21.9.14

MARATONA STAR WARS - 2014 (parte 1)


Por conta da minha paciência de Jedi, economizei uns 120 mangos. O box está mais barato agora. Mas o verdadeiro culpado é o George Lucas mesmo. Não fiquei muito animado com as novas mudanças e decidi não comprar a caixa logo de cara. É a terceira vez que ele mexe na trilogia clássica, e a primeira vez na nova trilogia. Meu box não é o famoso box com aquele erro na palavra ''completa'', mas traz aquele poster que não agradou ninguém. Luke de costas, Anakin de frente, quem é que curte esse garoto afinal?
O livro guia traz muitas ilustrações e os menus foram parar, espremidos, nas últimas páginas. A embalagem com nove discos (todos são blu-ray) vem no formato pergaminho. Atrás tem um mini poster com todo o elenco da saga reunido. E lá está o Hayden Christensen, e o Jake Lloyd, bem grandões, no centro. Enquanto Luke, Han e Léia ocupam um pequeno espaço num canto. Essa caixa é uma decepção atrás da outra.
Mas, e quanto aos discos?



DISCO 1 - A AMEAÇA FANTASMA
Concordo que o HD ficou bonitão. Até o Ewan McGregor está mais fofinho. Só que ele entrega alguns problemas que não eram visíveis em 1999. Quando temos um cenário todo digital, e uma nave avança por ele, dá pra notar que a nave está com uma iluminação diferente, ela não se casa perfeitamente com o cenário. É uma pena que essa não seja a lendária ''edição fantasma'', feita por um fã, onde temos menos Jar Jar e menos Anakin com seus ''oops''. A atuação do garoto não tem perdão, ele é péssimo. 
Outra escorregada, as malditas midichlorians. Para explicar que Anakin é mais poderoso que Yoda, tudo bem. Mas quando Qui-Gon explica o que elas são, estraga a magia da saga. Não gosto dessa cena.
E ainda tem a cena do dado, outra coisa que deveria ser retirada do filme. Na saga de star wars não existe sorte, apenas a vontade da Força. Se a vontade da Força é tirar Anakin de Tatooine, Qui-Gon deveria deixar o dado em paz, mas o cara trapaceou, ele não confia na Força. É um dos piores Jedi que já vi, passa o filme todo contando mentiras.
No final, surge o Yoda digital (a maior mudança feita nesta edição), bem parecido com o Yoda do episódio 5. A corrida de pods está na versão estendida e é um ótimo teste pro seu home. No final dos créditos, se ouve a respiração de Darth Vader.
 


DISCO 2 - ATAQUE DOS CLONES
Hayden não é tão ruim quanto Jake, mas também não é grande coisa. Eu estava torcendo pela contratação do Ryan Phillippe na época. Em algum lugar, no tráfego de Coruscant, você pode ver uma X-wing perseguindo uma Tie, até hoje não consegui encontrar essas duas naves. Em Naboo, Anakin e Padmé ganharam os piores diálogos, são duas pessoas adultas conversando? 
Ainda em Naboo, pela primeira vez na saga, um homem sem camisa. Achei legal a piada do Jango Fett batendo a cabeça ao entrar na slave-1, meio sutil mas está lá. Esse filme, ao contrário do anterior, faz muitas referências aos episódios da primeira trilogia, tem até o leite azul da tia Beru. Anthony Daniels, sem a roupa do C3PO, pode ser visto no bar em Coruscant.

Enquanto Obi Wan faz um trabalho de detetive, Anakin acaba com a aldeia dos Tusken. Hayden Christensen atinge seu limite, nem sequer consegue chorar de uma maneira convincente. Mas tudo bem, logo surge Padmé pra consolar o rapaz, ele conta que matou mulheres e crianças, e ela, sem reação alguma, solta outro ''belo'' diálogo.
O casal chega em Geonosis e eu vejo que o ''erro da porta'' ainda está no filme, vi isso na época, e no dvd, e Lucas até agora não viu nada. Anakin usa a força para abrir uma porta (digital) e sua cabeça passa por trás dela, apenas Natalie Portman se abaixa ao passar.
Na arena, o HD entrega outro defeito especial, a criatura verde, que enfrenta Obi Wan, está com a iluminação errada, não combina com o cenário.
A batalha de Geonosis continua incrível. Yoda pega seu sabre e mostra que ele é o cara. A marcha imperial toca, e fim.

DISCO BÔNUS 1
O primeiro disco de bônus reúne extras dos 3 primeiros episódios. Mas não traz os longos documentários que estão presentes nos dvds. Ele traz novidades, mas são pedaços de um making of aqui e ali. A duração varia de um minuto a quatro e meio, é muito pouco. E, cada vez que você entra numa nova opção do menu, precisa reativar as legendas. O melhor jeito é pegar a página inicial e clicar em ''play all''. 
Ok, é tudo novidade, mas é pouca coisa. Ainda assim, o disco demora um bocado pra carregar, muitas opções ativam uma sequência de cenas do filme, logo, mais carregamento a vista. 

FICHA TÉCNICA

TÍTULO ORIGINAL: star wars, episode I, the phantom menace
ANO: 1999
PAÍS: eua
DURAÇÃO: 136 min
DIRETOR: George Lucas
ELENCO: Ewan McGregor, Liam Neeson, Natalie Portman, Jake Lloyd e Ian McDiarmid.
PRÊMIOS: indicado para 3 Oscars (efeitos, edição de som, som)

TÍTULO ORIGINAL: star wars, episode II, attack of the clones
ANO: 2002
PAÍS: eua
DURAÇÃO: 142 min
DIRETOR: George Lucas
ELENCO: Hayden Christensen, Natalie Portman, Ewan McGregor, Christopher Lee e Samuel L Jackson.
PRÊMIOS: indicado para o Oscar de melhores efeitos especiais

Nenhum comentário: