15.10.14

POR ONDE ANDA ESSE FILME?


Existe uma estante de dvds brasileiros num sebo que costumo visitar, mas nunca vi esse filme por lá. Não sei se foi lançado em dvd algum dia. Eu o vi pela primeira vez em vhs, em 2003, na locadora do meu namorado. Na verdade, se trata de um documentário. Foi lançado em 1999 e mostra cenas marcantes do século XX, bem, mortes marcantes do século XX. 
NÓS QUE AQUI ESTAMOS, POR VÓS ESPERAMOS (uma frase macabra que você encontra na Capela dos Ossos em Portugal e também num cemitério no interior do estado de São Paulo) é o nome do documentário. 
É um filme mudo, toca várias músicas instrumentais e tem legendas que explicam as imagens e as fotos apresentadas (e pedaços de filmes famosos). Ele atravessa todo o século XX, tem o cara que se jogou da torre Eiffel com uma ''roupa voadora'' em 1911, a Guerra do Vietnã e a tragédia do ônibus espacial nos anos 1980. Ou seja, mortes memoráveis e mortes banais no mesmo filme, sem deixar o Brasil de lado. Uma delas, ou várias delas, vão mexer com você.
Vemos a história de gente famosa e de gente simples, do começo ao fim. Você precisa estar no clima certo para suportar esse documentário. Pode ser deprimente pra caramba, e termina num cemitério. Eles estão lá e esperam por você...
O maior defeito do filme: as cenas não estão na ordem cronológica, acho que ficaria mais interessante.

FICHA TÉCNICA

TÍTULO ORIGINAL: nós que aqui estamos, por vós esperamos
ANO: 1999
PAÍS: Brasil
DURAÇÃO: 73 min
DIRETOR: Marcelo Masagão

Um comentário:

Anônimo disse...

Sim, houve o lançamento em DVD e ainda pode ser encontrado no mercado, comprei o meu há alguns meses no site da Livraria Cultura.