23.4.15

dvd - CLÁSSICOS SCI-FI


Agora eu gostei de ver, a Versátil lançou mais um box com filmes clássicos e colocou no pacote três filmes que eu venho procurando há um bom tempo. Depois de um pack de terror e dois packs de filmes noir, eles lançaram desta vez um pack com seis clássicos de ficção científica. São três discos e seis cards com os posters de cada filme. Entre eles, um filmão, relativamente novo, de 1988.


Os cards



ELES VIVEM (1988)
Esse é um dos filmes mais divertidos de John Carpenter. Nem mesmo o protagonista canastrão consegue estragar tudo, é sério, quando o cara descobre a terrível verdade ele não tem uma reação muito realista. Se quer saber, ele começa a bancar o Rambo e usa frases de efeitos, mas, hey, são os anos 1980. Na trama, um operário de uma construção descobre que coisas estranhas estão acontecendo numa igreja local. Do nada, um pelotão da polícia aparece e destrói tudo. Nos escombros ele encontra uma caixa com óculos escuros. Com esses óculos, ele consegue enxergar os alienígenas que estão se passando por humanos e também mensagens subliminares que eles espalham por aí. Um filmaço, marcou época, gerou uma legião de fãs e deixou muita gente paranóica (alguns malucos acham que o filme é um documentário).



A AMEAÇA QUE VEIO DO ESPAÇO, ou apenas VEIO DO ESPAÇO (1953)
O filme pode parecer meio fraquinho, mas assustou o público naquela época, foi exibido em 3D e Barbara Rush até ganhou um Globo de Ouro. Quando o filme começa, vemos um astrônomo olhando o céu noturno com a namorada, e aí um gigantesco meteoro aparece e cai perto de uma mina. Os dois vão até o local e o cara entra na cratera. Ele vê uma nave espacial, mas ela é soterrada logo em seguida. Ninguém na cidade acredita nele, porém, não demora muito, ele descobre um alienígena andando por aí. As criaturas estão sequestrando pessoas, estão assumindo a forma delas e estão roubando material elétrico por alguma razão. Assim como ''O dia em que a Terra parou'', o filme passa uma bela mensagem.




O PLANETA DOS VAMPIROS (1965)
O título brasileiro, e o título norte americano, é enganador. Não há nenhum vampiro nesse filme (e o poster norte americano mostra até criaturas insectóides). ''Terrore nello spazio'' é um filme do diretor italiano Mario Bava (veja também ''Mata, baby, mata'', de 1966), o filme mostra duas espaçonaves da Terra que estão investigando uma estranha transmissão que está vindo de um estranho planeta. Após dois anos de viagem, as duas naves chegam no tal planeta e são forçadas a aterrissar nele, por conta de alguns problemas técnicos bem bizarros. Assim que pisam no planeta, os astronautas começam a atacar uns aos outros sem nenhuma razão. O pessoal da nave Argos consegue se conter e param com a loucura. Mas a tripulação da Galliot não teve sorte, eles se mataram uns aos outros. E aí o filme vira um filme de terror. Os aliens, parasitas sem uma forma física, usam os humanos mortos como hospedeiros, e todos eles se levantam da cova. Eles querem uma nave para deixar o planeta, que está condenado. O filme serviu de inspiração para ''Alien, o oitavo passageiro''.




PLANETA PROIBIDO (1956)
Esse filme foi o ''star wars'' dos anos 1950, um grande sucesso da MGM. O robô Robby ganha bonequinhos até hoje, e ganhou seu próprio filme em 1957 (!!!). ''Planeta proibido'' trouxe efeitos especiais incríveis (indicados ao Oscar) que só seriam superados por ''2001, uma odisseia no espaço'' em 1968. Um jovem Leslie Nielsen (opa, bonitão) é o capitão de uma nave que está indo investigar o tal planeta do título. O filme quer ser realista, ele diz que o homem pisou na Lua nas últimas décadas do século XXI e só migrou para outros planetas alguns séculos depois. Nielsen, dando uma de Capitão Kirk (o filme lembra bastante um episódio de star trek) quer saber o que aconteceu com os humanos que pousaram neste planeta há vinte anos. Ele encontra apenas um sobrevivente, com uma história meio suspeita. Ele tem uma filha e um criado robô. E aí pinta uma criatura invisível que está sabotando a nave e matando os tripulantes. A explicação para o mistério é muito boa, mas o desfecho é tranquilo demais.



MALDITOS (1963)
Esse é o filme mais fraco do pacote. Ele não tem muita história para contar e a trama não é nada original. O filme mostra um norte americano curtindo a Inglaterra. Ele conhece uma moça que faz parte de uma gangue de rua, o irmão dela é o líder da gangue. Ela começa a se sentir mal por ter ajudado o irmão a assaltar o turista e vai atrás dele. E boa parte do filme é apenas isso. O americano e a moça estão fugindo da gangue, o irmão dela (um jovem Oliver Reed) não quer que ela seja tocada por nenhum homem. O filme passa da metade e eles ainda estão em fuga. Um pouco antes de completar uma hora de duração, a trama sci-fi finalmente começa. O casal encontra nove crianças que estão presas numa base militar por alguma razão, e aí eles resolvem libertar todas elas. O filme não tem nada de ''maldito'', não é terror, e como sci-fi é bem fraquinho.



FUGA DO SÉCULO 23 (1976)
O melhor filme do pacote tá no terceiro disco. Esse filme é um marco da ficção científica e vem gerando clones até os dias de hoje (ano passado você viu o ''Doador de memórias''?). O filme tem efeitos especiais competentes (ganhou um Oscar especial) e mistura cenas reais com cenários pintados (e tem também cenários reais imensos) e algumas maquetes incríveis. Tudo isso para criar uma cidade do futuro dentro de várias cúpulas de vidro. O povo lá dentro não sabe o que existe do lado de fora.
E para manter a paz e o equilíbrio, todos aqueles que completam trinta anos são ''renovados'' (eles não usam a palavra ''morte'') e novos bebês, gerados em laboratórios, são criados logo em seguida. Logan 5 é um sandman, um policial que captura os fugitivos (ele não entende por que algumas pessoas não querem ser renovadas).
O computador da cidade lhe dá uma missão inédita, fingir ser um fugitivo e encontrar um lugar que eles chamam de Santuário, que supostamente ficaria do lado de fora da cúpula. Logan 5 conquista a confiança de uma mulher chamada Jessica 6, que também quer fugir, e consegue escapar pelo subterrâneo. Aos poucos, a lealdade de Logan 5 vai mudando de lado, enquanto ele descobre todas as verdades sobre o funcionamento (aparentemente perfeito) de sua cidade.
É interessante notar que a maioria dos clones deste filme costuma trazer uma visão bem sombria, um pouco mais realista talvez. Afinal, pode um único homem derrotar o Sistema? Seja como for, FUGA DO SÉCULO 23 tem um final espetacular.
Farrah Fawcett aparece numa ponta.

Extras: um making of de ''Planeta proibido'' e um making of de ''Eles vivem''.

Nenhum comentário: