5.10.13

A ÚLTIMA SEXTA FEIRA COMPLETA 20 ANOS


O filme é de 1993, passou pela Argentina em outubro, mas o Brasil só viu a cara do filme um ano depois, em outubro de 1994. Por incrível que pareça, esse tipo de coisa ainda acontece por aqui. JASON VAI PARA O INFERNO - A ÚLTIMA SEXTA FEIRA é o filme que tentou dar um fim à franquia. O quarto filme fez a mesma coisa em 1984, Jason morre, pela primeira vez, no final. Mas ele volta no sexto filme, sua primeira volta dos mortos, e as voltas se tornaram constantes depois disso. ''Jason vai para o inferno'' é o nono filme, e ele tinha aquele clima de conclusão. O filme explicou por que Jason vive voltando à vida e deu um fim a isso, tirando ''seus poderes''. 
Após uma aventura em niuiorqui, Jason volta com a máscara fundida ao rosto por conta do banho de ácido (se me lembro bem, a máscara caiu no final do oitavo filme, mas vá lá). Esse último capítulo caprichou na violência, uma mulher é partida ao meio enquanto fazia sexo e o parceiro dela pode ser visto andando sem calças minutos antes. Sexo, nudez masculina e um pouco de ''a hora do pesadelo'', por conta do monstrinho que aparece no final. 
No último minuto pinta uma piadinha que acabou se transformando num gancho para o filme ''Freddy vs Jason'', dez anos depois. Vemos a mão de Freddy Krueger agarrando a máscara de Jason. 
É claro que o carinha acabou voltando para um décimo filme em 2001 (Jason X). Mas como o nono capítulo havia enviado Jason ao inferno de uma vez por todas, o jeito foi fazer um filme cuja trama se passava no futuro, numa nave espacial. 
Parte 9, parte 10 e ''vs'', os 3 filmes possuem roteiristas diferentes e foram lançados numa ordem invertida, ainda assim é possível encaixar o ''vs'' entre a parte 9 e a parte 10, já que Freddy trouxe Jason de volta do inferno (Freddy já estava lá desde 1991,''a hora do pesadelo 6 - o pesadelo final - a morte de Freddy'').
Seria legal ver Jason encerrando sua carreira no cinema com 13 filmes. Mas o maldito remake barra reboot barra realidade alternativa de 2009 provou que, esse tipo de serial killer, não assusta mais ninguém hoje em dia. Tudo bem, não se fazem mais filmes de horror com o mesmo charme dos anos 1980.

3 comentários:

ALESSANDRO SKYWALKER disse...

FICHA TÉCNICA

TÍTULO ORIGINAL: Jason Goes to Hell: The Final Friday
ANO: 1993
PAÍS: eua
DURAÇÃO: 87 min
DIRETOR: Adam Marcus

Mich disse...

Jason ganhando uma irmã bastarda, e tentando matar a sobrinha, foi muito "Halloween"! Só a ideia de pessoas sendo receptoras da alma do Jason ao longo do filme foi no máximo divertida!

Pior é saber que outra franquia slasher tá seguindo a tal formula do assassino ganhando parente! Essa franquia e a do Leatherface no filme recente!

O engraçado é que tá pra ser lançado um Doc de sete horas (credo!) sobre a franquia. Ele se chama "Crystal Lake Memories".

Leirson disse...

Ainda acho que há esperança num filme Sexta-Feira 13. O problema é que os roteiristas ou os diretores das distribuidoras, sei lá, acham que o filme DEVE ter altas doses de nudez gratuita e humor..coisa que sim, havia nos primeiros filmes, só que de forma sugerida e dentro de um contexto. Vamos ver como o novo filme prometido para 2014-2015 irá se sair...