15.2.15

GALERIA DO TERROR


Esse filme é de 1980, não é muito velho, mas se tornou um clássico em pouco tempo. Nenhum documentário conseguiria desmembrar completamente O ILUMINADO, apenas um dvd, ou blu, carregado de extras daria conta. Ainda estou procurando por algo parecido.
Esse filme tem muitas histórias de bastidores para contar. Shelley Duvall teve uma crise nervosa por conta do ritmo das filmagens e chegou a perder cabelo. A sequência da porta do banheiro levou 3 dias para ficar pronta e foram usadas 60 portas. Danny Lloyd teve a ideia de fazer seu personagem mover o dedo, sempre que conversava com seu ''amigo imaginário'', e o garoto só pôde ver o filme pronto 11 anos depois. Para poupar a criança, o diretor lhe disse que o filme era um drama e não um terror.
O filme foi rodado em vários lugares, inclusive no mesmo estúdio onde Irvin Kershner filmou ''O império contra ataca'', usando a mesma neve artificial do planeta Hoth. Ele foi baseado num livro de Stephen King, e o autor não gostou da adaptação, ele não curtiu o final (que é bem diferente do livro) e nem as meninas gêmeas fantasmas (no livro elas não são gêmeas).
Então tá, Stanley Kubrick não seguiu o livro, mas fez um filmão. Ele deixa o garoto Danny, e seus poderes paranormais, de lado e abre bastante espaço para o pai Jack Nicholson, que vai ficando cada vez mais louco durante o filme.
É um filme de terror com inúmeras sequências que se tornaram famosas. O elevador de sangue, Danny andando de triciclo pelos corredores, a mulher na banheira (essa me assustava bastante), a misteriosa fotografia no final, "all work and no play makes Jack a dull boy'', e que tal o cara vestido de urso? O que ele representa? Dizem que aquilo significa que Danny foi abusado pelo pai. As pessoas adoram caçar simbolismos nesse filme. E olha que tem urso pra caramba em ''De olhos bem fechados'', outro filme do diretor.
O livro ganhou uma nova adaptação em 1997, uma mini série que respeita o livro, mas o resultado foi decepcionante. A versão de Stanley Kubrick ainda é a melhor de todas.















FICHA TÉCNICA

TÍTULO ORIGINAL: the shining
ANO: 1980
PAÍSES: eua, reino unido
DURAÇÃO: 144 min
DIRETOR: Stanley Kubrick
ELENCO: Jack Nicholson, Shelley Duvall e Danny Lloyd.

Um comentário:

Anônimo disse...

Esse filme vai passar no cinema nesse domingo,no cinemark s sessão classicos