29.5.14

DÊ UMA CHANCE PARA ...


Eu havia acabado de ver um filme da Disney chamado ''se minha cama voasse'' (por onde anda esse filme?), dando uma de Mary Poppins, mas sem sucesso. Aí vi o vhs de SE MEU APARTAMENTO FALASSE, mesmo nome, pode ser legal, e o cara da locadora me disse que esse filme era uma das melhores comédias já feitas. A newsweek confirma isso, mas eu nunca vi ''se meu apartamento falasse'' como uma comédia. Ele tem uma dose de humor, mas não é uma comédia de verdade. Também não dá pra chamar apenas de drama ou apenas de romance, é um daqueles deliciosos filmes que não pertencem a gênero algum.
Foi indicado para 10 Oscars e levou 5 estatuetas, incluindo melhor filme, em 1961. Quer dizer, não é qualquer filme, é um filme famoso. Mas eu estou levando em conta os leitores do blog, já vi que tem muita gente dos anos 1990 por aqui e barra ou que só está aqui por conta do ''homens'' no título do blog. Essa é pra você Rafael, no ano passado fiz você assistir a trilogia do Indiana Jones pela primeira vez na vida, que vergonha...
Jack Lemmon é o pobre e inocente Bud Baxter, ele é solteiro e vive sozinho num ap em NY, mas nem sempre pode voltar pra casa após um dia de trabalho. Bud costuma emprestar seu apartamento para os encontros sexuais barra extra conjugais de seus chefes, em troca de uma promoção que ainda é uma promessa. Quase todos os dias, Bud é forçado a ficar na rua enquanto alguém está usando seu ap. Chegou a deixar a cama no meio da noite e foi dormir no Central Park, pegando um resfriado. Tudo isso para poder ser promovido. No trabalho, Bud conhece a ascensorista Fran (Shirley MacLaine) e tenta paquerar a moça sem saber que ela está de caso com um de seus chefes, e ele também está interessado em usar o ap de Bud, afinal de contas ele é um homem casado. Fran está perdidamente apaixonada e a ponto de cometer uma loucura. O filme está cheio de segredos e de mentiras, isso deixa você maluco porque você está sempre por dentro de tudo e os personagens passam por vários desentendimentos enquanto a trama se enrola em torno de si mesma, prejudicando a todos, principalmente o pobre Bud. Ou seja, você não consegue parar de assistir, você precisa saber como é que essa história vai terminar. 

Um comentário:

ALESSANDRO SKYWALKER disse...

FICHA TÉCNICA

TÍTULO ORIGINAL: the apartment
ANO: 1960
PAÍS: eua
DURAÇÃO: 125 min
DIRETOR: Billy Wilder
ELENCO: Jack Lemmon, Shirley MacLaine e Fred MacMurray
PRÊMIOS: vencedor de 5 Oscars (melhor filme, diretor, roteiro original, edição de arte e edição)