16.11.14

DÊ UMA CHANCE PARA ...


Esse filme entra fácil fácil em qualquer lista do tipo ''ame ou odeie''. Acho que isso aconteceu porque ele foi vendido da maneira errada. DE OLHOS BEM FECHADOS praticamente gritava ''vejam Tom Cruise e Nicole Kidman pelados e em tórridas cenas de sexo''. Mas esse não é exatamente o âmago do filme, e aí você fica decepcionado e as três horas de duração começam a te incomodar.
Quem curte cinema sabe que esse foi o último filme de Stanley Kubrick, que morreu cinco dias após a conclusão. O filme explora vários tabus em relação ao sexo, coisas que a maioria das pessoas não suporta ver (ou admite em público que curte isso). Depois que Nicole revela que tem fantasias com outro homem, Tom vai dar uma volta para esfriar a cabeça e descobre coisas novas, pessoas com uma vida recatada e respeitável que assumem suas mais estranhas fantasias em um mundo secreto. O diretor nos revela uma sociedade que vive das aparências, mas que secretamente se desvia das regras impostas ao público em geral.
Ele também não dá muitas explicações. Só lendo o ''Código Da Vinci'', alguns anos depois, eu pude entender melhor a sequência do baile de máscaras. 
Na época do filme, Tom e Nicole ainda estavam juntos, eles começaram a namorar em 1991, durante as filmagens de ''um sonho distante (1992)''. Quando ''De olhos bem fechados'' estreou, surgiu uma fofoca que dizia que a relação dos dois não estava nada bem. E aí o tablóide The Star disse que os atores tiveram que contratar dois especialistas para tornar suas cenas íntimas no filme mais reais. Os atores soltaram os advogados, eles não queriam fazer um acordo, eles queriam levar o tablóide à falência por conta da mentira que foi publicada.


FICHA TÉCNICA

TÍTULO ORIGINAL: eyes wide shut
ANO: 1999
PAÍSES: eua, reino unido
DURAÇÃO: 159 min
DIRETOR: Stanley Kubrick
ELENCO: Tom Cruise, Nicole Kidman, Sydney Pollack e Todd Field.

1 comentário:

Anónimo disse...

Olá, esse filme é interessante, mas não tanto quanto a estória que ele é baseada.
O baile de mascaras do filme foi baseado no baile de Marie-hèlene ( pesquisem no Google.)
Algumas teorias da conspiração apontam o filme como a causa da morte do tio Stanley, ou melhor, seu assassinato. Como alguns acreditam.
Ah, o filme foi todo filmado com uma iluminação de arco íris com um tom de laranja fogo por cima, que por sinal, e a mesma iluminaçao que iluminava a mansão do baile de Marie-helene, enfim, só faltou o filme dar nome aos bois.

Vinicius Edward