16.3.15

10 CRIANÇAS QUE ENXERGAM FANTASMAS ou algo parecido

1- Carol Anne (poltergeist)
Se isso fosse um top 10, ela estaria no topo. Os fantasmas a querem, ela tem algo de especial, já visitou o mundo deles e protagonizou uma das sequências mais arrepiantes, de um filme de terror com crianças, quando trocou uma ideia com os chuviscos na televisão.


2- Kat (Gasparzinho)
A garota veio da família Addams, mas não tem nada de especial, o fantasminha camarada do filme aparece pra quem ele quiser. O filme tinha efeitos especiais inéditos e o nome do Spielberg na produção, ainda assim, foi um filme meio bobo. No fim das contas o fantasma tinha uma história trágica, que não combinava com o clima do filme e aí no final ele virou um garoto vivo e feio (que agora tá bonitão).



3- Danny Torrance (o iluminado)
Danny nasceu com essa habilidade, e existem outros no mundo como ele. Além de poder ver gente morta, ele também pode se comunicar a distância com outros iluminados. Uma curiosidade, ele pode ser ferido pelos fantasmas.



4- Carlos (a espinha do diabo)
Argh, saiu em vhs, mas até hoje não encontrei em dvd. Um dos melhores filmes do Guillermo del Toro. Durante a guerra civil na Espanha, um garoto encontra um fantasma no subterrâneo de um orfanato, o garoto morto está atrás de vingança. Ok, Carlos também não tem nenhum talento especial, fantasmas simplesmente adoram aparecer para crianças.



5- Jake (ecos do além)
Baseado num livro de Richard Matheson, que está dando uma de Stephen King, o filme mostra um garoto que vê fantasmas e também um pouco do futuro. E há outros ''iluminados'' como ele no mundo, como seu pai (Kevin Bacon). No caso do paizão, o poder só se manifestou quando ele foi hipnotizado pela cunhada. É um filme de terror legalzinho, lembra um episódio qualquer de ''Arquivo X''.



6- Victoria e Lilly (Mama)
Mais duas crianças sem nenhum tipo de habilidade paranormal. Elas apenas foram criadas por um espírito, ou algo parecido, que nem se preocupou em ensinar bons modos para as garotas e que também nunca deu banho nelas. Esse filme era uma promessa daquelas, ele soube como se vender, mas a trama se tornou ridícula nos minutos finais.


7- Simón (o orfanato)
Uma criança com um amigo imaginário é engraçadinha. Uma criança com cinco amigos imaginários num filme de terror é preocupante. E aí o garoto some e a mãe nem faz ideia do que aconteceu.


8- Norman (ParaNorman)
Outro iluminado, Norman vê gente morta o tempo todo e não tem medo delas. Seu tio, e outros antepassados, também tem esse dom e ele precisa realizar um certo ritual de tempos em tempos para acalmar o espírito de uma ''bruxa''.



9- Cole (o sexto sentido)
É o iluminado mais famoso da lista (e o mais lucrativo), e agora você já viu que ele também não tem nada de original. Cole tem medo dos fantasmas que aparecem para pedir ajuda, e como o filme tem um pé no chão, o garoto corre o risco de ficar maluco com as visões. Assim como um certo ''new kids on the block'' no começo do filme.



10- Wong (the eye, a herança)
Uma menina cega recebe um transplante de córnea e começa a enxergar, digo, e começa a enxergar de tudo, até fantasmas. E aí ela resolve descobrir quem foi o doador (tem vários candidatos nesta lista ó). Esse filme chinês ganhou uma versão norte americana bem idiota em 2008 (o olho do mal).


E uma menção honrosa para:

O filhos de Nicole Kidman em ''Os outros'' (fora da lista porque blá blá spoiler).
Coraline em ''Coraline'' (fora da lista porque só passou a ver fantasmas quando visitou outro mundo).
Sally em ''Não tenha medo do escuro'', o remake de ''Não tenha medo da escuridão'' (fora da lista porque ela viu mini demônios, e não fantasmas).
Lydia em ''Os fantasmas se divertem'' e Oda Mae Brown em ''Ghost'' (fora da lista porque não são mais crianças).

Nenhum comentário: