21.2.15

livro - MOBY DICK


Esse livro vem ganhando adaptações para o cinema desde 1930. Em 1998 foi feita uma mini série para a tv, estrelada pelo Patrick Stewart (no papel do capitão Ahab). Essa série chegou ao Brasil em vhs, ela tem 180 minutos, era muito pesada para uma fita de vídeo. Me lembro de não ter conseguido enxergar nada nos minutos finais, havia muito chuvisco enquanto alguma coisa, dentro do vídeo cassete, apresentava sinais de cansaço.
Ainda bem que eu já havia lido o livro e já conhecia o final. O livro conta a história de um rapaz chamado Ismael. Ao lado de um selvagem chamado Quiqueg, ele embarca no navio Pequod, comandado pelo misterioso capitão Ahab (''Acab'' nas traduções brasileiras mais antigas). Quando o cara resolve finalmente aparecer no convés, ele faz um acordo com a tripulação, uma moeda de ouro para o primeiro que avistar a grande baleia branca chamada Moby Dick. Anos antes, ela comeu a perna de Ahab, e agora ele busca vingança. A vingança é o tema do livro.
Herman Melville não criou essa história do nada em 1851. O livro é baseado numa história real que aconteceu em 1820. E essa história já foi transformada em filme. O CORAÇÃO DO MAR, com o Thor Chris Hemsworth, vai estrear em março em boa parte do mundo. Eu ia ver esse filme com o Anselmoon, mas aqui no Brasil a estreia foi adiada para dezembro (!!!), vai entender.









FICHA TÉCNICA

TÍTULO ORIGINAL: Moby Dick
ANO: 1851
AUTOR: Herman Melville

Nenhum comentário: