17.11.14

DIGA ''SIM'' ÀS DROGAS


Depois do mega sucesso ''independence day'', o cinema catástrofe voltou com tudo nos anos 1990. Em 1997 surgiram dois filmes gêmeos, O inferno de Dante e Volcano.

''O inferno de Dante'' foi o primeiro a estrear. Na trama, Pierce Brosnan visita o monte Dante numa pequena cidade norte americana e descobre que ele pode entrar em erupção a qualquer momento. Aí ele tenta convencer o povo a evacuar a cidade. Mas isso vai gerar alguns problemas na economia local, então os manda chuvas da cidade se recusam a cooperar. É claro que o vulcão acaba explodindo, pegando muita gente de surpresa, e aí começa o corre corre. 
Pierce Brosnan está tentando fugir do local com a Linda Hamilton e com um punhado de outras pessoas. Embora o filme tenha efeitos especiais super legais, ele está cheio de clichês, o cachorrinho em perigo que o diga. E não dá para perdoar a sequência onde uma pobre velhinha morre para salvar o James Bond e a Sarah Connor, que coisa feia.

''Volcano'' estreou alguns meses depois. Na trama, um vulcão entra em erupção no centro de Los Angeles. Começa com vários tremores e depois vem os rios de lava e as bolas de fogo voadoras. No meio do caos, Tommy Lee Jones corre para salvar sua filha. O filme está cheio de ação, é bem pipoca, e não tem tanto drama quanto o ''Inferno de Dante''. É um pouco mais divertido de se ver. E, no estilo ID4, as forças armadas participam do filme, resgatando os feridos, evacuando a cidade, e construindo um imenso canal para tentar levar a lava até o mar.
Ambos os filmes abusam dos efeitos especiais, mas não investem muito no roteiro.

FICHA TÉCNICA

TÍTULO ORIGINAL: dante's peak
ANO: 1997
PAÍS: eua
DURAÇÃO: 108 min
DIRETOR: Roger Donaldson
ELENCO: Pierce Brosnan, Linda Hamilton e Jamie Renée Smith.


TÍTULO ORIGINAL: volcano
ANO: 1997
PAÍS: eua
DURAÇÃO: 104 min
DIRETOR: Mick Jackson
ELENCO: Tommy Lee Jones, Anne Heche, Gaby Hoffman, Don Cheadle e John Corbett.

1 comentário:

Anselmo disse...

Minha expectativa para esses dois filmes veio de Congo. Se não me engano nesse filme tem uma cena com lava digital que me deixou com água na boca. Gosto mais de Inferno de Dante, mesmo com o drama da avó ¬¬