25.11.14

DIGA ''SIM'' ÀS DROGAS


''Jurassic Park: o mundo perdido'' pode ser chamado de continuação caça níqueis numa boa. Afinal, o primeiro filme se tornou o maior sucesso da história do cinema. Mas ele tinha Steven Spielberg na direção, Jeff Goldblum no elenco (o personagem cômico do primeiro filme) e era baseado num livro (O mundo perdido, de Michael Crichton, a continuação de JP), e ainda fazia uma homenagem ao filme ''Mundo perdido'', de 1929 (que serviu de inspiração para o King Kong de 1933). Mas não há desculpas para JURASSIC PARK III
Sem Spielberg, com um Sam Neill mal humorado, que não queria fazer o filme, depois mudou de ideia, depois se arrependeu, depois ficou numa boa e agora não fala sobre o assunto. O filme não foi baseado em livro algum (ele adaptou a sequência do aviário dos pterossauros que aparece no primeiro livro, mas não no primeiro filme) e esse acabou sendo o maior de seus problemas. O roteiro fraquinho não ajuda, logo de cara vemos uma desculpa bem forçada para levar o dr Grant de volta para o arquipélago Las cinco muertes. O filme não perde tempo e coloca o paleontólogo num avião rapidinho.
E eis que surge um dos meus dinos favoritos, o Espino (eu chamo todos eles por apelidos carinhosos desde criança). Me lembro bem da reação do público no cinema, ninguém sabia que haviam predadores maiores que o T-Rex, ele foi derrotado pelo Espinossauro e algumas pessoas acharam isso estranho. No jornal local, um crítico disse que o Espino foi criado especialmente para o filme, não é um animal que existiu de verdade (santa princesa Léia, Batman). 
O filme está cheio de humor (triciclossauro?) e arruma várias desculpas para colocar mais e mais animais na trama (comps, braquios, um cerato e anquilos, em pontinhas) quando temos apenas os raptores emplumados, os pterossauros e o espino em papéis significativos. E tem até uma homenagem ao Peter Pan. É o filme mais infantil da franquia, mas as crianças, que se maravilharam com o filme de 1993, ficaram meio decepcionadas em 2001.
Mas, hey, tem Alessandro Nivola no elenco.

FICHA TÉCNICA

TÍTULO ORIGINAL: jurassic park III
ANO: 2001
PAÍS: eua
DURAÇÃO: 92 min
DIRETOR: Joe Johnston (querida encolhi as crianças, jumanji, Capitão América o primeiro vingador)
ELENCO: Sam Neill, William H. Macy, Téa Leoni, Alessandro Nivola e Laura Dern.

Nenhum comentário: