25.10.14

DÊ UMA CHANCE PARA ...


IDIOCRACY é uma das comédias mais inteligentes que já vi e está na lista dos meus filmes favoritos. Essa comédia de 2006 está cheia de easter eggs, é preciso dar um pause em alguns momentos, cada vez que assisto descubro algo diferente. O filme perde um pouco da graça quando fazemos uma comparação com a vida real e percebemos que o futuro apresentado no filme não é tão fantasioso assim. Nada de máquinas inteligentes dominando a Terra, eu acredito que o futuro da humanidade está neste filme. E isso é um pensamento preocupante.
Luke Wilson, sempre bonitão, topa fazer parte de um experimento militar altamente secreto. Ele será congelado por 1 ano. Mas aí surge um problema e o projeto é esquecido. Luke desperta 500 anos no futuro, em 2505. Durante sua hibernação, o mundo mudou bastante.
Pesquisas revelaram que o filme tem razão, a raça humana está ficando cada vez mais idiota. Como é explicado no começo do filme, casais inteligentes não costumam ter filhos, e casais com um QI abaixo da média fazem filhos o tempo todo. A inteligência está em extinção, e isso JÁ começou.
Em 2505, Luke é o homem mais inteligente do mundo. As pessoas estão passando fome porque usam ''gatorade'' para irrigar as lavouras, a água é usada apenas em privadas. Não existem mais letras e números nos teclados, os computadores usam ícones e botões com desenhos para facilitar a vida do povo. O Starbucks, o Google e o Sedex se tornaram empresas que vendem sexo. Um filme que mostra apenas uma bunda na tela, e nada mais, ganhou oito Oscars (incluindo o de melhor roteiro). No telejornal, os âncoras estão semi nus, e tem um outdoor de cigarro super provocante nas ruas. A lista é enorme, há sempre algo novo para se descobrir neste filme.
Luke resolve ajudar todo mundo mas precisa ter muita paciência, o inglês mudou, está bem preguiçoso, e seu jeito de falar faz ele ser chamado de ''gay''. O final revela que a História também mudou, dinossauros americanos da ONU derrotaram os dinos nazistas e por aí vai. 
Escrito e dirigido por Mike Judge, o filme pode ser engraçado, mas tem um pé na dura realidade, é uma tragicomédia com uma mensagem. 
Responda rápido, quando foi a última vez que você fez uma conta sem usar uma calculadora?

FICHA TÉCNICA

TÍTULO ORIGINAL: idiocracy
ANO: 2006
PAÍS: eua
DURAÇÃO: 84 min
DIRETOR: Mike Judge
ELENCO: Luke Wilson, Maya Rudolph e Dax Shepard.

3 comentários:

Anônimo disse...

Concordo em partes com o filme; existem mais pessoas "burras" hoje em dia, mas o nível de educação também está mais alto, sendo que nem sempre a média de inteligência humana foi alta como nestes tempos e a população era bem menos volumosa.

raul disse...

Que interessante! Não conheço, vou procurar!

Anônimo disse...

Achei legal, mas não concordo muito, pessoas estúpidas não necessariamente geram pessoas estúpidas, gênios em sua grande parte são de família comuns. E quem criou toda aquela tecnologia e readaptou? Ok que eles podem estar reutilizando o que já tinha sido criado, você não vi mais tantas novidades mesmo depois de muito tempo, mesmo assim, deixou um vácuo.