19.6.14

TRANSCENDENCE - A REVOLUÇÃO


Ok, eu consegui captar a mensagem do filme, apesar da péssima apresentação. Filmes que debatem questões existencialistas, morais ou filosóficas são legais, mas é preciso ter um certo cuidado, senão fica chato demais. TRANSCENDENCE não é um filme do Darren Aronofsky, nem do Spike Jonze ou do Christopher Nolan, esse é o primeiro filme de Wally Pfister, diretor de fotografia que trabalhou várias vezes com Nolan e até ganhou um Oscar (a origem), então o filme tem um visual legal. Os efeitos também são bons, mas há muito potencial perdido. Cenas que tentam ser poéticas (do tipo ''a árvore da vida'') e quando o filme tenta ser romântico fica mais estranho ainda. Acho que em vez de ficar debatendo o ''subtransexistencialismo biocibernético da Skynet depois da gripe'', o filme poderia ter se concentrado mais na ação ou na ficção científica. Porque quando a gente vê o trailer, acha que vai encontrar um filme do tipo, sei lá, dos 3 diretores que citei acima talvez.


 - Todos os telefones do mundo vão tocar, anunciando o meu nascimento.


Infelizmente, o trailer tem esse segundo problema, ele conta boa parte do filme. Will (um Johnny Depp bem sem graça) criou uma nova tecnologia, ele tenta unir o mundo digital e as emoções humanas. Mas aí ele sofre um atentado, de terroristas que não curtem tecnologia, e vai parar no hospital. Seu corpo vai morrer em breve mas sua mente pode ser salva por sua própria invenção. E assim, ele vai parar dentro de um computador. Sua esposa e seu amigo ficam na dúvida se aquela inteligência artificial é o próprio Will. Ele está sedento por poder e quer alcançar a internet em busca de mais conhecimento, aí começa a ter ideias malucas sobre o futuro da vida na Terra. Ele tem que ser detido para o bem de todos, mas sua esposa se recusa a puxar o plug. O final quer deixar você emocionado, mas você vai dizer ''uuuáá'', olhando para o relógio, hum, duas horas? tsc.












VEJA TAMBÉM: O passageiro do futuro, Ghost in the shell (o fantasma do futuro).

5 comentários:

ALESSANDRO SKYWALKER disse...

FICHA TÉCNICA

TÍTULO ORIGINAL: transcendence
ANO: 2014
PAÍSES: eua, china, reino unido
DURAÇÃO: 119 min
DIRETOR: Wally Pfister
ELENCO: Johnny Depp, Rebecca Hall, Morgan Freeman e Paul Bettany
DATA DE ESTREIA NO BRASIL: dia 19 de junho

Eduardo Santos disse...

Johnny Depp estar com umas escolhas bem ruinsinhas ultimamente. Ta pirigando virar o novo Nicolas Cage. Os momentos "quero ser Terrence Malick" não colaram e as rápidas passagens do tipo "quer ser Michael Bay" explodindo tudo não empolgam.

Liliane Coelho disse...

Parece Depp desistiu do Oscar e agora quer ganhar um framboesa.

Marcelo Doni disse...

não é que achei filme ruim, mas ficou em muitos momentos surreais demais e Depp tbm não estava com certeza em seu melhor momento

Unknown disse...

Transcendence – A Nova Inteligência”, um filme muito fraco na sua história contudo muito detalhado e rico em efeitos especiais, oferecendo ao espectador um bom espetáculo visual. Este thriller de ficção científica mais de 100 minutos, eu gostei. Transcendence é um filme estranho e muito futurista que eleva a curto prazo um futuro muito sombrio para toda a humanidade. A coisa interessante sobre este filme é o debate e o dilema moral que surge quando se discute os limites da ciência e tecnologia. Transcendênce é o primeiro filme que fez Wally Pfister, diretor de fotografia de quase todos os filmes de Christopher Nolan.