3.9.14

livro - O EXORCISTA


Sabe quando você lê um livro e aí depois ele vira um filme e o filme é tão parecido com o livro que duas horas se tornam vinte minutos?
Eu li O EXORCISTA em quatro dias. Parece até uma novelização do filme, dá pra acompanhar o filme com o livro aberto no colo, muitos diálogos do livro estão no filme. 
O autor, William Peter Blatty, lançou o livro em 1971. Foi um best seller, ficou 57 semanas no topo da lista dos mais vendidos do New York Times. Em 1973 surgiu o filme. O próprio Blatty escreveu o roteiro e levou um Oscar pra casa. Depois de ler o livro, achei esse Oscar meio estranho. O filme não é exatamente uma adaptação, é quase um livro filmado.
Se você já viu a versão do diretor, com 11 minutos a mais, o livro não vai te trazer nenhuma surpresa. Ele começa no Iraque com o padre Merrin e depois acompanha a menina Regan e sua mãe. A trama é apresentada pelo ponto de vista da mãe de Regan e pelo ponto de vista do padre Karras. 
Um livro não é um filme, ele tem tempo de sobra para explorar os personagens coadjuvantes e contar algumas histórias paralelas. Coisas que ficaram de fora do filme, porque ele se concentra mais no exorcismo de Regan.
Mas, diferente do filme, o livro não é um terror na maior parte do tempo (Pazuzu faz muitas piadas). A mãe de Regan e o padre Karras passam boa parte do livro tentando descobrir se Regan está possuída por um demônio ou se está com alguma doença mental. Essas investigações duram várias e várias páginas deixando você em dúvida. Algumas descobertas sugerem uma possessão, mas de repente surge outra explicação. É um livro quase policial, o detetive Kinderman tem uma grande participação na trama.
E isso deixa o famoso exorcismo de Regan para a última parte do livro. A parte mais curta.
O meu livro é a edição do 40º aniversário, lançada em 2013, que vem com o poster do filme na capa. Uma curiosidade, o livro foi lançado no Brasil em 1972 pela editora Nova Fronteira. Foi um sucesso de vendas, e assim, a editora conseguiu lançar, em seguida, a primeira edição do dicionário Aurélio.

FICHA TÉCNICA

TÍTULO ORIGINAL: the exorcist
ANO: 1971/2013
AUTOR: William Peter Blatty
PÁGINAS: 330
EDITORA: Agir

Nenhum comentário: