1.9.14

chp apresenta



OS CAVALEIROS DO ZODÍACO
EDIÇÃO ESPECIAL


Eu me lembro que a abertura trazia uma música horrível, algo do tipo ''cavaleiros do zodí-A-co ... quando o inimigo é demoní-A-co ...'', era insuportável. Mas o desenho era legal, a tv brasileira nunca antes havia exibido uma animação tão violenta (e nunca mais vai exibir. Há algum tempo, algumas cenas do seriado foram cortadas pelo Cartoon Network e pela rede Bandeirantes). Como todo mundo estava falando sobre isso na escola, resolvi dar uma olhada. Não batia os olhos na rede Manchete desde que a Xuxa migrou para a rede Globo. No meu primeiro episódio, pintou um cavaleiro de prata que atacava usando corvos. Não demorou muito e começaram as reprises, desde a Guerra Galática. Então, peguei a fase Santuário desde o começo. A rede Manchete exibiu a série até o final da saga de Poseidon.
A essa altura, muita gente já havia debandado pro lado do Shurato. A série Cavaleiros do Zodíaco deu início a animê-mania no Brasil e o Shurato veio no embalo. Em 2002, a série voltou trazendo a saga de Hades, surgiram novos animês (seriados animados japoneses) e mangás (histórias em quadrinhos japonesas, comece sempre pela última página). Como o seriado sempre foi um sucesso por aqui, ganhamos muitos dvds, não imaginei que conseguiria completar a coleção caso começasse a comprar, e hoje eu tenho tudo. E o que dizer da dublagem brasileira? Quase sempre fiel desde 1994. Hoje, dia 1º de setembro, o seriado completa 20 anos no Brasil.
Por conta desta data, e com um novo filme estreando nos cinemas, eu não podia deixar de escrever essa Edição Especial.
Agora, eleve seu cosmo !!!



A ORIGEM

O mangá SAINT SEIYA foi criado por Masami Kurumada em 1986. A saga terminou em 1990, depois de 110 capítulos, lançados em 28 volumes. Foi transformado em animê ainda em 1986. O animê teve 114 episódios e ganhou quatro longa metragens. Masami Kurumada já era famoso no Japão na década de 1970, quando lançou ''ring ni Kakero''. Mas ele é o pior inimigo dos fãs de CDZ. Kururu tem um pavio curto, ele quer que a marca CDZ esteja sempre vinculada ao seu nome. Quando algo o desagrada, ou quando alguém faz mais sucesso que ele, o cara despede desenhistas, roteiristas, animadores, cancela projetos já iniciados e põe na rua todo um elenco de vozes, mudando a cara das animações.



A LINHA DO TEMPO

Por conta dos ataques de Kururu, fica meio difícil traçar uma única linha temporal. Mas é isso que eu vou fazer. Em primeiro lugar, é preciso deixar de fora os quatro filmes. Eles trazem histórias com ''começo meio e fim'' e não podem ser encaixados num ponto específico da linha temporal de CDZ. Até mesmo o novo filme, de 2014, que é apenas uma nova versão da saga do Santuário. Minha linha temporal tem animês, mangás e um pequeno desvio. Mesmo que ela deixe Kururu irritado, não vou deixar de fora projetos que foram cancelados por ele.



QUE MUNDO É ESSE?

Tudo começou com os deuses. Temos Zeus governando os céus, Hades no mundo Inferior, Poseidon é o senhor dos mares, e Athena governa a Terra. Nosso planeta é bastante cobiçado. Desde os tempos mitológicos, vários deuses tentaram tomar a Terra de Athena (a série não leva em conta versões gregas e romanas. Saturno e Cronos, Marte e Ares, são deuses diferentes), e quando isso acontece, ocorre o que chamamos de Guerra Santa. Athena é tão apaixonada pelos humanos que os outros deuses a chamam de deusa-humana, e fazem pouco caso dela. A cada 200 anos aproximadamente, Athena nasce na Terra no corpo de uma humana. Ela é protegida por seus cavaleiros, humanos que usam a ''cosmo energia'' de seus corpos (que pode destruir uma estrela e ainda assim usam isso na superfície da Terra numa boa) e armaduras vivas (de ouro, prata ou bronze) que representam as 88 constelações do céu (ou seja, temos 12 armaduras de ouro, 24 de prata e 52 de bronze. Todas elas são guardadas em caixas que são carregadas pelos cavaleiros).




Todo cavaleiro é treinado para expandir seu cosmo, essa energia é adaptável (um mesmo golpe não funciona duas vezes contra o mesmo cavaleiro) e pode evoluir além dos seis sentidos (o sexto sentido é a intuição). Cavaleiros de ouro se movem na velocidade da luz ao atingir o sétimo sentido. O oitavo sentindo é usado pelos deuses menores, e os 12 deuses do Olimpo elevam o cosmo até o nono sentido.



Existem ''cavaleiros mulheres'' também. Elas usam máscaras para esconder o rosto, mas isso não é obrigatório. Se o rosto for visto por um homem, ela deverá matar o cara ou se apaixonar por ele.


Sempre que Athena trava uma Guerra Santa contra algum deus, ela o derrota e o aprisiona numa ânfora, ou caixa, com o selo de Athena. No caso de Hades, o selo perde a força depois de 243 anos e o deus retorna. Por mais incrível que pareça, estamos em nosso próprio mundo. Enquanto os deuses disputam o planeta e os cavaleiros explodem seus cosmos, o resto da humanidade leva uma vida normal. Uma vez que a série é sempre apresentada pelo ponto de vista dos cavaleiros, fica difícil imaginar o que deve estar passando pela cabeça da população mundial quando uma onda gigante pinta ou quando temos um eclipse que dura vários dias.



OS PERSONAGENS


SAORI KIDO, ATHENA

A encarnação da deusa Athena (a deusa grega da guerra e da sabedoria) do século XX nasceu no dia 1º de setembro de 1973. Saori tem 13 anos quando a série começa e chega aos 17 em ''next dimension''. Por conta da corrupção dentro do Santuário de Athena, ela foi criada no Japão e nunca soube de sua herança divina. A descoberta se deu em momentos diferentes no animê e no mangá. Saori deixou de ser uma menina mimada e recebeu o báculo de Athena do mordomo Tatsumi, que já estava por dentro de tudo após a morte do homem que adotou Saori (mais detalhes lá embaixo). O báculo é uma das formas da deusa Niké, a deusa grega da justiça. Secretamente, Saori financiou a criação dos cavaleiros de Aço, eles seriam uma equipe de apoio para os cavaleiros de bronze. Suas armaduras são mecânicas, desenvolvidas pela ciência, não são protegidas por nenhuma constelação.



SEIYA, O CAVALEIRO DE PÉGASO

Seiya (01/12/1973, 13 anos) é a reencarnação de Tenma, o cavaleiro de Pégaso do século XVIII. Foi uma das 100 crianças adotadas (ou geradas) por Mitsumasa Kido. O velho prometeu que usaria os recursos de sua fundação para encontrar a irmã de Seiya, Seika (que só deu as caras no final da saga de Hades), caso Seiya se tornasse um cavaleiro de Athena. Ele foi enviado até a Grécia e foi treinado por Marin de Águia (durante um bom tempo ele acreditou que Marin fosse sua irmã) e ganhou a armadura de Pégaso após derrotar Cassius, que também lutava por ela. A treinadora de Cassius, Shina de Cobra, tentou dar o troco e acabou se tornando o maior affair de Seiya, mas o namoro nunca foi pra frente (a professora do orfanato também recebeu o maior gelo). De volta para casa, Seiya soube que Kido havia morrido e exigiu que Saori cumprisse a promessa de seu avô. Ela disse que só iria atrás de Seika se Seiya conquistasse a armadura de ouro de Sagitário no torneio Guerra Galática. De fato, Seiya se tornou o dono da armadura de ouro alguns anos depois. Nada mal para um garoto que começou a série como um menino revoltado e imaturo.

GOLPES: Meteoro de Pégaso, Cometa de Pégaso, Turbilhão de Pégaso.



SHIRYU, O CAVALEIRO DE DRAGÃO

Shiryu (04/10/1972, 14 anos) é outro órfão da fundação. Ele foi enviado até a China, até os cinco picos antigos de Rozan, onde foi treinado durante seis anos pelo Mestre Ancião (o cavaleiro de ouro de Libra). Conquistou a armadura de Dragão e entrou na Guerra Galática. De cara, Seiya descobriu seu ponto fraco e Shiryu quase morreu. Quando teve que enfrentar os Cavaleiros Negros, Shiryu furou seus olhos para não ser transformado em pedra pelo escudo da Medusa. Durante a saga do Santuário, Shiryu foi enviado até a entrada do mundo dos mortos. Após derrotar o cavaleiro de ouro de Câncer, sua visão voltou. Na saga de Poseidon, perdeu a visão novamente. Recuperou a visão quando despertou o oitavo sentido, mas foi por pouco tempo. Cego, abandonou as lutas e virou agricultor, dividindo um teto com a namorada (ou algo parecido) Shunrei. Recuperou a visão quando voltou no tempo, depois perdeu todos os cinco sentidos e isso não o impediu de treinar o novo cavaleiro de Dragão. Shiryu se tornou o herdeiro da armadura de ouro de Libra, mas aí ... nem queira saber.

GOLPES: Cólera do dragão, Último dragão, Cólera dos cem dragões, Excalibur.




HYOGA, O CAVALEIRO DE CISNE

Ao contrário dos outros 99 órfãos, Hyoga (23/01/1972, 14 anos) sabe onde estão seus pais. Seu pai o rejeitou e sua mãe morreu num naufrágio. Ele costumava visitá-la no fundo do mar, porém, Camus de Aquário fez o navio afundar ainda mais e Hyoga nunca mais a viu. Ele foi treinado na Sibéria, perto do local onde sua mãe morreu, pelo cavaleiro de Cristal, que por sua vez foi treinado por Camus. Conquistou a armadura de bronze de Cisne e se tornou cavaleiro de Athena. Durante a saga de Asgard, teve um affair com a irmã de Hilda de Polaris. Hyoga é o herdeiro da armadura de ouro de Aquário.

GOLPES: Pó de diamante, Turbilhão de gelo, Trovão aurora, Execução aurora, Círculo de gelo, Esquife de gelo.



SHUN, O CAVALEIRO DE ANDRÔMEDA

Shun (09/09/1973, 13 anos) não gosta de lutar e evita matar seus oponentes. Ele seria enviado, por Mitsumasa Kido, para a ilha da Rainha da Morte, o pior lugar do mundo, mas seu irmão mais velho, Ikki, tomou o seu lugar. Então, ele foi parar na ilha de Andrômeda, onde foi treinado por Albiore de Cefeu. Despertou seu cosmo durante o teste ''sacrifício de Andrômeda'' e conquistou a armadura de bronze. Shun é um cara sensível mas tem um cosmo poderoso, por isso foi escolhido para ser o receptáculo da alma de Hades durante a Guerra Santa. É o cavaleiro de bronze com o maior número de golpes porque é capaz de fazer muitas coisas diferentes com as correntes da armadura. E também apareceu nu em pelo nos primeiros episódios da série. Homossexual ou simplesmente assexuado (nunca deu bola pra mocinha que gostava dele na ilha de Andrômeda), Shun é o herdeiro da armadura de ouro de Virgem. 

GOLPES: Corrente de Andrômeda, Nebulosa de Andrômeda, Onda Relâmpago, Defesa circular, Teia de aranha de Andrômeda, Rede de Andrômeda, Espiral de Andrômeda, Bumerangue de Andrômeda, Armadilha de Andrômeda, Grande captura de Andrômeda, Corrente nebulosa, Tempestade nebulosa.



IKKI, O CAVALEIRO DE FÊNIX

 Ikki (15/08/1971, 15 anos) é o irmão mais velho de Shun. Desde sempre ele defende o frágil irmãozinho. Tomou o seu lugar na ilha da Rainha da Morte e sofreu horrores durante o treinamento. Se apaixonou pela filha de seu mestre, Esmeralda. Para conquistar a armadura de Fênix era preciso matar seu mestre Guilty (o cavaleiro do Diabo) no final do treinamento. Ikki se recusou a fazer isso e o cara ficou irritado, Esmeralda se colocou entre o pai e o namorado e levou um golpe fatal do paizão. Ele não se importou muito com o fato de ter matado a própria filha acidentalmente e isso fez Ikki se encher de ódio. Ele matou seu mestre e se tornou o líder dos cavaleiros negros (cavaleiros renegados que usam uma versão alternativa das armaduras de bronze). Ikki voltou ao Japão querendo se vingar de Mitsumasa Kido. Durante o torneio Guerra Galática, ele rouba pedaços da armadura de Sagitário e foge. Enfrentou Seiya e seus amigos e depois se arrependeu de seus atos e entrou para o time dos mocinhos, mas logo pulou fora. Anti social, Ikki é uma espécie de coringa na série, quando a turma parte numa aventura ele vai atrás, bem atrás. Segue o grupo de fininho, só observando. E quando decide que é necessário dar as caras, na maioria das vezes para salvar Shun, ele faz uma estrada triunfal. Ikki se joga no perigo, sua armadura pode renascer das cinzas se for destruída, e renasce ainda mais forte. Ele tem poucos golpes, mas um deles é tão poderoso que pode destruir a alma do inimigo. Chegou a vestir a armadura de ouro de Leão durante a Guerra Santa.

GOLPES: Ave Fênix, Golpe fantasma de Fênix.


A SAGA DE SAINT SEIYA


THE LOST CANVAS (animê, mangá) - 243 anos antes da série clássica

Europa, Itália, século 18, 1743, três crianças vivem uma forte amizade. Mas elas são brutalmente separadas pelo destino. Tenma se torna um cavaleiro de Athena, o cavaleiro de Pégaso. Sasha é a nova encarnação da deusa Athena, e precisa se mudar para o santuário, na Grécia. E Alone é possuído por Hades, como se fosse uma brincadeira de mau gosto, afinal, Alone é irmão de Sasha. 
A volta de Hades é patrocinada por Thanatos, o deus da morte, e por seu irmão gêmeo Hypnos, o deus do sono. Entre os cavaleiros de ouro encontramos o jovem Dohko de Libra, que no futuro será o mestre do Shiryu (isso quer dizer que o Mestre Ancião tem mais de duzentos anos? Tem uma pegadinha aí).
Pandora, o braço direito de Hades, percebe que o imperador ainda não retornou completamente, Alone demonstra ter sentimentos pelo Pégaso. Pandora deixa o garoto ''preso'' numa câmara onde ele começa a pintar o Lost Canvas, a Pintura Perdida. Quando a pintura estiver pronta, ela cobrirá todo o céu e será o fim da humanidade.
O mangá teve um final, os cavaleiros de ouro conseguiram separar Alone e Hades. E aí, Sasha, Tenma e Alone se sacrificaram para derrotar o deus. Mas o animê foi abandonado na segunda temporada e agora não conta mais na cronologia oficial.

Cavaleiros de ouro do século XVIII:

Shion, de Áries (futuro mestre do Santuário)
Hasgard, de Touro (Ox no mangá ''next dimension'')
Aspros, de Gêmeos
Manigold, de Câncer
Regulus, de Leão (Kaiser no mangá ''next dimension'')
Asmita, de Virgem (Shijima no mangá ''next dimension'')
Dohko, de Libra
Kardia, de Escorpião
Sísifo, de Sagitário
El Cid, de Capricórnio
Dégel, de Aquário
Albafica, de Peixes



THE LOST CANVAS GAIDEN (mangá)

Começou a ser publicado após o fim do mangá de TLC. Cada capítulo conta uma aventura protagonizada por um cavaleiro de ouro.



EPISÓDIO G (mangá) - 13 anos antes da série clássica

Athena, Saori Kido, renasce na Terra e é levada ao santuário. Mas o Grande Mestre do Santuário, Ares, se tornou um homem maléfico (na verdade, um cara muito mau tomou o seu lugar e ninguém sabe disso). Ele tenta matar o bebê, que é salvo por Aioros (no original em japonês, para alguns ele é Aiolos), o cavaleiro de ouro de Sagitário. O grande Mestre diz pra todo mundo que Aioros tentou matar Athena e fugiu em seguida (e que Athena ainda está no santuário). O irmão mais novo de Aioros, Aioria de Leão (ou Aiolia se preferir), começa a sofrer bullying no santuário, ele é o irmão de um traidor. Aioria é o protagonista do ''Episódio G'' (G de Gold), ele e os demais cavaleiros de ouro vão enfrentar os doze Titãs e os Gigantes. Os Titãs querem pegar a foice de Cronos que está escondida no santuário.



A SÉRIE CLÁSSICA (animê e mangá)

Athena renasceu no século XX, em 1973, e foi salva da morte por Aioros. O cavaleiro (antes de morrer devido aos ferimentos causados por Shura de Capricórnio) entregou o bebê para o velho Mitsumasa Kido, que estava de férias na Grécia na ocasião. Kido levou o bebê, o báculo de Athena e a armadura de Sagitário com ele até o Japão. Aioros havia lhe dito que o bebê era a encarnação da deusa Athena, e que precisava ser protegido. Kido criou Athena como se fosse sua neta, tirou várias crianças de orfanatos e as enviou para várias partes do mundo para serem treinadas como cavaleiros (no mangá ele é o pai biológico de todas as 100 crianças !!). 
Apenas 10 crianças voltaram. 
Saori Kido herdou a Fundação Gallard, após a morte do avô, e promoveu o torneio Guerra Galática quando os cavaleiros regressaram. Cavaleiros de bronze lutavam entre si, o vencedor ganharia a armadura de Sagitário. Quando ela foi roubada por Ikki de Fênix, a turma descobriu a existência de outros cavaleiros pelo mundo. E também que havia outras armaduras de ouro. Após vários confrontos, Saori resolveu voltar ao Santuário para desmascarar o falso mestre.

Cavaleiros de bronze na Guerra Galática:

Seiya, de Pégaso.
Shiryu, de Dragão
Hyoga, de Cisne
Shun, de Andrômeda
Ikki, de Fênix
Jabu, de Unicórnio
Ban, de Leão Menor
Ichi, de Hydra
Geki, de Urso
Nachi, de Lobo



A SAGA DO SANTUÁRIO

No Santuário, o pessoal foi recebido por um cavaleiro de prata, Tremy de Sagita, que disparou uma flecha no peito de Athena. Antes de morrer, o cavaleiro de prata disse que apenas o Mestre do Santuário poderia retirar a flecha, e os cavaleiros de bronze teriam apenas doze horas para atravessar o Santuário e trazer o cara. 
Os cavaleiros de ouro acreditam que a deusa já está no Santuário, eles não reconhecem Saori como Athena e por isso é necessário derrotar cada cavaleiro de ouro para se chegar até o salão do Mestre no alto da colina. Durante a ''Batalha das 12 casas'', Seiya e os outros despertaram o sétimo sentido. E no final descobrem a verdadeira identidade do falso Mestre.
Suas armaduras de bronze foram destruídas, mas voltaram a vida graças ao sangue dos cavaleiros de ouro.

Cavaleiros de ouro do século XX:

Mu, de Áries
Aldebaran, de Touro
Saga, de Gêmeos
Máscara da morte, de Câncer
Aioria, de Leão
Shaka, de Virgem
Dohko, de Libra (mas a casa está vazia, ele foi encarregado por Athena, na Guerra Santa anterior, de vigiar os sete selos na montanha dos 5 picos antigos de Rozan. Onde Hades está preso).
Milo (no original japonês, ou Miro se preferir), de Escorpião
Aioros, de Sagitário
Shura, de Capricórnio
Camus, de Aquário
Afrodite, de Peixes



SAINTIA SHÔ, AS AMAZONAS DO ZODÍACO (mangá)

Logo após a Saga do Santuário, novos cavaleiros são treinados para proteger Athena (já que muitos morreram durante a saga). Essa é a história das mulheres que fazem parte da guarda pessoal da deusa. Elas não usam uma máscara no rosto e uma mini saia faz parte da armadura. A protagonista é uma garota chamada Shô. Sua armadura lembra bastante a armadura de Pégaso, mas sua constelação protetora é a de Cavalo Menor.



GUERREIROS AZUIS (mangá)

Essa é uma mini aventura protagonizada por Hyoga de Cisne, ambientada na Sibéria. Lá vivem os Guerreiros Azuis, cavaleiros que se voltaram contra Athena. No final da primeira Guerra Santa contra Poseidon, nos tempos mitológicos (2000 ac), Athena selou a alma do deus e de seus generais, os marinas, numa ânfora, e os Guerreiros Azuis, ou Guerreiros do Gelo, são os cavaleiros que protegem a ânfora.
Na tv, essa saga foi substituída pela Saga de Asgard, mas as duas são bem parecidas.



A SAGA DE ASGARD

Deixando a mitologia grega um pouco de lado, a turma viaja até o norte gelado para salvar Hilda de Polaris, uma sacerdotisa de Odin. Sua irmã Freya foi até o Santuário pedir a ajuda de Athena. Hilda foi atacada e alguém colocou o terrível Anel de Nibelungo em seu dedo. Agora ela é uma mulher do mal, e sem suas orações constantes para o deus Odin, as geleiras do polo vão derreter e boa parte do mundo será inundada. Enquanto Saori queima seu cosmo para manter o gelo firme, Seiya e seus amigos enfrentam os Guerreiros Deuses de Hilda. Eles são sete e cada um tem uma jóia na armadura (uma safira de Odin). Juntando todas elas, você poderá pegar a espada de Odin, para quebrar o anel, salvando Hilda. Seiya veste a Armadura Divina de Odin e dá conta do recado.
No final da saga descobrimos que foi Poseidon quem colocou o anel em Hilda. O cara aparece e sequestra Saori.

Guerreiros deuses de Asgard:

Thor, de Phecda
Fenrir, de Alioth
Hagen, de Merak
Mime, de Benetnasch
Alberich, de Megrez
Shido, de Mizar
Bado, de Alcor
Siegfried, de Dubhe



A SAGA DE POSEIDON

Poseidon despertou no século XX quando o selo de Athena foi rompido acidentalmente por Kanon, que encontrou seu tridente. Kanon passou a ser um dos Marinas (Generais) de Poseidon. Sempre que renasce na Terra, Poseidon se apodera do corpo de um membro da família Solo. Desta vez ele escolheu Julian, de 3 anos. Ficou adormecido no corpo de Julian até o garoto completar 16 e aí partiu para o ataque. Depois do fracasso com Hilda de Polaris, ele sequestrou Athena.
Seiya, Shiryu, Hyoga e Shun enfrentam os Marinas e destroem os sete pilares que sustentam os sete mares. Ao chegar no palácio de Poseidon, Seiya destrói o Grande Suporte Principal libertando Athena e ela prende Poseidon novamente, numa ânfora, com seu selo.
Seiya, Hyoga e Shiryu recebem a ajuda das armaduras de ouro (Sagitário, Aquário e Libra).
Algum tempo depois, Kanon, que não morreu, conseguiu o perdão de Athena e se tornou o novo cavaleiro de ouro de Gêmeos, como seu irmão Saga antes dele.

Os Marinas de Poseidon:

Bian, de Cavalo Marinho
Io, de Scylla
Krishna, de Chrysaor
Kasa, de Lymnades
Isaak, de Kraken
Sorento, de Sirene
Kanon, de Dragão Marinho (o irmão de Saga)



GIGANTOMAQUIA (livro)

Após a ''Batalha das 12 casas'' (ou após a Saga de Poseidon, em algum momento por aí), os Gigas (gigantes que surgiram antes dos deuses, na época dos titãs) estão tentando ressuscitar o Giga mais poderoso, Tífon. O cosmo dos cavaleiros de bronze é sugado para trazer o bicho de volta, e ele vai habitar o corpo de Mei. Ao lado de Seiya e de seus amigos, Mei é um dos protagonistas da história (ele é um dos órfãos da Fundação Kido que não havia voltado), e ele veste a armadura da Cabeleira de Berenice (sim, isso é uma constelação).



A SAGA DE HADES

Pandora reencarnou no século XX e despertou os deuses gêmeos, Thanatos e Hypnos. Eles disseram para a garotinha que o imperador Hades nasceria de sua mãe (e ela perdeu toda a família por conta disso) e que ele iria habitar o corpo de Shun (o cavaleiro de Andrômeda). Hades sempre escolhe a pessoa que tem a alma mais pura do mundo. Pandora tentou levar Hades até Shun, que ainda era um bebê, mas o cosmo da criança impediu a conexão. Shun estava sob os cuidados do irmão Ikki, Pandora selou o espírito de Hades no corpo de Shun com um medalhão e o imperador aguardou por 10 anos.
Em 1990, Hades resolveu agir. Ele trouxe de volta dos mortos (hey, ele é o senhor do mundo dos mortos) os cavaleiros de ouro que morreram na ''Batalha das doze casas'' e alguns cavaleiros de prata. E também Shion de Áries, da Guerra Santa anterior.



A SAGA DE HADES - Santuário
Os cavaleiros de bronze estão no meio do fogo cruzado entre os cavaleiros de ouro que foram trazidos de volta (e que agora são maus) e os sobreviventes que ainda são leais a Athena. Os 108 espectros de Hades (cavaleiros criados para derrotarem os cavaleiros de Athena) invadem o Santuário e a Guerra Santa começa. E aí descobrimos que o Mestre Ancião estava usando uma técnica para fazer seu coração bater mais devagar (apenas 100 mil vezes ao ano) e assim, em 243 anos ele envelheceu apenas 243 dias. Dohko se livra de seu corpo velho e pequeno e volta a ter a aparência que tinha na época do ''the lost canvas''. E assim, ele acaba enfrentando seu velho amigo Shion no Santuário.



A SAGA DE HADES - Inferno
Hades criou um mega eclipse, brincando de sinuca com os planetas, que deverá cobrir a Terra com uma escuridão eterna. Para deter o imperador Hades, Saori comete suicídio para poder entrar no mundo Inferior. Porém, no reino dos mortos, ela é capturada por Hades. Seiya e os outros entram no mundo Inferior levando a Armadura Divina de Athena para Saori. Mas é necessário atravessar oito prisões que são protegidas por oito guardiões. Durante a jornada, a turma aprende a despertar o oitavo sentido. No fim do caminho, eles encontram o Muro das Lamentações. É o fim da linha.
Com a ajuda de Poseidon (que ainda está preso na ânfora, mas que consegue atuar através de Julian Solo) e das armaduras de ouro (todos os cavaleiros estão mortos), Seiya, Shiryu, Hyoga e Shun (e Ikki, sempre lá atrás) conseguem atravessar o Muro. Do outro lado eles encontram um espaço dimensional que só pode ser atravessado por deuses. Com o sangue de Athena em suas armaduras, eles atravessam o limbo. As armaduras de Pégaso, Fênix, Dragão e Cisne desenvolvem asas para ajudar na travessia.



A SAGA DE HADES - Elísios
E assim eles chegam nos Campos Elísios, o paraíso do mundo Inferior, que recebe a alma dos heróis. Está na hora de enfrentar Thanatos e Hypnos pela última vez e derrotar Hades em seu palácio. Seiya veste a Armadura Divina de Pégaso. Essa armadura é chamada de Kamui, a armadura que supera tudo. Como o sangue de Athena estava presente na armadura de bronze, a armadura renasceu como uma Kamui quando foi destruída por Thanatos. A Kamui é a armadura usada pelos 12 deuses do Olimpo. Thanatos e Hypnos, deuses menores, não tiveram chance. Seiya, Shiryu, Hyoga, Shun e Ikki, todos vestiram uma armadura divina na batalha final. E aí, Hades teve um déjà vu, ele se lembra que, nos tempos mitológicos, foi ferido por um cavaleiro de Pégaso. Mas foi Athena quem matou Hades desta vez, é sério, ele morreu. Ela não o prendeu, ela o matou. Acabou. Sem Hades, o mundo Inferior desapareceu. Para onde vamos mandar nossos mortos agora?

Lista dos 108 Espectros de Hades:
(tô brincando)



O PRÓLOGO DO CÉU (filme)

O primeiro longa metragem a fazer parte, oficialmente, da cronologia. Após a Saga de Hades, Seiya, que foi gravemente ferido pela espada de Hades, está vegetando numa cadeira de rodas. Três anjos são enviados pela deusa Ártemis para matar o cavaleiro de Pégaso. Seiya é salvo por Saori. A moça faz um acordo com sua irmã Ártemis, ela vai desistir de ser a deusa da Terra e os deuses não vão punir os cavaleiros. Seiya desperta e descobre que Ártemis é a nova deusa da Terra. Ele parte em busca de Athena, enquanto os demais cavaleiros de bronze enfrentam os anjos. Um deles é Ícaro, o irmão perdido de Marin (seu verdadeiro nome é Tohma), ele é o anjo mais fiel a Ártemis. O filme é beeem paradão e as batalhas são curtas e decepcionantes. No final, surge o deus Apolo e Seiya perde até as roupas (não procure pelo piu-piu do Seiya, ele nem sequer foi desenhado) e o desfecho é inconclusivo. O filme iria dar início a uma nova saga, a Saga de Zeus, ou, a Saga do céu. Mas Kururu não gostou do filme e abandonou tudo.



CAVALEIROS DO ZODÍACO - NEXT DIMENSION (mangá)

Essa é a nova versão do ''prólogo do céu''. Ainda em 1990, Seiya, que foi gravemente ferido pela espada de Hades, está vegetando numa cadeira de rodas. E ele só tem mais três dias de vida. Para salvar Seiya, Saori procura o titã Cronos, o senhor do tempo. Ela quer voltar até a Guerra Santa anterior para roubar a espada de Hades, e assim, Hades não poderá ferir Seiya no futuro. Cronos diz que Athena não deve mudar o passado, se ela fizer isso vai se ver com ele.
O titã envia Saori e Shun até 1743, na Guerra Santa de ''the lost canvas''. Cronos vai ficar com a vida de Athena se ela fracassar em sua missão de 3 dias. Ele engana a moça e quando ela chega no passado, ela é transformada num bebê. 
O bebê Athena é encontrado no santuário por três cavaleiros de ouro, eles ficam felizes ao ver que Athena renasceu. Opa, espera aí, se esse é o ''the lost canvas'', por onde anda a Sasha??
Seja bem vindo ao TLC alternativo. Como Kururu não curtiu o animê, temos agora um novo TLC, no formato mangá, que interage com ''Next Dimension''. Existe um Alone, transformado em Hades, e um Tenma como cavaleiro de Pégaso. Sasha está lá, mas ainda não foi encontrada e levada até o Santuário.




Desta vez, existem muitos simpatizantes de Hades dentro do Santuário de Athena. O grande Mestre do Santuário tenta matar o bebê, mas Saori é salva pelo cavaleiro de Virgem, que agora precisa fugir do Santuário, com o bebê, atravessando as doze casas (por uma questão de segurança, teleportadores não podem se teleportar dentro dos limites do Santuário).
Shun, que se separou de Saori durante a viagem no tempo, encontrou Tenma. Os dois se tornam amigos e entram no Santuário em busca de Athena, atravessando as doze casas (de Áries até Peixes). 
No presente, Hyoga tenta proteger Seiya de Ícaro. Marin tem a sensação de conhecer Ícaro de algum lugar. Ikki de Fênix também vai parar no passado, indo atrás de Shun, e começa a atravessar as doze casas. Shiryu e Hyoga também viajam ao passado depois de deixarem Seiya sob a proteção de Marin.
Aos poucos, Saori vai crescendo novamente. Mas eis que renasce o 13º cavaleiro de ouro para assombrar todo mundo. Peraí, quem? aspas por favor.



''A lenda conta que o Santuário possuía treze casas nas épocas mitológicas. A 13ª casa era chamada de Ofiúco, e ficava entre a casa de Escorpião e a de Sagitário. O cavaleiro que a protegia era conhecido como o mais inteligente e corajoso entre os 13 cavaleiros de ouro. Acima de tudo, seus atos eram nobres, curando todos que se machucavam e salvando todos que sofriam de enfermidades, até passar a ser chamado de Deus. Mas ele desejou se tornar um verdadeiro deus. E acabou provocando a ira dos deuses. Foi expulso do Santuário e até sua existência foi apagada''



CAVALEIROS DO ZODÍACO ÔMEGA - A SAGA DE MARTE (animê)

Seiya agora é o cavaleiro de ouro de Sagitário, e começa essa série confrontando o deus Marte, e nesse momento, um estranho meteoro cai do céu e muda tudo. Agora as armaduras podem ser carregadas em jóias, como brincos e colares. Cada cavaleiro pode manipular um elemento através do cosmo (luz, trovão, fogo, vento, água, terra e trevas). Marte derrotou Seiya e sequestrou Saori. O filho de criação de Saori, Kouga, é o protagonista da série. Ele é o cavaleiro de Pégaso que faz uso do raro elemento Luz. 
Kouga começa a treinar numa academia chamada Palaestra, junto com outros garotos, entre eles está o filho de Shiryu, Shoryu (hã? O garoto foi encontrado, ainda bebê, por Shunrei nos cinco picos antigos. Mas a semelhança física com o Dragão é gritante...). Os lendários cavaleiros de bronze só aparecem em pontas, com o cosmo infectado pelas trevas de Marte eles não podem usar seus poderes. Enquanto isso, Marte cria uma menina chamada Ária para ser a nova Athena. Surgem revelações chocantes sobre Kouga, Ária e o tal meteoro e o primeiro volume tem um final trágico.



CAVALEIROS DO ZODÍACO ÔMEGA - A SAGA DE PALLAS (animê)

Um ano após a batalha contra Marte, onde vários e vários cavaleiros de Athena morreram (entre eles um de bronze do elenco principal !!!), surge a deusa Pallas (a deusa da Tragédia), irmã de criação de Athena. Pallas, adormecida desde os tempos mitológicos, tem seu próprio Santuário com cavaleiros divididos em três categorias, entre eles está o seu amado Titan. Pallas quer tomar a Terra de Athena, mas o verdadeiro inimigo nesta Guerra Santa, que vai acabar unindo novamente as duas irmãs, é o deus Saturno.
Seiya, Hyoga e Shun estão de volta, mas o herói da saga é Kouga, que acaba vestindo a Armadura Super Ômega. Para a alegria dos fãs, as armaduras voltaram a ser carregadas em caixas.

9 comentários:

Raul disse...

Delícia, mais um ebook pra ler no metrô.
Parabens Pelo trabalho!

Leirson disse...

Excelente post, Alessandro! Quando vi que chegou no final da postagem, falei sozinho: "Poxa, já?"

As únicas sagas que ainda não tive a oportunidade de acompanhar foram Saintia Shô e Ômega, agora fiquei mais motivado a procurar.
Parabéns pelo especial, texto delicioso como sempre! No aguardo do próximo! Abração

Latinha disse...

Acho que essa foi um dos maiores posts que já vi no CHP... muito legal!

Grande abraço.

Anônimo disse...

Alessandro...

o post mais funcking Awesome que eu já li no blog!

Obrigadão!
R.

Vitor disse...

Muito legal!

Quem financiou os cavaleiros de Aço foi o Kido, como um presente pra Saori e os cavaleiros. Ela não sabia deles.

Adorei, to doido pra ver o filme e você conseguiu o impossível, me motivou a ver Ômega!

ALESSANDRO SKYWALKER disse...

Aquela imagem do relógio virou um papel de parede lindão na minha tv de 42"

Lucifer disse...

Acho ke finalmente cou entender o desenho mais gay da hisotria da humanidade...

Sam Peregrine disse...

Cara, vc que deveria ser contratado por aquelas editoras que se propões a fazer edições especiais de alguma coisa e não fazem nada que preste kkkkk

Anselmo disse...

Diferente do Arquivo X, Cavaleiros eu ainda vi uma coisa aqui e outra lá, mais por conta do meu irmão, mas nunca acompanhei. Confesso que via mais Sailor Moon rs.