26.5.14

UMA BABÁ SEMI PERFEITA


Muito cuidado com esse livro. Aproveitando o lançamento do filme ''Walt nos bastidores de Mary Poppins'', o livro de 1934 ganhou uma edição brasileira meio esquisitona. Ele é exageradamente grande (tem uns 28cm), o texto é pequeno e as páginas estão cheias de espaços vazios, outras trazem desenhos toscos e desnecessários. O livro também não tem uma lombada, o nome ''Mary Poppins'' foi escrito no papel das próprias páginas, que fica ali exposto. O livro é feio e, caso você seja fã do filme como eu, você pode se espantar ao ver como ele é infantil.
O livro é para as crianças da década de 1930. Para nós, parece um Harry Potter em alguns momentos (hum, isso explica o sucesso de vendas). As filhas de Walt Disney amavam os livros de Mary Poppins, e pediram para que o pai fizesse uma adaptação, mas ele mudou muita coisa. E como é que PL Travers chega dizendo que não quer ver animação alguma no filme se o livro dela está lotado de animais falantes?
Sua Mary não se parece com Julie Andrews, ela é quase uma megera. Algo fantástico acontece com as crianças e depois a babá diz que nada aconteceu, fazendo Michael e Jane se perguntarem se tudo não passou de um sonho. Uma vez que Mary Poppins se irrita quando é interrogada sobre qualquer coisa. Se a babá já um completo mistério no filme, você vai ficar bobo ao ver quantas coisas malucas acontecem no livro sem nenhuma explicação. É como se Mary fosse a própria Mãe Natureza e não apenas um tipo de bruxa ou de fada. O livro até revela que ela tem uma prima em primeiro grau por parte de mãe, uma cobra falante (!?!) que vive num zoo.
Travers tinha todo o direito de detestar a adaptação, o livro e o filme pertencem a dois universos diferentes. Ela escreveu outros cinco livros, sobre Mary Poppins, de 1944 a 1989.

Um comentário:

ALESSANDRO SKYWALKER disse...

FICHA TÉCNICA

TÍTULO ORIGINAL: idem
ANO: 1934
AUTORA: PL Travers
PÁGINAS: 190
EDITORA: cosacnaify