24.9.14

MARATONA STAR WARS 2014 (parte 2)


DISCO 3 - A VINGANÇA DOS SITH
Na época, eu tive a sorte de acompanhar, pelo Cartoon Network, o seriado Clone Wars. O último episódio da série foi ao ar um dia antes da estreia do episódio III nos cinemas brasileiros. O seriado se passava entre os episódios 2 e 3 e era necessário dar uma olhadinha. Na série, vemos C3PO ganhando sua cobertura dourada, vemos Anakin se tornando um cavaleiro Jedi e ganhando uma cicatriz no olho. Vemos o exército Separatista atacando Coruscant, o sequestro de Palpatine e Mace Windu esmagando o peito do general Grievous.
O filme começa no mesmo minuto em que o seriado terminou. Ele já mostra Palpatine nas mãos dos Separatistas e Grievous com um ataque de tosse. 
O filme tem pressa porque Lucas deixou muitas pontas desamarradas para o final da trilogia (e há outras que dependem do universo expandido). A batalha de Coruscant é demais, R2D2 rouba a cena numa mini aventura e a Millennium Falcon aparece no fim. Com um clima mais sombrio, o filme faz muitas referências ao episódio 4 para conectar as duas trilogias (o penteado de Padmé, o interior da nave do senador Organa ...) e também há uma homenagem ao filme ''Indiana Jones e o templo da Perdição''. 
As lutas de sabre de luz são as melhores da saga, Yoda vs Imperador e Anakin vs Obi Wan. Steven Spielberg dirigiu a cena da morte de Aayla e o final, com Obi Wan em Tatooine, entregando Luke para os tios, foi exatamente como imaginei.
A cena do parto é emocionante mas eu mudaria algumas coisas. Até que dá pra engolir o robô parteira, mas o médico robô que diz que Padmé perdeu a ''vontade de viver'' ... isso foi demais.


DISCO 4 - UMA NOVA ESPERANÇA
Essa é a versão de 1997 com poucas alterações. 
A morte de Greedo ficou uma droga, é a versão de 1997, vista de longe, e na hora dos disparos uma pessoa (ou criatura) passa na nossa frente e nós não vemos muita coisa. A cena do Jabba está lá, é boba, mas vale a pena pela acidental piada final (Han chama Jabba de ''um ser humano maravilhoso'') e pela presença do Boba Fett.
O filme tem o melhor final de toda a saga, mas o blu-ray decepciona no som. Parece que alguns diálogos de 1977 não puderam ser devidamente resgatados (não vi esse problema em outras versões), em vários momentos o som fica abafado demais (Harrison Ford falando de dentro da Falcon, parece som de vhs). 
É legal ver o episódio IV após ver o episódio III. Quando vi Luke e Léia pela última vez, eles ainda eram bebês. Isso deixa o episódio IV com um clima diferente no começo.


DISCO BÔNUS 2
O disco traz os extras dos filmes IV, V e VI. São aqueles mesmos making ofs curtinhos do disco anterior que tratam apenas de 1 assunto (som, efeitos, maquetes ...). Os melhores extras são as cenas estendidas ou deletadas, material raro e interessante.


FICHA TÉCNICA

TÍTULO ORIGINAL: star wars, episode III, revenge of the Sith
ANO: 2005
PAÍS: eua
DURAÇÃO: 140 min
DIRETOR: George Lucas
ELENCO: Ewan McGregor, Hayden Christensen, Natalie Portman, Samuel L Jackson e Ian McDiarmid.
PRÊMIOS: indicado para o Oscar de melhor maquiagem

TÍTULO ORIGINAL: star wars
ANO: 1977
PAÍS: eua
DURAÇÃO: 121 min
DIRETOR: George Lucas
ELENCO: Mark Hamill, Carrie Fisher, Harrison Ford, Anthony Daniels e Alec Guinness
PRÊMIOS: vencedor de 6 Oscars (trilha musical, efeitos, edição, som, figurino, direção de arte).

Nenhum comentário: