'', mas errou na dosagem. É um filme mais adulto que infantil, tem violência moderada e Woody Allen dando uma de Woody Allen. Quando estreou no Brasil, a cópia legendada chegou antes da cópia dublada. Pegou alguns pais desavisados e as crianças começaram a brincar dentro da sala, já que não conseguiam acompanhar o filme (uma das minhas piores sessões de cinema). No mês seguinte, a Pixar soltou ''Vida de inseto'', e as formigas da Dreamworks (com seis patas) foram exterminadas sem dó.
Na trama, a formiga Z (Woody) tenta encontrar um sentido para sua vida. Ao nascer, cada formiga é designada para um tipo de trabalho, um emprego que ela terá até o fim da vida. Z quer algo mais, ele quer experimentar coisas novas. Acaba se alistando no exército e se apaixona pela princesa do formigueiro. Ele vai mostrar pra todo mundo que é possível fazer escolhas na vida.
O filme é bem educativo, mostra como funciona um formigueiro na vida real, e a rebeldia de Z nos faz lembrar de filmes como ''fuga do século 23'' e ''Metrópolis''. Agora que você é adulto, dê uma olhada nesse filme novamente. Vai achar mais interessante que ''vida de inseto'' (que no fim das contas é um remake de ''Os sete samurais''), mas faça isso ouvindo o áudio original. Tem muita gente famosa no elenco.













FICHA TÉCNICA

TÍTULO ORIGINAL: antz
ANO: 1998
PAÍS: eua
DURAÇÃO: 83 min
DIRETORES: Eric Darnell e Tim Johnson
ELENCO DE VOZES: Woody Allen, Dan Aykroyd, Jane Curtin, Danny Glover, Gene Hackman, Jennifer Lopez, Sylvester Stallone, Sharon Stone e Christopher Walken.

Nenhum comentário: