30.11.13

INDOMÁVEL SONHADORA


Foi a produção mais barata entre os indicados ao Oscar deste ano, mas não foi um azarão na lista, o filme é realmente bom. Nenhum outro filme, ou novela, costuma ser tão realista. É essa simplicidade que atrai você, os personagens parecem pessoas de verdade, nada de mega astros bombados barra siliconizados, tem um clima de documentário. E o filme precisa ser simples, ele é apresentado pelo ponto de vista de uma criança. Quvenzhané Wallis mentiu sua idade para poder fazer o teste, e se tornou a mais jovem atriz a ser indicada ao Oscar. Depois de conferir o filme, voltei pro menu e vi que não há extra algum no pacote. Um filme tão legal merecia um lançamento mais caprichado.


ALÔ? É DO DISQUE-PIADA?

Hushpuppy vive com seu pai numa comunidade bem pobre numa ilhota no sul do país, eles a chamam de A Banheira. A garota narra o filme todo. Sabemos qual é o problema no mundo de Hushpuppy, mas ela não sabe. É legal ver como ela entende o mundo ao redor, ela gosta de escutar o coração dos bichos e aguarda pela chegada de criaturas pré histórias (imaginárias) que estão vindo do polo Sul (há um significado nisso, amadurecimento talvez?). Fugindo um pouco da dura realidade, ela também conversa com sua mãe ausente, e pretende, algum dia, sair em sua procura. Quando uma tempestade passa pelo local, toda a vizinhança fica em baixo d'água. Os moradores ficam ilhados em suas casas e planejam destruir uma barragem para fazer o nível da água baixar. Mas eles serão resgatados em breve e serão levados para um abrigo, só que ninguém quer sair de lá. Para piorar a situação, o pai de Hushpuppy está muito doente. Os personagens coadjuvantes são legais, tem sempre algo acontecendo no filme, ele não se arrasta (e nem pode, é curto demais) e tem alguns momentos tocantes e mágicos. Cara, eu adoro esse filme.











VEJA TAMBÉM: Onde vivem os monstros, O impossível, Preciosa, A vida é bela, Império do sol.

3 comentários:

ALESSANDRO SKYWALKER disse...

FICHA TÉCNICA

TITULO ORIGINAL: beasts of the southern wild
ANO: 2012
PAÍS: eua
DURAÇÃO: 93 min
DIRETOR: Benh Zeitlin (seu 1º filme)
ELENCO: Quvenzhané Wallis, Dwight Henry e Levy Easterly
PRÊMIOS: indicado para 4 Oscars (filme, diretor, atriz, roteiro adaptado)

Enio disse...

Assisti essa semana, conheci Hushpuppy que realmente mereceu a indicação, gostei muito. Me senti num documentário mesmo.

Eduardo Santos disse...

Também adorei esse filme. Dos indicados ao Oscar 2012, depois de "Amor" achei o melhor.