10.10.13

chp apresenta




GAME OF THRONES
EDIÇÃO ESPECIAL

Com um pé na fantasia, um pé na realidade e outro pé (?) na dura realidade, ''As crônicas de gelo e fogo'' nos levam até um mundo cruel, muito parecido com a Terra há alguns séculos, onde os invernos duram gerações e intrigas palacianas servem como ponto de partida para guerras sangrentas. Há muitas reviravoltas na saga e nenhum personagem está a salvo. É melhor você não se apegar a eles. Como se fosse um relato histórico, temos muita violência (física e sexual), mais de trinta personagens principais e outros mil coadjuvantes, a descrição detalhada de lugares e costumes, são 12 mil anos de história. Se você vai criar um mundo novo do nada, pense duas vezes, isso vai dar trabalho. Assim como essa edição especial. Mas resolvi pegar leve, o que eu vou fazer será apenas uma espécie de introdução aos livros e ao seriado de tv. Entre o primeiro e o quinto livro, passaram-se apenas 2 anos. É preciso dar uma olhada nos 12 mil anos de história, conhecer as principais famílias de Westeros, a geografia, a fauna e os povos, esses são detalhes que você pode caçar nos livros, mas o seriado de tv não liga muito para eles. O inverno está chegando no CHP, e ele vai ser bem quente.


O AUTOR

George R. R. Martin nasceu no dia 20 de setembro de 1948. Escreveu contos de ficção científica na década de 1970 e nos anos 1980 escreveu roteiros para seriados de tv. Em 1991 voltou a escrever livros e deu início à série ''as crônicas de gelo e fogo''. O primeiro livro, ''a guerra dos tronos'', foi publicado em 1996, em 1998 lançou ''a fúria dos reis'', ''a tormenta de espadas'' em 2000, ''o festim dos corvos'' em 2005 e ''a dança dos dragões'' em 2011. A serie ainda vai ganhar mais dois volumes (''os ventos do inverno'' e ''um sonho de primavera''). Em 2009, Martin se reuniu com dois produtores que queriam transformar os livros num seriado de tv, mas o projeto ficou na geladeira por um tempo, por conta da famosa greve dos roteiristas. O seriado só pôde estrear em 2011. Agora o cara está correndo contra o tempo para lançar os dois últimos volumes antes que o seriado alcance o quinto livro.


 O MUNDO CONHECIDO

O mundo conhecido é uma espécie de Terra alternativa. Temos três grandes continentes. Westeros lembra a Grã Bretanha, mas é muito maior e se estende até o polo norte. O clima é mais quente no sul, onde encontramos o deserto de Dorne, mas boa parte do continente sofre com o frio. Às vezes pinta um verão que pode durar uma década inteira, mas os invernos podem durar quase um século. Veremos a explicação para esse clima maluco no último livro. Ao norte, encontramos a gigantesca muralha de gelo, que protege os sete reinos da invasão dos povos que habitam a Terra de Sempre Inverno, a muralha vai de um litoral até o outro (das Presas de Gelo até a Baía das Focas) e tem castelos e castelinhos espalhados por sua extensão. 

- HISTÓRIA
Há 12 mil anos (aprox) Westeros era habitado por um povo mágico, os Filhos da Floresta, e haviam também os gigantes, habitando o norte. Nessa época (conhecida como a Era da Aurora), Westeros foi invadido por humanos que vieram de Essos, eles foram chamados de Primeiros Homens. Como europeus invadindo a América, eles acabaram com muitas florestas e lutaram contra os Filhos muitas vezes. Até que ambas as partes chegaram a um acordo, tipo reserva indígena. Essa paz durou 4 mil anos e deu início à Era dos Heróis.
Foi aí que pintou a Longa Noite. Um inverno que durou várias décadas, o sol desapareceu nas nuvens e os Caminhantes Brancos (também chamados de Os Outros) apareceram pela primeira vez. Vindos do norte gelado, eles odeiam a luz do sol e criaturas de sangue quente. Os Primeiros Homens e os Filhos da Floresta não podiam fazer nada contra eles, a não ser se esconderem. Quando o pessoal descobriu que podia ferir e matar os Outros com armas de obsidiana, os Caminhantes Brancos recuaram, o sol reapareceu dando um fim à Longa Noite. Então Brandon Stark, fundador da Casa Stark, construiu a imensa Muralha de gelo, com 500 quilômetros de extensão e 200 metros de altura, para impedir uma nova invasão dos Outros. Foi criada a Patrulha da noite, homens que se vestem de preto e protegem a muralha. Os Outros, os gigantes, os selvagens (humanos que não querem seguir nenhum rei), mamutes e outras criaturas estranhas, passaram a viver no norte gelado.
A Era dos Heróis terminou com a chegada dos Ândalos, outro povo vindo de Essos. Os Filhos da Floresta desapareceram e os invasores conquistaram todo o continente (foi fácil, eles tinham espadas de ferro. Os Primeiros Homens ainda estavam na idade do bronze). Westeros foi dividido, pelos Ândalos, em sete reinos:
- Reino do norte
- Reino do vale e do céu
- Reino das ilhas e dos rios
- Reino das terras da tempestade
- Reino da campina
- Reino do rochedo
- Principado de Dorne
Três mil anos depois, a família Targaryen chegaria a Westeros e unificaria todos os reinos num só império, com um único rei morando em Porto Real. Apenas o Principado de Dorne se manteve separado. A unificação completa dos sete reinos se deu 200 anos depois, com um acordo diplomático.

Cruzando o Mar Estreito, chegamos a Essos, um super continente que lembra a Europa e a Ásia, só que está quase na linha do equador. A oeste encontramos uma de suas cidades principais, Bravos, um conjunto de ilhas que tem o maior porto comercial do mundo. Parada obrigatória de todos os navegantes. O continente tem 9 cidades principais que vivem da exportação de mercadorias. Também são chamadas de ''cidades livres'' (Lorath, Pentos, Volantis, Bravos, Tyrosh, Lys, Myr, Qohor e Norvos). Quase no centro do continente encontramos o Mar Dothraki, uma imensa planície de grama baixa habitada por nômades guerreiros de mesmo nome. Ao sul fica o mar de Verão (uma versão do Mar Mediterrâneo) e o mar de Jade. Imagine um buracão azul no mapa unindo o Mediterrâneo ao oceano Índico. O mar de Jade leva você até Asshai e Qarth, passando pela Baía dos Escravos (as cidades de Astapor, Yunkai e Meereen, vivem da venda de escravos), muitos navegantes vão até lá em busca de especiarias, poderia ser uma outra versão da Índia.

- HISTÓRIA
Não se sabe por que os Primeiros Homens deixaram Essos, mas os Ândalos, que viveram nas terras entre Bravos e Pentos, sempre foram truculentos e conquistadores. Uma das cidades mais antigas do continente é Qarth, mas Valíria sempre foi a mais famosa, como se fosse a nossa Roma, um império surgiu nesse lugar. Nessa cidade nasceu a nobre Casa Targaryen, eles aprenderam a domar os dragões, que eram usados como máquinas de guerra e deixaram Valíria doze anos antes de sua destruição. Terremotos despedaçaram a península transformando-a num conjunto de ilhas, separadas do continente por um braço de mar que ficou conhecido como Mar Fumegante. Valíria se tornou uma cidade morta. Cem anos depois, Aegon Targaryen levou seus dragões até Westeros, unificou os sete reinos (seis deles na verdade) e reiniciou o calendário (vou falar sobre isso na linha do tempo). 

E, finalmente, o terceiro continente. O misterioso Sothoryos, uma versão da África. Até agora, nenhum personagem foi até lá. Só vemos uma pontinha dele nos mapas, mas pode ser do tamanho da própria África, é separado de Essos pelo mar de Verão, está cheio de animais únicos e de pestes, por isso não recebe muitos visitantes. Duas cidades, ao norte, no mar de Verão, são conhecidas, Zamettar e Yeen, mas estão em ruínas.


 AS CASAS

O elenco é enorme, existem famílias, pequenos clãs, e seus vassalos. Árvores genealógicas que você nunca vai memorizar. Nos livros acompanhamos os últimos membros da família Targaryen em Essos, e em Westeros, oito casas principais. Com o passar dos anos, houveram muitas alianças e traições entre essas famílias. De longe, o clã mais antigo é o clã Stark, descendentes dos Primeiros Homens. Os Lannisters surgiram algum tempo depois, ainda na Era dos Heróis. O clã Baratheon é o mais recente, surgiu durante o império dos Targaryen e deu início a guerra que tirou os Targaryen do poder, com a ajuda das casas Arryn, Stark, Tully e, na última hora, os Lannisters e os Frey (vassalos dos Tully). A casa Greyjoy tentou tirar o rei Robert Baratheon do trono de ferro, mas foram derrotados pelo irmão do rei, Stannis, numa batalha naval. Algumas alianças foram formadas após, e durante, a guerra contra os Targaryen, Eddard Stark se casou com Catelyn (da casa Tully) e o rei Robert Baratheon se casou com Cersei Lannister. Balon Greyjoy permitiu que seu filho Theon fosse criado pelos Stark e Jon Arryn se tornou a Mão do rei (seu principal conselheiro). 


STARK

Eddard Stark é o personagem principal do primeiro livro. Ele e Robert Baratheon foram criados juntos por Jon Arryn. Ned perdeu seu pai e seu irmão, que foram executados a mando do rei Targaryen, Aerys II. Isso fez Jon Arryn dar início a uma rebelião. Ned se tornou o senhor de Winterfell, ele se casou com Catelyn, que estava prometida ao seu irmão, e viajou até Dorne para resgatar a irmã Lyanna que estava nas mãos do príncipe Rhaegar Targaryen. Mas a moça foi morta e, Robert Baratheon, que era seu noivo, conseguiu derrubar o rei e se sentou no trono de ferro. Ned voltou para casa com um filho bastardo chamado Jon Snow, cuja origem ainda é um mistério. Com Catelyn ele teve 5 filhos, cada um deles tem um lobo gigante como bichinho de estimação
Brasão: Lobo prateado
Lema: O inverno está chegando


Ned Stark
Senhor de Winterfell
Momento de glória: Ele descobriu a terrível verdade sobre a rainha Cersei.
Fundo do poço: Confiou na pessoa errada e se deu mal, muito mal.
Conexões: Irmão de criação do rei Robert.
Armas: A espada Gelo.

Catelyn Stark
Senhora de Winterfell
Momento de glória: Foi a primeira pessoa a notar que os filhos precisavam da companhia constante de seus lobos de estimação.
Fundo do poço: Libertou um prisioneiro de guerra e fez o filho passar vergonha na frente de seus vassalos.
Conexões: Sua irmã Lysa foi casada com a Mão do rei, Jon Arynn. Petyr Baelish (mestre da moeda em Porto Real) tinha uma queda por ela quando eram crianças.


Robb Stark
Idade: 14 anos
Filho de Eddard
Lobo: Vento Cinzento
Momento de glória: Se tornou o rei do norte.
Fundo do poço: Quebrou uma promessa e se casou com outra mulher.


Sansa Stark
Idade: 11 anos
Filha de Eddard
Loba: Lady
Momento de glória: Necas, ela ainda não deixou de bancar a donzela em apuros.
Fundo do poço: Seu primeiro casamento não foi com um príncipe encantado.
Conexões: Sandor Clegane, guarda costas do príncipe Joffrey, se encantou com a beleza de Sansa e virou seu protetor em Porto Real.


Arya Stark
Idade: 9 anos
Filha de Eddard
Loba: Nymeria
Momento de glória: Foram muitos, é uma das personagens mais amadas. Ninguém segura essa garota, ela sempre se adapta e dá a volta por cima.
Fundo do poço: Teve que se livrar de sua loba, mas consegue se comunicar com ela a distância.
Conexões: Conheceu Gendry, um dos bastardos do rei. E descobriu o nome da mãe de Jon Snow.
Armas: A espada Agulha.


Bran Stark
Idade: 8 anos
Filho de Eddard
Lobo: Verão
Momento de glória: É o único membro da família que aprendeu a usar todos os ''super poderes'' e foi além.
Fundo do poço: Não conseguiu impedir a queda de Winterfell. Mas conseguiu fugir de lá.
Conexões: Seus criados, Hodor e Osha, uma selvagem. Jojen e Meera Reed, companheiros de aventuras.
Armas: Visão Verde.

Rickon Stark
Idade: 3 anos
Filho de Eddard
Lobo: Cão felpudo
Momento de glória: O personagem deverá ganhar mais destaque no próximo livro.


Jon Snow
Idade: 15 anos
Filho bastardo de Eddard
Lobo: Fantasma
Momento de glória: Derrotou o exército de Mance Rayder. 
Fundo do poço: Se deu mal por ter sido tão tolerante com o povo além da Muralha.
Conexões: Teve um caso com uma selvagem chamada Ygritte.
Armas: A espada Garralonga.


Theon Greyjoy
Idade: 19 anos
Filho adotivo de Eddard
Momento de glória: Conquistou Winterfell com poucos homens.
Fundo do poço: Foi torturado fisicamente e psicologicamente, perdeu sua identidade.
Conexões: Seu pai, Balon Greyjoy, se tornou mais um candidato ao trono de ferro na Guerra dos Cinco Reis.


LANNISTER

Os Lannisters, uma das mais ricas famílias de Westeros, senhores do Rochedo Casterly, já estavam em Porto Real (a ''capital'' dos 7 reinos) muito antes da rebelião de Robert Baratheon. Tywin  Lannister era a Mão do rei Aerys II e sua filha Cersei havia sido prometida ao príncipe Rhaegar, mas o rei casou o filho com outra mulher, Elia Martell. Seu irmão gêmeo, Jaime, era membro da guarda real de Aerys II. Cersei e Jaime descobriram a sexualidade juntos. A mãe tentou separá-los, mas eles se uniram novamente em Porto Real quando Jaime, para fugir de um casamento arranjado pelo pai com uma Tully, entrou para a guarda real, que só admite homens solteiros e proíbe casamentos. Durante a rebelião Baratheon, Jaime se voltou contra o rei louco e o matou, ganhando o apelido de regicida. Cersei se casou com Robert e se tornou rainha, mas nunca deixou de amar o irmão. Seus três filhos, Tommen, Joffrey e Myrcella são frutos de sua relação incestuosa com Jaime e o rei Robert nem suspeita disso. A mãe dos gêmeos morreu ao dar à luz ao terceiro filho, o anão Tyrion. Ele se tornou a ovelha negra da família, mas é de longe um dos personagens mais espertos do elenco, embora já tenha se dado mal por ter uma queda por prostitutas.
Brasão: Leão dourado
Lema: Ouça-me rugir

Cersei
Senhora de Rochedo Casterly
Momento de glória: Se tornou rainha regente, o poder a deixou embriagada e descuidada também.
Fundo do poço: Humilhação total, atravessou a cidade peladona. E não foi num pesadelo.
Conexões: Mãe do sádico príncipe Joffrey. E dos pequenos Tommen e Myrcella.


Jaime
Senhor comandante da Guarda Real
Momento de glória: Se recusou a entregar a cabeça do próprio pai ao rei Aerys, quando Tywin se juntou à rebelião de Robert Baratheon. Ao invés disso, ele matou o rei e foi perdoado por Robert.
Fundo do poço: Quase desistiu de viver quando foi mutilado por seguidores do rei do norte.
Conexões: Viveu uma comédia romântica ao lado de Brienne, a mulher cavaleiro.


Tyrion
Senhor de Rochedo Casterly
Momento de glória: Foi o verdadeiro herói da batalha de Água Negra.
Momento inesquecível: Tyrion esbofeteia o nojento do príncipe Joffrey para a nossa alegria.
Fundo do poço: Teve que lutar na arena de Meereen, montado num porco, para o divertimento da rainha Daenerys.
Conexões: Shae, sua amada prostituta. Bronn, amigo e mercenário.


Joffrey
Idade: 12 anos
Momento de glória: Sentou no trono de ferro e começou a executar e torturar pessoas por puro prazer.
Fundo do poço: Descobriu que, por alguma estranha razão, o povo não gosta dele. Quase foi linchado pelo povão enquanto seu séquito atravessava a cidade.
Conexões: Sandor Clegane, o Cão de Caça, é seu guarda costas. Seu irmão, Gregor Clegane, conhecido como ''A montanha que anda'', é um cara imenso e muito malvado.


TARGARYEN

Os Targaryen surgiram em Valíria, mas não eram uma família muito poderosa na época. Irmãos e irmãs se casavam para manter o sangue puro. Um dia, Daenys, a Sonhadora, previu a destruição da cidade e o clã se mudou para o oeste. Doze anos depois, aconteceu a Perdição de Valíria. Terremotos, vulcões, o chão se abriu e engoliu palácios inteiros, o céu foi coberto por cinzas e fogo. Ao norte, o terreno afundou e o mar avançou. Em seguida veio o Século de Sangue e Caos, uma guerra entre várias potências de Essos. Mas os Targaryen estavam em Westeros, na Ilha de Pedra do Dragão. A cidade de Volantis lutava para se tornar a nova Valíria, e quando tentaram conquistar Tyrosh, Aegon, o conquistador, deixou Pedra do Dragão e derrotou os volantinos. Mas ele não queria saber de Essos, Aegon queria conquistar Westeros. Com suas irmãs-esposas e três dragões, Aegon conquistou o continente na Guerra da Conquista e construiu a Fortaleza Vermelha em Porto Real. Trezentos anos depois, Robert Baratheon derrotou Aerys II se tornando rei. O príncipe Viserys  e a rainha Rhaella conseguiram fugir para Pedra do Dragão, onde ela morreu ao dar à luz a princesa Daenerys. Os irmãos fugiram para Essos. Viserys sonha em voltar para Westeros e tomar o trono do usurpador Baratheon, logo, para conseguir um exército, ele casa sua irmã com um guerreiro Dothraki.
Brasão: Dragão vermelho com três cabeças
Lema: Fogo e sangue


 KHAL DROGO

Os Dothrakis são nômades guerreiros que cruzam a região central do continente de Essos com verdadeiras cidades ambulantes, os Khalasares. Sempre saqueando e matando todos que cruzam seu caminho (é assim que conseguem comida, esposas e armas) eles têm uma cidade sagrada chamada Vaes Dothrak (onde é proibido derramar sangue). O cavalo está no centro da cultura Dothraki (acho que eles devem ter dezenas de palavras para ''cavalo'' mas nenhuma para ''neve''), nenhum Khalasar atravessa a água salgada (a ''água que os cavalos não bebem'') e as mulheres grávidas comem coração cru de cavalo para dar forças ao bebê. Um Khal (o líder do Khalasar) só corta o cabelo quando perde uma batalha. Daenerys Targaryen se casou com Khal Drogo e se tornou Khaleesi (mulher do Khal), ela ganhou três ovos de dragão petrificados (os dragões estão extintos há 200 anos) como presente de casamento.


Daenerys
Idade: 14 anos
Nascida na Tormenta, Mãe de dragões
Momento de glória: Comprou todos os escravos de Astapor só para poder conquistar a cidade.
Fundo do poço: O povo quer ver muito sangue rolando na arena. Mas a rainha não gosta de shows de violência (é sabido). Desrespeitando a tradição local, arrumou muitos inimigos na cidade, não foi uma boa governante.
Conexões: Sor Jorah Mormont é seu protetor. Missandei é sua criada mais dedicada.
Armas: Três dragões de estimação.


BARATHEON

A casa Baratheon é uma ramificação da casa Targaryen. O fundador, Orys Baratheon era general de Aegon I (alguns dizem que era seu irmão bastardo). Quando o príncipe Rhaegar sequestrou Lyanna Stark, noiva de Robert Baratheon, teve início a Rebelião Baratheon. Robert matou Rhaegar na Batalha do Tridente e depois rumou para Porto Real, onde se sentou no trono de ferro (de boa, o cara tinha uma avó Targaryen). Mas ele nunca quis ser rei. Deixou seus conselheiros (Petyr Baelish, Varys o eunuco e Meistre Pycelle) cuidando de tudo enquanto comia, bebia e gerava filhos bastardos por toda a cidade. Deixou a Coroa endividada com a casa Lannister. Quando sua Mão, Jon Arryn, morreu misteriosamente, o rei partiu para Winterfell para nomear seu irmão de criação, Eddard Stark, como sua nova Mão. Seu irmão Stannis foi um grande general durante a Rebelião e seu irmão mais novo, Renly, se tornou o Lorde de Ponta Tempestade (a sede do clã Baratheon).
Brasão: Um veado coroado
Lema: Nossa é a fúria


Robert Baratheon
Monarca dos Sete Reinos
Momento de glória: Matou o príncipe Rhaegar na batalha do Tridente com seu martelo de guerra.
Fundo do poço: Levou o reino à miséria por conta de suas festas e torneios. Os três filhos de Cersei não são seus. Robert gerou 7 filhos bastardos conhecidos, a rainha conseguiu eliminar 3 deles. Dois garotos ainda estão por aí. Uma profecia ouvida por Cersei, antes de se casar, dizia que seu marido, o rei, teria 16 bastardos.


Stannis Baratheon
Momento de glória: Foi o único rei, durante a Guerra dos Cinco Reis, que respondeu ao pedido de socorro da Patrulha da Noite. Derrotando o exército dos selvagens que tentavam atravessar a Muralha.
Fundo do poço: Realizou campanhas militares desastrosas porque ouviu os conselhos da bruxa Melisandre.

Melisandre de Asshai
Com a aparição de um cometa vermelho nos céus, o culto ao senhor da luz, R'hllor (tente pronunciar isso em voz alta), tomou força. Melisandre é sua mais famosa sacerdotisa em Westeros e se tornou a principal conselheira de Stannis. Conseguiu fazer o cara abandonar sua antiga religião e vive lhe dizendo que ele é o escolhido do deus da luz (mas nem mesmo ela acredita nisso agora).
O quê? A moça parece ter planos para Jon Snow.
Hã?? Deu à luz ao monstro de fumaça do seriado Lost.


Renly Baratheon
Momento de glória: Conseguiu juntar um exército imenso na Guerra dos Cinco Reis, tinha grandes chances de tomar o trono de ferro.
Fundo do poço: Até sua esposa sabia que ele tinha um caso amoroso com Loras Tyrell (o irmão dela). George R.R. Martin, que também dá pitacos no seriado de tv, resolveu investir mais na homossexualidade de Renly. Nos livros o assunto passa batido.
Conexões: Brienne, sua guarda costas. Loras Tyrell, o amante. Margaery Tyrell, a esposa que ficou sem sexo.


OS DEUSES

A religião é um fator sempre presente na saga, às vezes, gerando discórdias e guerras (oh, que novidade). Quando os Primeiros Homens pisaram em Westeros, se tornaram adoradores dos deuses dos Filhos da Floresta. Hoje eles são chamados de Deuses Antigos, procure por um represeiro (uma árvore branca com folhas vermelhas) com um rosto humano talhado no tronco e comece a rezar. Esses são os deuses do clã Stark, muito populares no norte. Com a chegada dos Ândalos, o culto dos Sete se tornou o mais popular em Westeros. Temos um deus com sete faces, cada uma delas tem um significado e atende a orações específicas: o Pai (julgamento para todos), a Mãe (a criadora), a Velha (nos dá sabedoria), a Donzela (pureza), o Ferreiro (habilidade), o Guerreiro (coragem no campo de batalha) e o Estranho (a representação da morte). Nas Ilhas de Ferro, os Greyjoy adoram o Deus Afogado e os Dothraki o Grande Garanhão. R'hllor, o senhor da luz, começou a ganhar espaço em Westeros por conta da passagem de um cometa vermelho. E esse é o único deus que realmente se manifesta na saga, seus sacerdotes têm um grande poder nas mãos. Para R'hllor, todos os outros deuses são demônios e devem ser destruídos.


AS CRIATURAS

Mamutes, lobos gigantes, felinos horripilantes e dragões. A lista de animais fantásticos que habitam o mundo conhecido não é muito grande, existem cavalos, vacas e ovelhas, cães, gatos e corvos também. E os lendários Snarks e os Gramequins, que possivelmente foram imaginados para assustar crianças pequenas. Vai saber, existem muitas coisas malucas ao norte da Muralha. Gigantes que montam em mamutes, por exemplo. Desde que os Outros começaram a se agitar na Terra de Sempre Inverno, o frio ficou mais intenso, e se você morrer por lá, precisa ser cremado, senão vai voltar como um zumbi. Os Outros são criaturas estranhas, usam uma armadura quase transparente, coisa de extra terrestre mesmo, e espadas também. E eles odeiam seres de sangue quente. O norte também é o lar dos Wargs, ou Troca peles, pessoas que podem entrar no corpo de um lobo gigante durante o sono. Todos os filhos de Ned Stark são Wargs, até o bastardo Jon Snow. O pequeno Bran já aprendeu a entrar no corpo de outros animais, além de seu lobo Verão. E ele também já sabe entrar no corpo de outras pessoas.


A PATRULHA DA NOITE

A Patrulha da Noite foi criada junto com a Muralha. São homens que se vestem de preto e que são treinados para lutar até a morte contra os invasores. Com o passar dos séculos, os Outros e os selvagens se acalmaram e a Muralha deixou de sofrer muitos ataques. Aí a Coroa ficou relaxada, a Patrulha da Noite não serve a nenhum rei, apenas ao reino, e os reis passaram a enviar prisioneiros para servir na Muralha. Eles podem escolher, pena de morte ou vestir o negro. Atualmente, a Patrulha é formada por todo tipo de criminoso, nenhum rei acredita mais numa possível invasão vinda do norte da Muralha.
Eis que surge Mance Rayder, o ''rei pra lá da Muralha''. Ele já foi um membro da Patrulha da Noite. Lá no norte, ele juntou um exército de selvagens, gigantes e mamutes para derrubar a Muralha. Acima de tudo, os selvagens estão tentando invadir os Sete Reinos para fugir dos Outros. Após uma década de verão, o inverno chegou, para a alegria dos Outros.

Esse é o juramento que todo homem precisa fazer ao entrar para a Patrulha da Noite:
''Ouçam minhas palavras e testemunhem os meus votos. A noite chega e minha vigília começa. E ela não terminará até que eu morra. Não tomarei esposa, não possuirei terras, não gerarei filhos. Não usarei coroas e não conquistarei glórias. Viverei e morrerei em meu posto. Sou a espada na escuridão, o vigilante na muralha. Sou o fogo que arde contra o frio, a luz que traz consigo a alvorada, a trombeta que acorda os que dormem, o escudo que guarda o reino dos homens. Dedicarei minha vida e minha honra à Patrulha da Noite, a partir desta noite e das outras que estão por vir.''



OS LIVROS VS O SERIADO DE TV

São poucas as diferenças, a serie segue os livros quase a risca. Para os leitores, o seriado é bem previsível. A irmã de Theon mudou de nome e os lobos gigantes aparecem pouco. Personagens como Jojen e sua irmã estão atrasados. Embora esteja fazendo o maior sucesso, o seriado precisa de muita grana. Cidades digitais, lobos gigantes, a batalha do Água Negra nem se compara ao confronto que ''vemos'' no livro, ainda assim as filmagens foram bem caras. As locações acontecem em vários países, Irlanda do Norte, Islândia, Marrocos, Croácia... e são mais de 100 atores.


A LINHA DO TEMPO

Quando Aegon conquistou Westeros, ele reiniciou o calendário. O ano em que ele pisou no continente passou a ser o ano 1. Então, leve em consideração a sigla, AC para ''antes da conquista'' e DC para ''depois da conquista''. As datas AC são datas aproximadas.

12.200 anos (AC) - Era da Aurora, os Primeiros Homens chegam a Westeros. 
8.000 anos (AC) - Começa a Era dos Heróis, surgem os Outros, começa a Longa Noite, os Outros são derrotados, Brandon Stark constrói a Muralha.
6.000 anos (AC) - Os Ândalos pisam em Westeros.
5.000 anos (AC) - Fundação da cidade de Valíria.
4.000 anos (AC) - O continente já foi conquistado pelos Ândalos, termina a Era dos Heróis. 
3.000 anos (AC) - Fundação dos Seis Reinos.
700 anos (AC) - Os Roinares tentam conquistar Valíria mas fracassam. Nymeria, a rainha guerreira Roinar, leva os sobreviventes da batalha até Dorne, em 10 mil navios, e forma uma aliança com a casa Martell.
500 anos (AC) - Fundação da cidade de Bravos.
200 anos (AC) - A casa Targaryen se instala em Pedra do Dragão, em Westeros. Valíria é destruída por um cataclisma. 
ANO 1 - Aegon o Conquistador invade Westeros e cria a capital Porto Real.
129 a 137 anos (DC) - Começa a ''dança dos dragões'', uma guerra civil entre os membros da família Targaryen. Muitos dragões foram mortos durante a guerra. O rei Aegon III não consegue criar mais dragões, eles nascem doentes e fracos. Os últimos dragões deixaram ovos que os Targaryen não conseguem chocar, os ovos foram destruídos, alguns se perderam. Os dragões se tornaram extintos.
184 anos (DC) - Raymun Barbavermelha, o Rei pra lá da Muralha, pega a Patrulha da Noite de surpresa e invade o norte. Eles são detidos por uma Tropa Stark.
195 a 196 anos (DC) - Rebelião Blackfyre, outra guerra civil entre os Targaryen.
197 anos (DC) - Fundação dos Sete Reinos, é feito um tratado de paz com Dorne através de um casamento.
212 anos (DC) - Segunda Rebelião Blackfyre.
255 a 260 anos (DC) - Guerra dos Reis de Nove Moedas.
263 anos (DC) - Nasce Robert Baratheon. Nasce Eddard Stark.
266 anos (DC) - Nascem os gêmeos Jaime e Cersei Lannister.
274 anos (DC) - Nasce Tyrion Lannister.
279 anos (DC) - Nasce Theon Greyjoy.
282 anos (DC) - Começa a Rebelião de Robert Baratheon.
283 anos (DC) - Fim da dinastia Targaryen. Robert Baratheon se torna o rei dos Sete Reinos. Nasce Robb Stark. Nasce Jon Snow.
284 anos (DC) - Nasce Daenerys Targaryen.
286 anos (DC) - Nasce Sansa Stark. Nasce Joffrey Baratheon.
289 anos (DC) - Nasce Arya Stark.
290 anos (DC) - Nasce Brandon (Bran) Stark. Nasce Myrcella Baratheon.
291 anos (DC) - Nasce Tommen Baratheon.
295 anos (DC) - Nasce Rickon Stark.
298 anos (DC) - Início do primeiro livro. Robert vai para Winterfell nomear Eddard Stark como sua nova Mão. Começa a Guerra dos Cinco Reis.
299 anos (DC) - Época dos dois últimos livros publicados, ''O festim dos corvos'' e ''A dança dos dragões''.

8 comentários:

ALESSANDRO SKYWALKER disse...

Wow 6 mil postagens!!

Agora vou dormir por 100 anos.

Na próxima edição especial:
O amigão da vizinhança.

Matheus disse...

Ficou muuuuito afudê, Alessandro. Parabéns!!
Sou muito fã de Game of Thrones e comecei pela série. Quando acabou a segunda temporada, comecei a ler os livros. Agora, só falta A Dança dos Dragões e já fiquei sabendo que o Tyrion vai dançar para a Daenerys rsrsrsrs Aposto que vai ser hilário.
O post é ótimo pra quem tá começando, vai ajudar na caracterização dos personagens principais.
Parabéns de novo, abração! :D

Gabriela disse...

A Cat salvou o Jaime.Ele fez o melhor em uma situação impossível.Se ela tivesse agido diferente o jaime estaria morto e aí sim ele não valeria nada.Robb só não o teve de volta por conta do Bolton.

A Sansa é uma puta heroína!Ela conseguiu se manter viva quando pessoas mais experientes e poderosas q ela falharam no mesmo.Ela têm aguentado tanta merda.E apesar disso manteve seu espírito intacto.Isso é uma proeza e tanto.Jofrey fazia de tudo para provocá-la e ela não perde a pose.Sempre diz o q deveria dizer.A Arya já tinha perdido a cabeça há muito muito tempo.Quanto tempo ela sobreviveria em Porto Real?

A Daenerys é de longe minha preferida.Então discordamos nisso também.

Anselmo disse...

O empurrão que me faltava para começar a ver a série.

Anônimo disse...

parabéns pelo número, são 6000 de muita coisa boa(conteúdo e informação). Que continue com criatividade para os próximos números redondos.

E a edição tá ótima, e obrigado pela linha do tempo. Agora poderia fazer uma árvore das famílias menos confusa que a que vem no final dos livros.

raul disse...

Uau....
!!!!!

Parabéns pelo post! A segunda Temporada está em DVD esperando por mi aqui em casa. Volto já!

Anônimo disse...

Muito bom! Os nomes traduzidos para termos comuns em português não serão assim na série de TV, né?

ALESSANDRO SKYWALKER disse...

Bem, eu notei que às vezes as legendas em PT do seriado respeitam a tradução que vemos nos livros, mas alguns poucos nomes e nomes de lugares estão na versão original na serie, a irmã do Theon mudou completamente de nome, não sei o por que