13.5.14

A GUERRA DOS CLONES


Há alguns anos, fiz uma postagem sobre filmes gêmeos, não imaginei que faria outra algum dia mas, de lá pra cá, oito filmes gêmeos apareceram. Aí decidi ir atrás (também) de outras produções que ficaram de fora da primeira lista. Essa moda não vai morrer tão cedo, se tornou algo anual desde 2012 e ainda vamos ver uma dobradinha da Cinderela no ano que vem!


BRANCA DE NEVE E O CAÇADOR (2012)
ESPELHO, ESPELHO MEU (2012)

Um filme é bem diferente do outro. O primeiro tem um cheiro de ''senhor dos anéis'', quer ser épico e não usa anões de verdade. Quem rouba o filme é a Charlize Theron, no papel da rainha má, pena que ficou devendo na batalha final. Uma continuação foi prometida, acho que ainda está de pé, se a atriz principal não dormir com o diretor novamente...
O segundo filme é um filme família. É engraçadinho e colorido demais, tem anões de verdade, bom humor e Armie Hammer sem camisa. Julia Roberts está ok como a rainha má, levando a vaidade da personagem até as últimas consequências. Adorei o lance do espelho mágico de outra dimensão. No final, pinta um musical.


CAPOTE (2005)
CONFIDENCIAL (2006)

Dois filmes sobre Truman Capote ambientados na mesma época, quando o cara estava escrevendo seu livro ''a sangue frio''. O filme de 2005 foi o queridinho do Oscar, mas o filme de 2006 merece uma espiada. Ele reúne um grande elenco, tem Sigourney Weaver, Gwyneth Paltrow, Sandra Bullock, Isabella Rossellini, Jeff Daniels, Daniel Craig e Toby Jones (eu poderia citar ''jogos vorazes'' ou ''Capitão América'', mas que tal essa? Ele fazia a voz do elfo Dobby em Harry Potter), como Truman Capote.



CURTINDO A LIBERDADE (2004)
A FILHA DO PRESIDENTE (2004)

Ser filha do presidente norte americano deve ser a pior coisa do mundo. Em 2004 duas primeiras-filhas fugiram da ''prisão'' da Casa Branca para tentar levar uma vida normal de adolescente. Eu adoro Katie Holmes, mas seu filme foi um lixo (a filha do presidente). O outro filme é aceitável, meio ''sessão da tarde'' numa quarta feira, e a garota tem um gosto melhor pra rapazes.


FORMIGUINHAZ (1998)
VIDA DE INSETO (1998)

O primeiro filme tem um clima adulto que afugentou os pimpolhos (na minha cidade ele estreou legendado e pegou muita gente de surpresa dentro da sala), mas tem muitas vozes famosas. Tem Woody Allen e Sharon Stone, e até Sylvester Stallone. E uma violência moderada. Woody dá uma de Woody mas não se aprofunda muito.
O filme da Pixar faturou muito mais e pouca gente deve ter percebido que se tratava de um remake (os sete samurais, de Akira Kurosawa). Algum tempo depois, começamos a notar o ''lance gay'' do filme quando Francis, a joaninha, descobre seu lado materno.
 

IMPACTO PROFUNDO (1998)
ARMAGEDDON (1998)

O primeiro é drama, e em certos momentos exagera no drama, arruma estranhas desculpas pra gerar o tal drama. O segundo é pura aventura pipoca e tem comédia e é assumidamente um filme catástrofe. Eu gosto dos dois filmes, tenho ambos na minha coleção, antes de escolher entre um ou o outro tenho que checar meu humor. Você pode relaxar o cérebro ao ver ''armageddon'' ou se emocionar com ''impacto'', mas o problema com ''impacto'' é o final. ''Armageddon'' termina melhor. Em matéria de efeitos especiais, fico com a onda gigante.


MATRIX (1999)
13º ANDAR (1999)

A realidade não é real, ela é um programa de computador. Por conta dos efeitos especiais, ''Matrix'' chamou mais a atenção. ''13º andar'' também costuma navegar pelo mar da filosofia existencial, e faz isso tranquilamente, não é um filme tão movimentado barra barulhento quanto ''matrix'', está mais para ''ficção científica cerebral dos anos 1960''. Apenas se lembre de dar um desconto pros efeitos especiais.


INVASÃO À CASA BRANCA (2013)
O ATAQUE (2013)

''Invasão'' vai ganhar uma continuação. O filme, onde Gerard Butler tenta salvar o presidente Aaron Eckhart, estreou primeiro e obrigou o segundo filme a mudar de nome no Brasil, antes era ''ataque à Casa Branca''. E eu gostei muuuito mais do filme do Roland Emmerich. Os personagens são legais, principalmente a filha do Tatum, e ele tem um jeitão ''anos 1990''. É mais divertido, nao se leva muito a sério.

 
PREFONTAINE (1997)
PROVA DE FOGO  (1998)

Dois filmes sobre a vida de Steve Prefontaine, um corredor olímpico com uma trágica história. O filme de 1997, estrelado por Jared Leto, nem sequer passou pelo Brasil. O filme de 1998 ganhou boas críticas e uma indicação ao Globo de Ouro (Donald Sutherland como ator coadjuvante).


HÉRCULES, A LENDA COMEÇA (2014)
HÉRCULES (2014)

Eu não gosto do Dwayne Johnson, mas vai ser muito fácil para ele derrubar o Hércules do Kellan Lutz em setembro. ''A lenda começa'' é um dos piores filmes do ano. O diretor do segundo filme é Brett Ratner (X-men 3), ele não é lá grande coisa, mas QUALQUER coisa vai ser melhor que a coisa do Kellan.


O RESGATE DO SOLDADO RYAN (1998)
ALÉM DA LINHA VERMELHA (1998)

Dois filmes ambientados na Segunda Guerra Mundial. ''O resgate'' começa bem violento (você viu o Vin Diesel morrendo?) e depois fica mais calminho, Spielberg não se afasta muito do gênero aventura. ''Linha vermelha'' tem um clima de guerra mais sério, é meio ''platoon'' meio ''apocalipse now'', é o melhor filme de guerra dos anos 1990 na minha opinião. Ambos os filmes disputaram o Oscar acirradamente em 1999, nenhum deles levou o prêmio principal (Shakespeare apaixonado, fala sério). ''O resgate do Matt Damon'' ganhou 11 indicações e 5 Oscars. ''Linha vermelha'', com Sean Penn, Adrien Brody, George Clooney, Woody Harrelson, Nick Nolte, John Cusack, John C. Reilly e Jim Caviezel, ganhou 7 indicações, mas nenhum prêmio.


TOMBSTONE, A JUSTIÇA ESTÁ CHEGANDO  (1993)
WYATT EARP (1994)

Dois filmes sobre Wyatt Earp, um cara que chega na cidade de Tombstone querendo levar uma vida tranquila, mas aí pinta um grupo de foras da lei no pedaço e começa o bang bang. O primeiro filme, estrelado por Kurt Russell, tem Val Kilmer, Sam Elliott, Bill Paxton, Jason Priestley e até Charlton Heston no elenco. Kevin Costner chegou a ler o roteiro e não gostou, Wyatt dividia o filme com seus amigos. O papel de Wyatt ficou para Kurt Russell porque Costner (com o ego ferido) pulou fora e resolveu fazer seu próprio filme no ano seguinte, colocando Wyatt (ele mesmo) no centro da trama (Dennis Quaid, Gene Hackman, Mark Harmon, Michael Madsen, Bill Pullman e Isabella Rossellini também estão no filme).


INTO THE WOODS (2014)
CINDERELA (2015)

''Into the woods'', com Meryl Streep, Johnny Depp, Emily Blunt e Chris Pine, reúne vários personagens famosos no estilo Shrek. Tem Cinderela e Chapeuzinho Vermelho, João e o pé de feijão e Rapunzel. E ''Cinderela'', com Cate Blanchett e Helena Bonhan Carter, é uma versão em live action do famoso conto. A gente só vai conferir os dois filmes no ano que vem, ''into the woods'' só deverá estrear no Brasil em janeiro de 2015, na ressaca de 2014.

3 comentários:

ALESSANDRO SKYWALKER disse...

Na minha coleção:

1- Nenhum dos 2
2- Capote
3- Nenhum dos 2
4- Vida de inseto
5- os 2
6- os 2
7- o ataque
8- Nenhum dos 2
9- Nenhum dos 2
10- Os 2
11- Nenhum dos 2

Anônimo disse...

Nossa, o que "Into the woods" tem à ver com "Cinderela", sendo um musical e o outro fantasia, e ambos com uma premissa bem diferente?

ALESSANDRO SKYWALKER disse...

ora, Cinderela faz parte do elenco de ambos os filmes.