18.11.14

POR ONDE ANDA ESSE FILME?


Era bem difícil encontrar o vhs nos anos 1990, e o dvd também não é coxinha. Vi um na internet, mas tem cara de ''feito em casa''. Acho que não existe uma edição br. Dvd, só o importado mesmo. E eu pensei que, após o sucesso de ''Brokeback mountain'', outros filmes de Ang Lee seriam lançados em dvd por aqui. ''Razão e sensibilidade'' e ''Tempestade de gelo'', você encontra em dvd. Mas por onde anda BANQUETE DE CASAMENTO ?
A trama tem um jeitão de clichê, coisas que já vimos em vários outros filmes, seriados de tv e até em desenhos animados, mas não é apenas comédia. O filme diverte e emociona, capricha no romance e no drama. E tudo isso surge no filme nos momentos certos e nas doses certas. Culminando num final tocante e engraçadinho.
Wai-Tung é um jovem executivo chinês que mora nos isteites com seu namorado norte americano Simon. Seus pais, lá do outro lado do mundo, ficam cobrando do filho, pelo telefone, uma esposa (chinesa) e netinhos. No mesmo prédio vive uma artista chinesa chamada Wei-Wei, ela está desesperada, não consegue pagar o aluguel e vai ter que voltar pra China. Simon acaba tendo a ''grande ideia'' de casar Wai-Tung com Wei-Wei. Desse modo, os pais de Wai-Tung ficarão satisfeitos e Wei-Wei vai ganhar seu green card. 
A moça, secretamente apaixonada por Wai-Tung, topa fazer parte da armação.
Aí as coisas se complicam quando os pais de Wai-Tung telefonam e dizem que estão vindo para a América para o casamento do filho. Agora o rapaz vai ter que se fingir de hétero em tempo integral e uma grande festa será realizada.

FICHA TÉCNICA

TÍTULO ORIGINAL: xi yan
ANO: 1993
PAÍSES: taiwan, eua
DURAÇÃO: 106 min
DIRETOR: Ang Lee
ELENCO: Winston Chao, Mitchell Lichtenstein, Ya-Lei Kuei, Sihung Lung e May Chin
PRÊMIOS: Urso de ouro no festival de Berlim. Indicado para o Oscar, e Globo de ouro, de melhor filme estrangeiro.

Um comentário:

Y.u.j.i. disse...

Assisti esse filme a uns cinco anos atrás, não sabia que tinha sido indica ao Oscar nem que era do Ang lee, mas muito bom o filme (^。^)