7.6.14

POR ONDE ANDA ESSE SERIADO DE TV?


E aí um cara me disse: existe um gibi dos x-men? Eu não sabia. 
Como muitos brasileiros, ele também conheceu o universo mutante da Marvel através do desenho animado de 1992. Eu tinha poucos gibis na época e muitas dúvidas, então não era um leitor muito fiel. Quando uma loja de quadrinhos abriu as portas na minha cidade, fui atrás de edições antigas, comprei centenas delas. E o seriado animado, com um traço muito mais limpo e com personagens no estilo Jim Lee, tirou outras dúvidas além de me apresentar à sagas famosas, que eu ainda não havia encontrado por aí.
E a série fazia isso em grande estilo, teve a saga da Fênix, Dias de um futuro passado (numa nova versão com Gambit e Bishop), Morlocks, Mojo, Cable e até Arma X. Como os episódios eram animados em diferentes estúdios, haviam alguns erros de continuidade nas duas primeiras temporadas. Aí resolveram fazer apenas episódios com histórias completas, e o seriado ficou assim até o final da quinta e última temporada.


Se você acompanhava o seriado apenas pela Rede Globo, nem faz ideia das loucuras (e participações especiais) que aconteceram nas últimas temporadas.


Para os iniciantes, o seriado era um prato cheio. O primeiro episódio nos apresentava ao universo mutante através de Jubileu. Cercada por Sentinelas num shopping, ela é salva pelos X-men. E na escola Xavier ela aprende tudo sobre os mutantes, o que eles são, quando os poderes se manifestam pela primeira vez e tudo o mais. Um ''episódio piloto'' que nunca se viu nas HQs.
A dublagem brasileira cometia alguns erros, mas não era o fim do mundo. A série marcou época no Brasil e por conta disso os mesmos dubladores do desenho foram chamados para dublar o filme de 2000 (todos menos o Ciclope), e ficou aquela inhéca. Mas a intenção foi boa.
Os mutantes ganharam outras séries animadas após a estreia dos filmes, mas nenhuma delas chegou aos pés do seriado dos anos 1990 (ok, é possível dar um desconto pro ''X-men Evolution''). 
Eu cheguei a comprar algumas fitas de vhs onde um cara gravava 4 episódios, em cada fita, do seriado animado (que estava sendo exibido no FoxKids), mas ele cobrava caro demais.
Aí chegou a era do dvd e até hoje estou sonhando com o box que reúne as cinco temporadas em 12 discos. Ainda inédito por aqui.

Se quiser matar saudades neste momento, muitos episódios estão disponíveis no youtubo com a dublagem clássica.
E se você está começando agora sua coleção de x-revistas e está cheio de dúvidas, em breve vai pintar uma nova Edição Especial no CHP.

3 comentários:

ALESSANDRO SKYWALKER disse...

FICHA TÉCNICA

TÍTULO ORIGINAL: x-men
ANO: 1992-1997
TEMPORADAS: 5
EPISÓDIOS: 76

Anônimo disse...

Bem que a Marvel, corrigindo, Disney, pudesse investir mais em animação dos herois mutantes estilo anime, ou seja, não em termos gráficos, mas sim baseado nas HQs que foram lançados. Teríamos desenho dos XMen por 20 temporadas tranquilamente.

Pedro Wajsfeld disse...

Felicidade na minha vida foi quando vi que tinha essa série no Netflix.