17.6.14

DÊ UMA CHANCE PARA ...


O SEGREDO DE BERLIM é um filme de 2006 dirigido por Steven Soderbergh. E ele traz uma proposta interessante. O filme é em preto e branco porque tenta imitar uma produção com 60 anos de idade. A fotografia, a trilha musical (indicada ao Oscar), os closes, a iluminação, até os efeitos especiais, o filme lembra bastante um filme dos anos 1930/40.
É uma pena que ele acaba sabotando a si mesmo. O som é 5.1 CH, tem uma cena de sexo, um pouco de nudez e muitos palavrões (coisas que você nunca veria num ''Casablanca''). E, é claro, tem Clooney, Tobey Maguire e Cate Blanchett (todos falando alemão), rostos novos que acabam com a ilusão.
O filme se passa na Berlim pós guerra, o Japão ainda está lutando, mas na Europa a guerra acabou de acabar. A cidade está ocupada por russos e norte americanos. Tobey Maguire está tentando tirar sua namorada alemã da cidade (Blanchett), antes da conferência de paz. A moça guarda alguns segredos e o rapaz quer vendê-los aos russos em troca de uma passagem para fora do país. Aí descobrimos que ela conhece o Clooney de algum lugar, mas, antes de qualquer explicação, acontece um assassinato.
O filme é divido em três partes. Tobey é o protagonista da primeira parte. Após o tal assassinato, Clooney se torna o centro da trama, investigando tudo. E depois acompanhamos a Cate Blanchett.
O filme é baseado num livro e acredito que deve funcionar maravilhosamente como livro. Como filme ele é bem paradão. Clooney leva um tempão para coletar pistas e não é nenhum grande herói, na verdade ele apanha de todo mundo. De repente, você não liga mais pro mistério, só quer ver um pouco de ação, romance ou qualquer outra coisa. Nos minutos finais, pinta o último segredo da Cate, que não foi grande coisa. Se sua personagem fosse mais chorona ou revoltada, isso ajudaria. Mas ela está apática demais.

Um comentário:

ALESSANDRO SKYWALKER disse...

FICHA TÉCNICA

TÍTULO ORIGINAL: the good german
ANO: 2006
PAÍS: eua
DURAÇÃO: 105 min
DIRETOR: Steven Soderbergh
ELENCO: George Clooney, Cate Blanchett e Tobey Maguire