17.10.14

em cartaz - FESTA NO CÉU


Se possível, veja em 2D, o filme é super colorido e os óculos 3D acabam com o brilho. Sei que é impossível encontrar uma versão legendada, pra fugir dos dubladores artistas, mas eles não conseguem estragar o filme. Não sei como ''o livro da vida'' virou ''festa no céu'', muita gente morre nesse filme, o tema é o dia de finados mas o filme é quase um Halloween, o título está apenas tentando amenizar o conteúdo. É o folclore mexicano e não o brasileiro, morrer não é nenhum drama, é uma festa. Então, o filme não é indicado para crianças pequenas, ele faz coisas que a Disney nunca faria.


- Eu aposto o meu chapéu.


É o dia de finados no México, as pessoas levam velas e pães para os mortos nos cemitérios. Dois deuses estão por perto, observando. La Muerte governa o mundo dos Lembrados, e o malvado Xibalba governa o mundo dos Esquecidos (nível 1 e 2 no pós vida). Xibalba quer mudar de casa, então faz uma aposta com la Muerte. Os deuses encontram dois garotos que são apaixonados pela mesma menina. La Muerte aposta que Manolo vai se casar com Maria algum dia, e Xibalba aposta em Joaquin. Maria deixa a cidade e vai estudar na Europa. Alguns anos depois, ela volta e reencontra Manolo, que se tornou toureiro para agradar o pai, mas ele prefere ser cantor. Joaquin se tornou o herói da cidade, porque Xibalba trapaceou e lhe deu uma medalha que o torna imortal. A presença de Joaquin no pedaço impede que a cidade seja saqueada pelo vilão Chacal. Manolo e Joaquin tentam conquistar Maria, mas aí acontece uma tragédia.
Os personagens são marionetes (sem fio), é como ver um ''toy story''. O visual do filme é único e a história é interessante, algumas canções são famosas, mesmo em português dá pra reconhecer. O final é meio longo porque tem dois clímax. Se o filme é mexicamente ofensivo, eu não sei dizer, em alguns momentos ele é exagerado, mas é muito divertido.












FICHA TÉCNICA

TÍTULO ORIGINAL: the book of life
ANO: 2014
PAÍS: eua
DURAÇÃO: 95 min
DIRETOR: Jorge R. Gutierrez
ELENCO DE VOZES: Diego Luna, Zoe Saldana, Channing Tatum, Ron Perlman, Ice Cube, Hector Elizondo, Danny Trejo e Plácido Domingo
DATA DE ESTREIA NO BRASIL: 16 de outubro
VEJA TAMBÉM: O estranho mundo de Jack, ParaNorman, A noiva cadáver.

2 comentários:

Anselmo disse...

Achei meio bobinho, pelo tema esperava algo mais sério. Muitos dos personagens secundários são careteiros e exagerados, todos com a função de arrancar uma gargalhada, porém a missão falha na maioria das vezes. Isso nem sou eu que digo, minha sessão estava cheia de crianças e todas estavam quietinhas, talvez hipnotizadas pelos bonecos ou mesmo pelas cores(escurecidas devido aos óculos 3D) mas poucas risadas.
Um ponto que sofreu muito com a dublagem foram as músicas, que mesmo não perdendo o sentido quase perderam a alma. Creep do Radiohead em português foi quase um assassinato, já que o tema é morte rs. Dos dubladores artistas só reconheci o Thiago Lacerda, com sua dicção estranha. Trabalho igual ao Simbad da dreamworks.
A Laika me acostumou mal, como disse, pelo tema esperava algo mais adulto.O filme é visualmente lindo, diverte um pouco, sem nunca ser chato. Quero ver outra vez, mas no idioma original.

Sam Peregrine disse...

O Anselmo resumiu tudo que eu senti ao ver o filme. Menos a parte que eu veria de novo.
Pensei que veria uma história mais madura.