25.1.14

ANTES DO CÓDIGO


Eu tive que dar uma googlada agora a pouco. Será que Dan Brown já foi roteirista de cinema? Já notou o modo como ele escreve seus livros? Parece que ele escreve pensando numa futura adaptação para o cinema, e ele chegou a admitir que, enquanto escrevia ''O Código Da Vinci'', imaginava o ator Jean Reno na pele do capitão Bezu Fache.
Então ele fez metade do trabalho, certo? É uma pena que os filmes tenham arruinado a outra metade do trabalho. Ainda me lembro dos protestos e das ameaças de boicotes, uma adaptação de ''O Código Da Vinci'' iria irritar muita gente. A Columbia Pictures ficou com medo e suavizou o filme. Ficou aquela coisa meio sem graça, uma sombra do livro. 
O sucesso do livro fez muita gente correr atrás das outras obras do autor. E o cinema fez a mesma coisa, resolveu dar uma chance pro ''anjos e demônios'' também.
Essa é a primeira aventura de Robert Langdon, tentando impedir que o vaticano voe pelos ares. Lembra um pouco ''o símbolo perdido'' e o ''Código'', se você reparar bem, os livros protagonizados por Langdon são bem parecidos, tem o vilão esquisito, a trilha de migalhas de pão e a moça inteligente que está no lugar e na hora errada, e que acaba fazendo uma parceria não romântica com o cara.
''Anjos e demônios'' também cutuca a igreja cristã, existe um segredo desconcertante que só será revelado no final (dã). O primeiro filme ficou uma droga, com cara de ''livro resumidamente filmado''. O segundo filme também decepciona, ele não quer gerar polêmicas (parece que o ''dogma'' do Kevin Smith deixou Roliúdi traumatizada) e assim, ''anjos e demônios'' deixa o grande segredo do livro de fora! O Papa pode ver o filme e curtir.
Se você já leu o livro, e conhece o tal segredo, pode fazer uma ideia do barulho que aquele filme poderia causar, caso fosse uma adaptação fiel. Mas, hey, quando esse tipo de coisa acontece, atiça pra valer a curiosidade do povo e aí ... o filme vira um sucesso de bilheteria. E, na maior parte das vezes, a gente deixa o cinema dizendo ''bah, não foi nada de mais...''.

4 comentários:

ALESSANDRO SKYWALKER disse...

FICHA TÉCNICA

TÍTULO ORIGINAL: angels & demons
ANO: 2000
AUTOR: Dan Brown
EDITORA: sextante
PÁGINAS: 474

Mich disse...

Dan Brown = Michael Bay da literatura!

Anônimo disse...

Os livros não são parecidos entre si, o Dan Brown é que não tem muita criatividade e repete a fórmula em todos eles.

Marcelonlinecwb disse...

Eu li todos os livros de Dan Brown, fique fissurado no Codigo, e confesso que me decepcionei com o filme, primeiro por tudo que tu já disse, segundo Tom Hanks (que eu adoro!) simplesmente não encaixou como Langdon, acho que Pierce Brosnan seria uma escolha melhor, mas é opinião minha...