26.9.14

LINHA DO TEMPO - MATRIX


Nos primeiros anos do século XXI - A humanidade cria a Inteligência Artificial. Robôs são usados como operários e como criados, surge uma nova classe social. Os humanos tratam os robôs como escravos. Um robô perde a paciência e mata um ser humano.
O holocausto das máquinas - A imagem dos robôs é prejudicada e eles são considerados uma ameaça pelas pessoas. Milhares de robôs são destruídos em todo o mundo.
O primeiro renascer - No deserto da Arábia Saudita, as máquinas criam uma nova nação, chamada 01, e começam a viver separadas dos humanos. 01 se torna uma potência mundial, fabricando aparelhos eletrônicos que são vendidos no mundo todo. Os humanos notam que a economia mundial depende das máquinas e ficam apavorados. Dois embaixadores de 01 visitam a ONU com uma proposta de paz e são massacrados pelos humanos.
Guerra - A humanidade ataca 01 com armas nucleares, mas não consegue deter as máquinas, que são imunes a radiação (hã?). 01 decide contra atacar e expandir seu território. Em dois anos, 01 conquista toda a Europa, parte da Ásia e metade do continente africano.
Contra ataque humano - As máquinas precisam de energia solar, logo, para detê-las, os humanos queimam a atmosfera terrestre.
O segundo renascer - As máquinas descobrem que podem usar o corpo humano como fonte de energia. Os humanos são capturados, e mais tarde são cultivados pelas máquinas. Suas mentes precisam se manter ativas, logo, todos os cérebros são conectados a um programa de computador que simula a realidade, chamado Matrix. A realidade em questão é o ano de 1999, um momento antes da criação da I.A. (para não deixar qualquer traço da verdadeira realidade na mente humana).
Falhas no sistema - A primeira versão da Matrix, criada por um programa de computador chamado Arquiteto, era perfeita. Mas os humanos, desconfiados, estavam incontroláveis. Um outro programa, chamado Oráculo (que estuda a psique dos humanos) sugeriu ao Arquiteto que os humanos deveriam ter livre arbítrio dentro da Matrix. Aí tudo ficou perfeito, muito mais próximo da vida real. Para manter tudo em ordem, e limpar os eventuais bugs, foram criados os agentes. Mas surgiram erros na programação, pequenos no começo, mas com o tempo eles foram se acumulando, até modificarem o cérebro de um humano qualquer na fonte de energia.
Neo 1 - Esse humano especial acaba se tornando sensível à Matrix, ele descobre que não está habitando o mundo real. Mas ele não tem livre arbítrio, está seguindo uma programação meio maluca em seu cérebro. Esse humano entra na fonte da programação da Matrix e se une a ela. Assim, ele destrói parte do sistema forçando o Arquiteto a recriar o programa (com os mesmos errinhos que vão se acumulando com o tempo). Antes de desaparecer, o humano liberta da Matrix 16 mulheres e 7 homens. Esses humanos criam uma nova sociedade longe das máquinas. Mas eles são capturados, ou mortos, algum tempo depois.
Neo 5 - O quinto ''erro'' conseguiu um feito e tanto, os humanos que ele libertou se esconderam muito bem das máquinas, num abrigo subterrâneo, e fundaram a cidade de Zion. Eles também criaram aeronaves, com pulsos eletromagnéticos, para se defenderem das máquinas. Podem usar seus computadores para entrar e sair da Matrix. Ainda se lembram de seu salvador e aguardam o seu retorno. Surge a religião (ou profecia) do Escolhido.
Neo 6 - Morpheus encontra Thomas A. Anderson (um hacker que usa o nome Neo) e acredita que ele é o novo Escolhido. Thomas é retirado da Matrix. Ele enfrenta os agentes e acidentalmente altera a programação deles, depois de uma rápida fusão.
Animatrix - Os humanos, a bordo da nave Osíris, visitam a superfície do planeta e encontram uma enorme perfuradora. As máquinas descobriram a localização de Zion e estão cavando um buraco até lá.
Reloaded - Com a ajuda de um programa chamado Chaveiro, Neo encontra o Arquiteto. Mas decide salvar a vida de sua namorada Trinity ao invés de seguir sua programação e entrar na fonte da Matrix, o amor muda tudo. O agente Smith se torna um vírus dentro da Matrix, e entra na mente de um humano para tentar matar Neo no mundo real.
Revolutions - O agente Smith agora é uma ameaça para a própria Matrix. Neo vai até 01 e faz um acordo com as máquinas, ele vai destruir o agente Smith em troca de uma trégua temporária entre 01 e Zion. E os humanos que despertaram dentro da Matrix serão soltos.

1 comentário:

Sam Peregrine disse...

Como eu adoro Matrix, mas não dá pra engolir nada que eles falam sobre energia nuclear e radiação. Simplesmente nada sobre energia que eles explicam está próximo da verdade.
Uma pena, ainda assim é uma história incrível e não me canso de ver.