22.9.14

livro - TUBARÃO


Quando passei por aquele sebo que fica escondidinho, embaixo da rua da Consolação, vi um grande aviso colado no plástico que envolvia o livro. Dizia: o livro que deu origem ao filme de Steven Spielberg. 
Mas não é qualquer edição, o meu livro é mais velho que o filme. Nas últimas páginas há um texto sobre ''o autor e sua obra'' que diz que um certo estúdio comprou os direitos do livro e um filme já está sendo produzido.
TUBARÃO estreou nos cinemas em 1975, durante as férias de verão (norte americanas), lançando moda. Até hoje, os maiores candidatos a blockbusters do ano são lançados nesta mesma época. O filme também fez muita gente desistir de pegar uma praia naquele ano. O livro se tornou um best seller em 1974 e ele é bem diferente do filme. O autor Peter Benchley escreveu o roteiro e deixou muita coisa de fora.
Enquanto o filme se concentra mais na ação, o livro é quase uma novela.
Na pequena cidade de Amity, que tem menos de mil habitantes, todo mundo conhece todo mundo. O personagem principal é o chefe de polícia, amigo de infância do prefeito e do editor do jornal local. Durante o verão, Amity recebe mais de 4 mil turistas em suas praias, a cidade vive do turismo.
O livro já começa com um violento ataque do tubarão branco, tão cheio de detalhes que você fica chocado, o livro consegue ser mais violento que o filme. O feriado do ''4 de julho'' está chegando e, pelo bem da cidade, as praias não podem ser interditadas. O chefe de polícia é ameaçado pelo prefeito e começa a investigar o cara. 
O livro acaba se concentrando mais nos moradores de Amity. A esposa do chefe de polícia está infeliz no casamento, a beata maluca da cidade acha que o tubarão é um castigo dos céus, o prefeito está envolvido com mafiosos ... Só na última parte do livro, a caçada ao tubarão começa. Mas o pescador Quint é bem diferente do cara que vemos arranhando o quadro negro no filme. No livro ele é um cretino que maltrata animais, nessa hora você começa a torcer pelo tubarão. O final do livro surge de repente e, em comparação ao final explosivo do filme, ele deixa um pouco a desejar.

FICHA TÉCNICA

TÍTULO ORIGINAL: jaws
AUTOR: Peter Benchley
ANO: 1974
PÁGINAS: 338
EDITORA: círculo do livro

2 comentários:

Sam Peregrine disse...

Nunca vi esse filme, sei lá, nunca tive vontade. Mas vc me fez querer ler o livro

Homem, Homossexual e Pai disse...

FILMAÇO! e deu origem a uma série de filmes com animais que botavam medo! Orca, Piranhas, jacares, cobras, abelhas...