21.1.14

chp apresenta

Edição histórica trazida até você pelo sorridente Stan Lee, pelo desbravador Steve Ditko e pelo jovial Alessandro. Um super épico, de 1 página, do Homem Aranha.



Ele se tornou um sucesso de vendas em sua primeira aparição, na revista Amazing Fantasy (em 1962). Depois disso ganhou sua própria HQ. Mas como foi que o Homem Aranha conquistou o mundo? Fácil, ele foi o primeiro super herói que tinha tudo menos sorte na vida. Nada de glórias para o Aranha, ele não é reconhecido como herói. Por conta das manchetes no Clarim Diário, ele divide opiniões, herói ou ameaça? Então tá, ele tem um dos mais espetaculares uniformes que já foram desenhados para um herói, a ideia de Steve Ditko era desenhar um uniforme que dava medo, e por pouco ele não criou um Homem Mosca (a ideia foi descartada porque não era muito original). O Aranha veio com o pacote completo, seus poderes e sua teia feita em casa. Ele é legal, mas o verdadeiro herói sempre foi Peter Parker, o responsável pelo sucesso do Aranha. Suas ''aventuras'' em casa abriam e fechavam as histórias na época.
Ele tem 15 anos, é inteligente, é o alvo dos valentões na escola, quer uma namorada, precisa ganhar grana para ajudar sua velha tia May. Ele tem preocupações que todos nós temos na vida, e também é um super herói, essa é a parte complicada. Para ele, ser o Aranha não é nada divertido, o afasta dos estudos, da família e dos amigos. Mas ele fez uma promessa e não pode voltar atrás. Os leitores se identificaram com o personagem e isso garantiu seu sucesso. Então, vamos falar sobre Peter Parker?





Peter era bem novinho quando perdeu seus pais. Ele foi criado pelos tios no Queens, em niuiorqui. A origem do herói todo mundo já conhece. Peter foi picado por uma aranha radioativa (a radiação era moda na época) e adquiriu os "poderes" de uma aranha, força proporcional, agilidade, a capacidade de escalar superfícies e o sentido que o alerta sobre um perigo eminente. Peter criou a teia que se torna sólida e pegajosa em contato com o ar, dentro dos cartuchos, presos em seus pulsos, ela se mantém liquida. E, depois de ser disparada, usando o botão na palma da mão, costuma se dissolver e sumir em 60 minutos, mais ou menos. Ele nunca quis bancar o herói, usava seus poderes para ganhar dinheiro (luta livre amadora), e quando deixou um bandido fugir, o cara matou seu tio Ben minutos depois.



Peter nunca se esqueceu da famosa frase do tio Ben. Criou o uniforme do Homem Aranha e começou a combater o crime, ninguém mais vai morrer se ele puder evitar. Mas muita gente o vê como um vilão, nem os outros heróis o reconhecem como um deles (até os Vingadores costumam ler o Clarim Diário, eu acho). Demorou um bocado, mas Peter conquistou a confiança do Tocha Humana, do Quarteto Fantástico. Eles costumam marcar encontros na estátua da liberdade. Se tornou um fotógrafo freelancer no Clárim, ele podia tirar fotos do tal Homem Aranha facilmente. Mas logo percebeu que não havia espaço para o Aranha em sua vida. Isso deixava muitos leitores aflitos, Peter tinha que socorrer a tia May (desmaio, ataque cardíaco, etc) mas estava ocupado demais lutando contra um super vilão. Ou, precisava estudar para uma importante prova na escola, nada de festas também, era convidado para sair, pelos amigos, e era obrigado a recusar.



Peter deixou a casa da tia May em 1967 e foi morar num ap com Harry Osborn. Mas, por conta do Homem Aranha, Harry quase não via Peter em casa. E o rapaz precisava telefonar para a tia May o tempo todo, para não deixá-la preocupada com a saúde do frágil sobrinho.



Ele desistiu de ser o Homem Aranha várias vezes. Em 1967 (edição nº 50) ele até jogou o uniforme no lixo. Perdeu duas namoradas, se apaixonou por uma vilã, teve que pedir Mary Jane em casamento duas vezes até ela aceitar. Eles foram morar juntos, foram despejados na véspera de natal. Tiveram um bebê que sumiu do mapa. Ele foi clonado. Encontrou uma contra parte sua com seis braços. Dirigiu um AranhaMóvel. Se transformou numa aranha gigante, que deu a luz a si mesmo e ganhou teias orgânicas. Em 1994 seus pais voltaram à vida, ninguém gostou dessa ideia e aí disseram que eles eram apenas ciborgues. Num futuro distante, seu esperma matou Mary Jane de câncer. Num outro futuro, em 2099, surgiu um novo Homem Aranha. Num outro universo, ele é um zumbi, que comeu a tia e a esposa. Num outro universo, ele morreu ainda adolescente.



Revelou sua identidade secreta para o mundo há alguns anos, mas como a tia May foi baleada (tia May no hospital episódio 687) por conta disso, ele voltou atrás e pediu ajuda para o demônio Mefisto. O vilão apagou o passado recente em troca das lembranças do casamento de Peter com Mary Jane. Desconsiderando toda a mitologia do personagem desde 1987, o ano do casamento. No ano passado, Peter morreu! Outras histórias, que já deixaram os leitores furiosos, serão contadas aqui, por outros personagens.



A primeira namorada de Peter foi Betty Brant, secretária do J.J.J. no Clárim. Pobre Betty. Um pouco mais velha que Peter, ela morria de ciúmes quando o rapaz estava na companhia dos amigos de escola, principalmente porque a ricaça e louraça Liz Allen estava sempre no meio da turma. Também tinha ciúmes de Gwen Stacy e de Mary Jane. Betty acabou se casando com Ned Leeds, que se tornou o vilão Duende Macabro, aí o casamento chegou ao fim. Betty já estava morando na Europa quando soube da morte de Ned. Namorou o valentão Flash Thompson e quase ficou louca quando foi atacada por versões demoníacas do Aranha (não pergunte). Seu irmão Bennett morreu enquanto o Aranha enfrentava um vilão que trabalhava para o dr Octopus (o espetacular Homem Aranha 11, 1964). Por isso, Peter resolveu nunca contar seu segredo para Betty, na época em que namoravam.



Flash Thompson é o valentão da turma. Na época da escola ele odiava o Peter, o rapaz nunca o enfrentava numa briga (Peter não queria machucar Flash com sua força de aranha). Ele sempre foi o fã número um do Aracnídeo, nunca o viu como um vilão. Flash não é muito esperto. Tentou ''roubar'' Liz de Peter e dava em cima de Gwen e de MJ. Se alistou no exército e foi para o Vietnã. Voltou e se tornou alcoólatra. Namorou Betty Brant. Esteve na guerra do Iraque (onde perdeu as duas pernas), se uniu ao simbionte alienígena e se tornou o novo Venom, entrou para os Vingadores e quase descobriu a identidade secreta do Aranha, bem, do ''novo'' Aranha (vamos falar sobre isso em alguns minutos)...




Ela é a mulher mais velha do mundo, no mundo da ficção. No alto de seus 400 anos, May Parker já passou por muita coisa. Após perder seu marido, ela se tornou uma tia super protetora. Centenas de desmaios, dezenas de ataques cardíacos, cirurgias e hospitalizações, não a mataram. Depois que Peter foi embora de casa, ela alugou o quarto do sobrinho. O primeiro inquilino foi o dr Octopus. E ela quase se casou com ele. Ficou noiva de um cadeirante que morreu durante um ataque do vilão Abutre. Morou com a vizinha Anna Watson (tia da MJ) por um tempinho e hoje está casada com o pai do J.J. Jameson.



A-há, eu pulei as piores partes. Num belo dia, May Parker morreu num hospital e foi enterrada ao lado do marido. Antes de morrer, ela revelou ao sobrinho que já estava por dentro de sua vida dupla. Ela sabia que Peter era o Homem Aranha. Anos depois, Peter estava lutando contra o Duende Verde e, ao abrir uma porta, deu de cara com a tia May (desmaio da tia May número 342). Ele levou a pobre mulher até Reed Richards (do Quarteto Fantástico) e um exame de DNA foi realizado. Aquela era a verdadeira tia May. O Duende Verde contou então que havia sequestrado a tia May e colocado uma atriz maquiada em seu lugar. A moça era uma atriz tão boa que ficou no personagem até seu último suspiro de vida no hospital. Anos depois, tia May entrou no ap do sobrinho e encontrou o uniforme do Homem Aranha no chão. Ela não desmaiou, e eles tiveram uma baita conversa.




Filha do capitão Stacy, que morreu durante uma batalha entre o Aranha e o dr Octopus, Gwen foi a segunda namorada do herói. Apareceu pela primeira vez em 1965 (O Homem Aranha número 31) e chegou a sair com Flash Thompson e com Harry Osborn, ok, ela traçou todos os rapazes da turma. Depois que o Duende Verde descobriu a identidade secreta do Homem Aranha, os amigos de Peter estavam sempre em perigo. Em 1973 o Duende sequestrou Gwen e a levou até o alto da ponte George Washington. Norman Osborn (o Duende Verde) estava descontrolado, seu filho Harry estava viciado em LSD e poderia morrer a qualquer momento. Norman derrubou Gwen do alto da ponte. O Homem Aranha a pegou com uma teia, interrompendo a queda bruscamente, e assim quebrou o pescoço de Gwen.



Sua morte é questionável, o Duende disse que ela morreu antes da teia salvadora, mas Gwen estava desacordada antes da queda, não ficou claro se ela acordou durante a queda e realmente morreu de susto. Em todo caso, sua morte foi um dos maiores acontecimentos da história das HQs, algo do tipo ''eles podem fazer isso?''. Dois anos depois, pintou um clone dela na ''saga do clone parte 1'', vamos falar sobre isso depois. 
É uma pena que há sempre um estraga prazer em algum lugar. Desrespeitando os leitores e sujando a imagem dos nossos mais queridos personagens. Recentemente, um arco de história revelou que Gwen, antes de morrer, teve um caso com Norman Osborn (eeeeeeca) e ficou grávida. Os gêmeos foram alterados geneticamente e se tornaram adultos rapidinho. E aí partiram pra cima do Homem Aranha...





Mary Jane Watson ''apareceu'' pela primeira vez em 1964. A tia May estava doida para apresentar a sobrinha de Anna Watson para seu sobrinho Peter. Mas MJ era apenas mencionada, os encontros nunca rolavam porque Peter estava sempre ocupado escalando paredes por aí. Seu rosto também não aparecia, estava sempre na sombra ou atrás de um abajur. Num belo dia, Peter abriu a porta da frente e viu MJ pela primeira vez, e os leitores também. Aí ela passou a fazer parte da turma, super assanhada, se tornou o alívio cômico, porque adora sair, adora festas, dançar e se divertir. Foi em seu ombro que Peter chorou a morte de Gwen. 
MJ foi criada para ser a namorada de Peter desde o começo. E quando Peter ficou sozinho, o romance começou. Algum tempo depois, Peter pediu MJ em casamento e ela disse NÃO. 
Por quê? Porque ela não queria casar com um cara com um ''emprego'' tão perigoso.
Surpresa! Ela conhecia o segredo.


 SIM, EU TENHO


FLASHBACK
Quando Peter vestiu seu uniforme e foi atrás do assassino do tio Ben, MJ estava na casa ao lado, e viu o Homem Aranha saindo pela janela. 
Não sei se isso fazia parte dos planos, duas décadas antes, mas acabou explicando o estranho comportamento de MJ desde sua aparição, o modo como ela tratava o rapaz na frente da Gwen.
Após um segundo pedido de casamento, a união rolou em 1987. MJ se tornou atriz e uma super modelo. A grana começou a entrar. Nos anos 1990, ela ficou grávida. Durante a saga ''Massacre'' (que começou com os X-MEN) descobrimos que o bebê na barriga de MJ era um mutante. Quando a criança nasceu, foi sequestrada por Norman Osborn. Para Peter e MJ, o bebê morreu no parto. 
May Parker, em homenagem à falecida tia May, se tornou a Garota Aranha num futuro alternativo onde ela não morreu ao nascer. Um arco de história devidamente abandonado e esquecido.



Algum tempo depois, MJ morreu num desastre de avião. Peter ficou viúvo por um tempinho, até descobrir que a esposa havia sido sequestrada por um fã dela. O casamento passou por altos e baixos e houve muitos momentos de separação. Quando a identidade secreta do Homem Aranha se tornou pública, MJ e a tia May passaram a morar na torre Stark (sim, do Homem de Ferro). E quando o casamento foi apagado da existência, MJ e Peter se tornaram apenas amigos, mas um romance está surgindo... só que ela não sabe que o atual Peter Parker não é o Peter Parker que ela conhece (eu disse, vamos falar sobre isso em breve).





E aqui está o cara mais estressado do mundo das HQs. J. Jonah Jameson está sempre gritando. Parece que ser dono de um jornal não é nada divertido, ou, ele vive cercado por funcionários incompetentes. Que nada, ele adora dar bronca e assustar todo mundo. JJJ pega no pé do Aranha desde o começo da carreira do herói. Cada vez que diz na primeira página que o Aranha é um vilão, ele vende muitos jornais. Peter sempre vende para o Clarim boas fotos do herói lutando contra os bandidos, mas Jameson muda os fatos e publica matérias do tipo ''Homem Aranha ajuda criminoso'' e coisas assim. Na década de 1960, Jameson ficava louco com as fotos tiradas por Peter, ele sabia o verdadeiro valor delas, mas enganava o rapaz e lhe dava apenas alguns trocados. Nos anos 1970, o Aranha perdeu a paciência (ou foram os escritores?) e houveram muitos ataques pessoais. O herói entrava no escritório do JJJ pela janela, jogava uma edição do Clarim na cara dele, atirava teias em sua boca ou o prendia no teto. Jameson perdeu a paciência com o Aranha muito antes disso, em 1965 ele financiou a criação de um super cara que poderia derrotar o Aranha, mas o Escorpião acabou se tornando um vilão.


Em 1979, Jameson e o Homem Aranha foram presos a uma algema-bomba que explodiria em 24 horas. Clichezão? Talvez nos anos 1990, quando eles foram parar numa ilha deserta e tiveram que aprender a trabalhar juntos para sobreviver. JJJ tem um filhão famoso, John, um astronauta, que é fã do Aranha. Até o editor chefe do Clarim Diário, Joe Robertson, gosta do herói. No começo, JJJ era o alívio cômico da revista, várias vezes chegou bem perto de descobrir a identidade do Aranha. Viu o herói ser desmascarado pelo dr Octopus (essa era a capa do gibi, mas havia uma pegadinha), imaginou que o vilão Electro era o Aranha com outro uniforme e já suspeitou que o herói fosse uma mulher. Atualmente ele é, caramba, prefeito de niuiorqui. Seu pai, caramba 2, se casou com a tia May.





Em sua primeira aparição, em 1964 (Homem Aranha número 14), o Duende era um vilão meio bobo com um plano bem bobo. Mas quando retornou, no número 17 da revista, ele pegou pesado. Sujou a imagem do Aranha, que teve que abandonar a luta, deixando o Duende nas mãos do Tocha Humana, para ver a tia May no hospital (ataque cardíaco da tia May número 2). Em 1966 ele descobriu a identidade do herói, e depois revelou a sua (foto). Surpresa, por essa ninguém esperava. Ele é Norman Osborn, o pai de Harry Osborn, enlouquecido pelo ''soro do duende'' que explodiu na sua cara. Seu filho Harry, sedento por alguma atenção paterna, se envolveu com drogas (LSD) e quase morreu. Depois de matar Gwen Stacy (ou algo parecido) o Duende enfrentou o Aranha e foi empalado por seu próprio jatinho.



Harry vestiu o uniforme do Duende Verde algum tempo depois. Conseguiu controlar sua insanidade e se casou com Liz Allen, com quem teve um filho, Norman. Descobriu o segredo de Peter Parker (ele é o Homem Aranha, OH!!) e ficou louco de vez. Atingido por uma explosão, morreu nos braços de Peter. Osborn (pai) voltou à vida anos depois e aterrorizou Liz, tentando roubar o neto. Querendo desesperadamente o título de ''o maior inimigo do Homem Aranha'', o vilão voltou e se tornou o responsável por todo tipo de desgraça que já caiu sobre o herói nos anos anteriores, de repente, ele estava por trás de tudo. Difícil de engolir? Após um ritual mágico (de onde surgiu outra Garota Aranha), Norman ficou louco mais uma vez. Mas ele sempre reaparece saudável algum tempo depois, e seu filho Harry, também voltou dos mortos recentemente...




Ele surgiu bem cedo, em 1963 (O Homem Aranha número 3), e foi o primeiro vilão a derrotar o aracnídeo (Peter desistindo de ser o Homem Aranha capítulo 1). Seus braços biônicos o ajudam a manipular coisas perigosas em seu laboratório, e por conta deles ganhou o apelido de Dr Octopus. Mas uma explosão fundiu os braços ao seu corpo barra medula espinhal. Se achando o tal, se tornou um vilão. Octopus foi o fundador do sexteto sinistro, seis vilões (Abutre, Mystério, Kraven, Electro, Homem areia e dr Octopus) unidos para derrotar o Homem Aranha. Eles sequestraram a tia May e a namorada de Peter, Betty. Esse foi o primeiro encontro da tia May (não sabia o que estava rolando) com o Homem Aranha. Em 1967, quando Peter foi morar num ap com Harry Osborn, a tia May alugou o quarto do sobrinho para o dr Otto Gunther Octavius. Para ela, ele sempre foi um bom homem (quase rolou um casamento), ao contrário do horrendo Homem Aranha. Peter teve que fazer alguma coisa e eles lutaram dentro da casa (desmaio da tia May número 56). Otto já foi separado de seus braços várias vezes, sempre que vai parar na cadeia, mas consegue controlar a coisa, a distância, telepaticamente.
Durante a saga do clone (parte 2), ele foi morto por um dos clones de Peter Parker, Kaine. E aí surgiu uma nova vilã, a dra Octopus. Voltou à vida rapidinho, com uma personalidade mais perversa, e se meteu com os Vingadores. Atualmente, ele matou Peter Parker e se tornou o novo Homem Aranha (já chegaremos lá).




VENOM
Durante a saga ''guerras secretas'', o Aranha encontrou uma bolinha preta que se tornou seu mais novo uniforme. Os leitores gostaram e a nova roupa foi parar na revista mensal. Após o casamento com MJ, Peter descobriu, com a ajuda de Reed Richards, que o traje era um perigoso simbionte alienígena. Ele se livrou do bicho, que acabou se juntando a Eddie Brock, um homem bem azarado. Assim surgiu Venom, com os poderes e lembranças de Peter Parker. Mas no começo Eddie ainda tinha um certo controle sobre o alienígena e evitava matar inocentes. Eles já foram separados, por barulhos altos ou pelo fogo, mas o bicho sempre encontra Eddie onde quer que esteja. Outros hospedeiros do simbionte foram Flash Thompson e o Escorpião.
Um pedacinho do simbionte deu origem ao vilão Carnificina.

KRAVEN O CAÇADOR
Um famoso caçador que veio para niuiorqui para caçar o Homem Aranha na selva de pedra. Depois de muitos fracassos, o cara vestiu o uniforme do Aranha e resolveu combater o crime, fazia parte de seu último e mais ousado plano. Ele conseguiu distrair o herói e se matou logo em seguida. Seus dois filhos também se tornaram caçadores de aranhas.

CAMALEÃO
Foi o primeiro vilão que o Aranha enfrentou (HA nº 1). Um mestre dos disfarces, meio irmão de Kraven.


GATA NEGRA
Felícia Hardy está seguindo os passos de seu pai, um famoso ladrão que era chamado de O Grande Gato. Mas ela se apaixonou pelo Homem Aranha, e ele por ela. Quando o apaixonado Peter revelou sua identidade, tirando sua máscara na frente da moça, ela disse um NÃO na cara dele. Segundo ela, ela estava amando ''o'' Homem Aranha, ela não queria nada com o rapaz que estava embaixo da máscara. Ficou sabendo do casamento de Peter através do Venom, que quase a matou numa briga (ela também quase foi morta pelo dr Octopus) e deu com a enorme língua nos dentes. Aí era tarde demais.

O LAGARTO
Curtis Connors é outro vilão clássico (O Homem Aranha número 6, 1963) e gerava sempre o maior drama por conta da esposa e do filho. O Aranha tinha que se preocupar com a segurança dos dois sempre que o dr Connors se transformava no Lagarto. Havia sempre uma poção que revertia o processo no final da história, mas o bicho voltava depois de algumas edições. Com o passar dos anos, Curtis começou a controlar o Lagarto, mas sem deixar de ser um vilão. Ele descobriu que era mau por natureza.

ABUTRE
Adrian Toomes deve ser tão velho quanto a tia May. É o principal alvo das piadinhas do Aranha. Isso porque é muito fácil para o herói tirar o careca do sério. Ele faz uma piada, Toomes fica irado, comete alguns erros e vai pra cadeia.

ELECTRO
Ele surgiu em 1964 (HA nº 9) no pior momento possível. Peter precisava de grana para pagar uma complicada cirurgia para a tia May (tia May no hospital episódio 2). Perdeu sua primeira luta contra o vilão e teve que provar para todos que ele não era o Electro, como dizia o Clarim.

HOMEM AREIA
Ele apareceu em 1963 (HA nº 4). O Aranha levou uma baita surra e sua máscara se rasgou. Para não revelar seu rosto, ele fugiu do local. Usou um aspirador de pó pra derrotar o cara (é sério) e depois cogitou abandonar o uniforme (Peter desistindo de ser o Homem Aranha capítulo2).

MYSTÉRIO
Perito em efeitos especiais do tipo gelo seco, ele estreou em 1964 (HA nº 13) e derrotou o Aranha com suas ilusões. Se tornou um herói aos olhos do povo e do JJJ porque acabou com o ladrão de bancos aracnídeo (era o próprio Mystério vestido de Homem Aranha). Foi nessa história que estreou o ''rastreador aranha''. Como não poderia deixar de ser, a batalha final rolou num set de filmagens.

MERECE UMA MENÇÃO HONROSA:
Duende Macabro, Morbius, Rhino, Escopião, Shoker, Chacal.

NEM VALE A PENA:
Besouro, Homem Hídrico, Duende Cinza, Cabeça de Martelo, Coelha Branca.

ALIADOS:
Madame Teia, Tocha Humana, Demolidor, Mulher Aranha, Luke Cage, Dr Estranho.




Na década de 1970, o vilão Chacal, que era obcecado por Gwen Stacy (ele era professor de Peter e de Gwen) criou um clone da moça e também um de Peter, ele culpava o Homem Aranha pela morte de Gwen. O clone foi destruído e tudo voltou ao normal. Quase 20 anos depois, resolveram dar uma continuação à saga do clone. Surgiu do nada um cara chamado Ben Reilly (Ben = tio Ben + Reilly = nome de solteira da tia May), ele era um Peter Parker com o cabelo pintado de loiro. Aí descobrimos que Ben era o verdadeiro Peter Parker. O Peter, que os leitores acompanhavam desde 1975, era um clone !!!!!
Ninguém gostou dessa ideia. Peter, o clone, ganhou merecidas férias enquanto Ben se tornou o novo Homem Aranha, usando o nome ''Aranha escarlate''. Será que a morte de Ben fazia parte dos planos da Marvel ou será que eles se renderam aos pedidos dos leitores? Seja como for, no final da saga Ben morreu nos braços de Peter e virou pó, e assim descobrimos que Ben era o verdadeiro clone. Mas havia outro clone, Kaine,  justamente o clone criado pelo Chacal vinte anos antes.
A saga do clone (parte 2) não agradou e muita gente prefere esquecer essa época. Não existem mais clones do herói, mas isso virou piada dentro da própria Marvel. No jogo ''Lego Marvel super heroes'' por exemplo, Deadpool diz que é possível criar clones de vários heróis dentro do aero-porta aviões da Shield, mas clones do Aranha são outros 500...



E aqui vai mais um momento maluco dos gibis. Certa vez, tentando passar uma mensagem do tipo ''crianças, aprendam a reconhecer um pedófilo'', a revista permitiu que Peter Parker fosse abusado sexualmente por um homem que ele acabou de conhecer e que dizia ser seu amigo. Boas intenções...




No final dos anos 1990 a Marvel lançou a linha Ultimate. As revistas traziam novas e atualizadas origens para os heróis, em um universo paralelo. Haviam poucas mudanças, os Vingadores eram chamados de Supremos, Nick Fury era negro (e parecido com o Samuel L. Jackson), o Colossus, dos X-men, era homossexual, o Quarteto Fantástico era formado por um pessoal mais jovem e etc.
Nas revistas do Aranha, a aranha radioativa foi substituída por uma aranha geneticamente modificada. Mary Jane tomou o lugar de Gwen Stacy logo de cara e o Duende Verde era um monstrengo. A nova tia May era bem mais jovem, moderninha e atlética. Evitando piadas futuras sobre sua idade e saúde (como eu fiz durante toda essa postagem).
Mas a carreira deste Aranha durou pouco. Peter foi baleado e morto, todos descobriram a identidade do Homem Aranha. Um garoto chamado Miles Morales é o novo Homem Aranha nesse universo, e ele trabalha para a Shield.
Recentemente, o nosso Peter Parker visitou o universo ultimate e encontrou uma jovem (e viva) Gwen Stacy e também a tia May (foto), que gostou de rever o falecido sobrinho (desmaio da tia May, versão ultimate, número ... ah, cansei disso).





Essa é recente e tá deixando muita gente nervosa. Depois de passar muitos anos mexendo com coisas radioativas, o dr Octopus está morrendo. Ele conseguiu trocar de corpo com Peter Parker antes de bater as botas. A mente de Octopus está no corpo de Peter e ele tem acesso a todas as lembranças do herói. A mente de Peter, presa no corpo do doutor, fez o que pôde para consertar as coisas mas a morte foi inevitável. Otto ficou comovido com as memórias de Peter e prometeu ao rapaz que seria o novo Homem Aranha, o ''Homem Aranha Superior''. Enganando a todos, a família, os amigos, dormindo com a MJ...
Então vai ser algo do tipo ''vamos fingir que nada aconteceu'' ? Sim, acho que podemos fingir que isso nunca aconteceu, porque, depois de tantos protestos, a Marvel prometeu trazer Peter Parker de volta dos mortos em março!









MOMENTOS ESTRANHOS...











A PRIMEIRA TRILOGIA
O Aranha ganhou um seriado de tv em 1977, que durou até 1979. Alguns episódios duplos foram lançados como ''filmes'' na tela grande, exibidos com sucesso até no Brasil. Não havia um tio Ben e a tia May aparecia muito pouco. Além do Aranha, da tia May e do JJJ, não havia outros personagens conhecidos, o herói enfrentava bandidos comuns. As cenas de luta eram horríveis, e ele usava muito pouco seus poderes de aranha, por conta dos efeitos especiais da época. Até o Homem Aranha tinha uma participação pequena, Peter Parker (Nicholas Hammond, com uma calça beeeeeem justa) era meio detetive.
Você pode ver os três filmes completos no youtubo:
- Homem Aranha, o filme (The amazing Spider-Man 1977)
- O retorno do Homem Aranha (Spider-Man strikes back 1978)
- Homem Aranha, o desafio do dragão (Spider-Man, the dragon's challenge 1979)


HOMEM ARANHA (2002)
Baseado na linha ultimate, o filme traz muitas modificações em relação ao material clássico. Mas pouca gente reclamou. Ele é um filmão. A tecnologia chegou a um ponto em que finalmente era possível fazer um homem balançar numa teia entre os edifícios. Coloque-o ao lado de ''Superman o filme''. Foi um divisor de águas.


HOMEM ARANHA 2 (2004)
A mesma equipe está de volta e eles fizeram o filme mais legal da trilogia. Vale a pena pelas cenas de ação e pelas doses de bom humor.


HOMEM ARANHA 3 (2007)
A gente pode culpar o Sam Raimi pelo roteiro e pela direção, sabemos que ele fez o filme de má vontade. Ele não queria ver o Venom na trama, e aconteceram muitas discussões na pré produção. Mas o filme acabou sendo um tremendo sucesso de bilheteria. Só que o estúdio resolveu que não queria ver a cara do diretor no quarto filme e os atores principais (Tobey e Kirsten) disseram que só trabalhariam ao lado de Sam Raimi. Então a Sony resolveu esperar, mas ...

O ESPETACULAR HOMEM ARANHA (2012)
Para não perder os direitos do personagem, um filme foi feito às pressas. É um filme de origem que quer passar correndo pela origem e trazer algo novo, nesse caso, um vilão inédito. Para a alegria dos fãs, tem Gwen Stacy e lançadores de teias. Eu gostei da ausência do boneco digital (era meio fake em matéria de movimentos, no chão, na trilogia anterior), desta vez eles usaram dublês de verdade. Norman Osborn (será?) aparece no meio dos créditos. E Andrew Garfield faz mais o meu tipo, com os óculos de preferência.



O QUE SABEMOS SOBRE O PRÓXIMO FILME?

A atriz que faria o papel de Mary Jane foi cortada do filme na última hora. Mas ela voltará no filme seguinte. Já vimos Gwen Stacy vestida para morrer, porém, alguém aí anda falando sobre um final diferente para o filme. Electro é o vilão principal, Rhino é o coadjuvante, Harry Osborn deverá aparecer como Duende Verde. Uma imagem divulgada do filme mostrou, num laboratório secreto, os tentáculos do dr Octopus e as asas do Abutre.



7 comentários:

ALESSANDRO SKYWALKER disse...

Olha, eu tô morrendo de sono,
quero ir pra cama,
tem erros de português por aí?
Não vou atrás deles agora.

Sugestões para a próxima edição especial? alguém?

Anônimo disse...

melhor CHP especial desde que frequento aqui. http://paroutudo.com/wp-content/uploads/2013/09/palmas-gif-bcq.gif

Rafael C T disse...

SENSACIONAL O ARTIGO!!!

Sempre gostei de gibis, mas nunca tinha muito dinheiro pra ficar comprando e sempre tive dúvidas sobre o HA, pois não conseguia acompanhar as mudanças. Agradeço de coração.

Anônimo disse...

texto muiito bom cara, voce manja muito do assunto, congrats. gostaria de sugerir algo sobre o nightwing, ou asa noturna, apesar de nao ter tanta coisa como o HA. sobre flash tbm seria massa. A sensaçao que eu tive foi que eu lia hqs do HA ha pelo menos 7 anos.

Anselmo disse...

E ele conseguiu se superar, mais uma vez!!!!!!!

Anônimo disse...

Muito boa essa edição especial, parabéns! Eu queria muito saber sobre os x-men, apesar deu não acompanhar hqs, eu acho superinteressante o universo deles. Com certeza deve ter muita coisa boa pra explorar hein.

Thiago de Assumpção disse...

Acho que sou a unica pessoa que não gosta de homem-aranha....será????