28.11.14

dvd - SUPERMAN de MAX FLEISCHER


Uma relíquia como essa merecia um super lançamento, mas não há nada de especial na caixinha de papel. Você pode tentar proteger os discos da poeira, mas o papel vai gerar fungos. Essa animação é um marco na História da animação, nem mesmo a Disney costumava fazer coisas desse tipo nos anos 1940, a Disney usava rotoscópia o tempo todo e ainda assim arrumava desculpas para dar uma folga para os animadores. Nesta série animada do Sups ninguém tinha medo de ousar, e ainda davam um trato nos efeitos de luz e sombra. É como ''Cidadão Kane'', hoje você diz que não é grande coisa, mas tem que levar em consideração que não havia nada parecido antes, as plateias estavam vendo algo novo em matéria de desenhos animados na tela grande (sim, tela grande, televisão só nos anos 1950).


- Porque não escreve a previsão do tempo, Smallville?


É um pássaro? Um avião? Mais rápido que uma bala? Mais forte que uma locomotiva? Esse é um trabalho para o Superman. Todos os elementos que faziam sucesso no programa de rádio estão presentes na série animada, até o narrador. Não há áudio dublado nesse lançamento, é um item de colecionador e não é para crianças. Naquela época, a origem do Sups era um tanto diferente, o bebê foi encontrado assim que chegou na Terra e foi levado até um orfanato. Antes de deixar o lugar, ele descobriu seus poderes. Todos os episódios são bem parecidos, um vilão apronta alguma coisa, Lois Lane vai investigar, acaba sendo presa e o Superman parte para o resgate. Mas ela não é nenhuma coitadinha, ela pilota aviões e sabe segurar numa metralhadora (assim como no Jonny Quest original, pessoas morrem nesta série). Em um dos episódios, o herói tenta resgatar Lois de um trem desgovernado, ele faz coisas incríveis na tela (pobre Christopher Reeve deitado nos trilhos, parece uma piada em comparação). Todos os filmes e seriados de tv (animados ou com atores) que já foram feitos, devem algo a esta animação de 1941. Sempre que o Sups levanta voo e faz poses, é Max Fleischer na fita. Até os movimentos da capa digital do Henry Cavill foram baseados neste seriado. O dvd duplo traz 17 episódios com 10 minutos de duração cada um.











FICHA TÉCNICA

TÍTULO ORIGINAL: Superman
ANO: 1941-1942
EPISÓDIOS: 17
DURAÇÃO: 10 min
PRÊMIOS: indicado para o Oscar de melhor curta animado.

2 comentários:

Marcelo Zambello disse...

Onde vc comprou essa edição ? É em digipack duplo ? Tem como colocar mais fotos da edição por dentro e dos discos. Valeu !

ALESSANDRO SKYWALKER disse...

parece ser exclusivo da livraria cultura, não encontrei em outro lugar. é apenas papel e um plastico fino segurando os dois discos, bem simples