10.12.14

CHP CLASSIC


Filme obrigatório para se ver no natal. Só porque é uma tradição natalina norte americana? Não, é que o filme é lindo mesmo. A FELICIDADE NÃO SE COMPRA não se deu bem nas telonas quando estreou em 1946. O filme não combinava muito com o humor de uma nação pós Segunda Guerra. 
O filme foi indicado para 5 Oscars no ano seguinte, incluindo melhor filme. Mas sabe como é, ninguém se lembra dos perdedores. Ele foi redescoberto na década seguinte quando começou a ser reprisado na tv, sempre no dia de natal (ou na véspera também). Desde então, vários canais exibem esse filme nessa época. Se você ainda não viu esse filme (hã?), pode ir atrás dele agora. Mas tenho certeza de que você já viu alguma paródia por aí, nos ''Flintstones'' ou no quarto ''Shrek'', nos ''Simpsons'' ou em ''Tiny Toons'', e vários seriados de tv também mencionam esse filme, ''Friends'' por exemplo.
Mas esteja avisado, o natal não é o tema principal do filme.
Na trama, acompanhamos James Stewart, um pacato cidadão, de uma cidade pequena.  Durante boa parte do filme, somos apresentados à sua família, seus vizinhos e seus amigos. Todos esses personagens no elenco de apoio carregam histórias que devem ser ouvidas, você vai aprender bastante a respeito da vida de James, qual é a sua ligação com cada morador da cidade. O rapaz tem um sonho, mas a vida está sempre obrigando ele a seguir outro caminho. 
James sempre coloca os outros antes de si mesmo. A cada nova encruzilhada, ele toma uma decisão que muda sua vida, lhe dando um outro rumo. 
E esse caminho logo começa a dar problemas, e os problemas começam a se acumular, e muito. O personagem fica desesperado. Nos minutos finais, o aspecto do filme muda bruscamente. James encontra um homem numa ponte, um anjo. E esse anjo lhe mostra como seria o mundo se ele nunca tivesse nascido. James volta para a cidade e ninguém o reconhece, e ele nota que muitos estão passando por terríveis dificuldades.

Esse lance de fantasia perto do final não incomoda muito, você só precisa estar preparado para isso.












FICHA TÉCNICA

TÍTULO ORIGINAL: it's a wonderful life
ANO: 1946
PAÍS: eua
DURAÇÃO: 130 min
DIRETOR: Frank Capra (a mulher faz o homem, aconteceu naquela noite).
ELENCO: James Stewart, Donna Reed e Lionel Barrymore.
PRÊMIOS: indicado para 5 Oscars (melhor filme, ator, diretor, som, edição).

Um comentário:

Mike disse...

Filme sensacional!
Depois de muito ouvir falar sobre ele, tive a oportunidade de vê-lo no cinema (!!!) graças ao cinemark.
Lindo, lindo!