16.11.14

CHP CLASSIC


FESTIM DIABÓLICO é baseado em fatos reais. É sobre um assassinato que foi cometido por dois estudantes da universidade de Chicago. O crime foi levado para as telas em outras duas ocasiões, em ''Estranha compulsão'' (1959) e em ''Swoon, colapso do desejo'' (1992). O filme de Alfred Hitchcock, seu primeiro filme colorido, foi inspirado em uma peça. Ela esteve em cartaz no teatro Nair Bello em 2012. Tirando a cena de abertura, na rua, onde vemos o diretor passando, o filme todo foi filmado num único cenário. É mais teatral do que você imagina, tem apenas 3 cenas e foram feitas apenas 10 tomadas. 
Naquela época, cada rolo de filme durava uns 30 minutos. O filme começa com um rolo novinho, os atores não podem errar uma única fala ou marcação. Quando o rolo chega no final, um dos atores passa bem na frente da câmera, deixando tudo escuro por meio segundo, e aí eles fazem a troca do rolo. Tentando passar a impressão de que o filme foi filmado de uma só vez. E isso só não aconteceu por causa do tempo de duração dos rolos daquela época.
Durante as filmagens, uma câmera passou por cima do pé de um cara e uma mulher derrubou seus óculos. Vários problemas desse tipo tiveram que ser resolvidos na hora e discretamente, para não interromper as gravações. Os atores ignoravam tudo e não abandonavam os personagens.
Montgomery Clift foi a primeira escolha para o papel de Brandon Shaw, que ficou com John Dall. E Cary Grant seria o professor, mas James Stewart ficou com o papel. Stewart nunca gostou do filme, seu personagem demora quase meia hora para aparecer.
Na trama, Brandon e Phillip dividem um AP. Eles se acham tão espertos que resolvem cometer um crime só para ver se conseguem sair dessa impunes. Eles matam o amigo David e em seguida dão uma festinha no apartamento, tudo vai dar certo desde que ninguém encontre o corpo.
Todos os envolvidos com a produção sabiam da homossexualidade dos dois personagens. Mas nada no filme entrega isso. Eles são ''apenas'' dois rapazes que dividem um cantinho. O filme escapou da censura, mas muita gente notou a ''obscenidade''. O filme deixou de estrear em muitas cidades norte americanas por causa do suposto homoconteúdo.












FICHA TÉCNICA

TÍTULO ORIGINAL: rope
ANO: 1948
PAÍS: eua
DURAÇÃO: 80 min
DIRETOR: Alfred Hitchcock
ELENCO: Dick Hogan, John Dall, Farley Granger e James Stewart.

Nenhum comentário: