31.3.15

livro - RESGATEM O TITANIC!


Quando vi o livro num sebo, senti algo familiar. Depois de ler algumas páginas, me lembrei de tudo. RESGATEM O TITANIC! é um livro de 1976 que virou filme em 1980, com o título ''O resgate do Titanic''. Esse filme, com Alec Guinness no elenco, é um tédio. Você o encontra em algumas listas de ''piores filmes já feitos'', você também pode ver o filme completo e legendado no youtubo. Mas eu recomendo o livro.
A  primeira parte do livro traz muitas investigações, depois vem os preparativos para o tal resgate. Tudo bem detalhado. Por isso, a trama não tem um ritmo de filme. Tem um pouco de Arthur C. Clarke, James Cameron e o ''segredo do abismo'', Michael Crichton, e alguns capítulos trazem o teor cinematográfico de Dan Brown, mas como eu disse, a coisa não funciona no formato ''filme''.

O livro, escrito em 1976, se passa no futuro. No distante ano de 1987. Já existem submarinos com braços robóticos que podem descer até as profundezas do mar. Apesar de caprichar nos detalhes técnicos, o autor do livro fez uso de um pouco de ficção. Naquela época ninguém sabia exatamente onde o Titanic estava (ele só foi descoberto em 1985, wow, o autor acertou em cheio) e ninguém sabia que o navio estava partido ao meio. Logo, no livro, vemos um navio em perfeito estado de conservação.

A trama começa em 1912, no dia do naufrágio. Um misterioso passageiro se recusa a deixar o navio e se tranca num cofre, ao lado de um misterioso tesouro, enquanto o Titanic afunda. Em 1987, vemos dois cientistas que trabalham num projeto secreto, super visionado pelo presidente norte americano e por ninguém mais. Eles estão procurando por um elemento químico muito raro. Manipulando uma divisão da Marinha, eles descobrem o tal elemento numa ilha que pertence a União Soviética. Mas aí surge um mistério. Depois de montar um complicado quebra cabeças com mais de setenta anos, eles batem de frente com a história do misterioso cofre que afundou com o Titanic.
A solução para este problema é bem absurda, içar o Titanic das profundezas (com a tecnologia de 1987, quem sabe?). Os russos não sabem por que os americanos estão fazendo isso, mas vão fazer de tudo para impedir que o Titanic seja trazido de volta para a superfície.









FICHA TÉCNICA

TÍTULO ORIGINAL: raise the Titanic!
ANO: 1976
AUTOR: Clive Cussler
PÁGINAS: 368
EDITORA: círculo do livro

Sem comentários: