24.2.14

POMPÉIA


Esse filme ganhou alguns pontos comigo porque se tornou a minha primeira ''grande surpresa do ano''. E eu quase o deixei passar, mas é Paul W.S. Anderson, eu tinha que dar uma conferida. Esperava por coisas do tipo: objetos voando na direção da tela (na maior parte do tempo o 3D só dá atenção para as legendas) e lutas no estilo Matrix, muita câmera lenta e golpes anti gravitacionais. E no final, quem sabe, um disco voador poderia aparecer para salvar todo mundo. Mas NÃO, o filme não tem nada disso. Para começar, é um épico caprichado, sem deixar de ser pop, belos cenários e figurinos. É um filme sério, não quer ganhar nenhum troféu pipoca e também é um filme catástrofe. Nada de discos voadores, ele quer respeitar os fatos até onde for possível, logo, já sabemos como tudo vai terminar, não interessa se não é um final ''hollywoodiano''.


 VOCÊ NÃO SABE NADA SOBRE VULCÕES, JON SNOW


Milo é um garotinho celta cuja aldeia foi devastada por um general romano (Kiefer Sutherland com um sotaque estranho), apenas o menino sobreviveu ao massacre. Depois disso, o filme avança 17 anos e vemos Milo como um famoso gladiador em Londínio (Londres). Um romano o leva até Pompéia para lutar numa arena durante um festival local. Ele se apaixona por uma moça de classe alta sem saber que o senador Corvus (Kiefer Sutherland) também está interessado nela. Aí o filme fica com esse clima de novela, lembrando bastante o seriado ''Spartacus'', até que o monte Vesúvio explode. Uma montanha em chamas, isso era novidade na época, o povo nem sequer tinha uma palavra para ''vulcão'' porque nunca havia visto um. Enquanto o céu desaba, Milo tenta salvar sua amada Cassia e se vingar do senador. Como se trata de um filme catástrofe, todos os estágios de uma erupção surgem um atrás do outro em poucos minutos. A destruição da cidade acontece numa escala tão absurda que faz você pensar: o que foi que os arqueólogos modernos encontraram no local se o filme quase apaga a cidade do mapa? POMPÉIA tem pouco romance, zero de comédia e vale a pena pela historinha e pelos efeitos especiais. Faz um bom tempo que eu não via um filme catástrofe tão legal no cinema. Consegue ser melhor que muitos ''épicos'' que surgiram nos últimos anos.










VEJA TAMBÉM: Titanic, Inferno na torre, Terremoto.



A história de Milo e de Cassia não saiu do nada. Arqueólogos encontraram o corpo de uma mulher rica numa casa ao lado de um gladiador. O que eles estavam fazendo ali? Talvez tenham entrado na casa para se proteger da chuva de pedras, em momentos diferentes. O documentário ''Pompéia, o último dia'' recria os últimos minutos de vida de vários cidadãos da cidade a partir da identidade, do local, e da posição dos corpos encontrados. Como ninguém sabia o que exatamente estava acontecendo (ou o que iria acontecer em seguida), pouca gente pensou em sair da cidade. Resultado, pelo menos 5 mil mortos. Vale a pena dar uma conferida no dvd se quiser saber um pouco mais sobre a tragédia.

Um comentário:

ALESSANDRO SKYWALKER disse...

FICHA TÉCNICA

TÍTULO ORIGINAL: pompeii
ANO: 2014
PAÍSES: eua, alemanha, canadá
DURAÇÃO: 105 min
DIRETOR: Paul WS Anderson
ELENCO: Kit Harington, Emily Browning, Carrie-Anne Moss e Kiefer Sutherland
DATA DE ESTREIA NO BRASIL: 21 de fevereiro