16.9.13

INVOCAÇÃO DO MAL


Já viu aquele video que mostra a reação do público que está vendo INVOCAÇÃO DO MAL? Fizeram a mesma coisa para promover o primeiro ''atividade paranormal'', e deu certo. Mas INVOCAÇÃO DO MAL não precisava apelar tanto, o filme tem uma bela trilha musical que ajuda no clima, só que não mete tantos sustos. E a platéia do video? Eles estão vendo alguma outra coisa (deve ser como aquele pessoal que recebe uma graninha pra elogiar um filme da Xuxa na frente de um cinema). Ok, esse filme pode assustar algumas pessoas, vi isso acontecer na sala, o problema é que eu me tornei imune a filmes de terror (já vi milhares deles, desde criança). O filme precisa inovar para me assustar ou nada feito. Sugestão, se INVOCAÇÃO DO MAL tivesse sido filmado em preto e branco, wow!


A FILHA DO CHUCK


O filme é baseado numa história real (ah, nem vou fingir que acredito), é a história de uma família que foi morar numa casa mal assombrada em 1971. O caso se tornou famoso e inspirou o filme "terror em Amityville" (1979). Ron Livingston e Lili Taylor (essa mulher adora uma casa amaldiçoada) acabaram de se mudar para uma casa no campo com as cinco filhas. No começo temos aquele lance do relógio que sempre congela às 3:07hs da manhã (e não às 3:15hs, como em Amityville) e depois pintam os sons estranhos pela casa, o frio e o mau cheiro. Até aí o filme é bem interessante, mas quando o terror se torna visual demais, com zumbis fantasmagóricos, INVOCAÇÃO DO MAL vira um filme de terror qualquer. Patrick Wilson e Vera Farmiga são os Warren, um casal de caçadores de fantasmas, e afins, que entra no filme para ajudar a pobre família. Vera conversou com a própria Lorraine Warren antes de fazer o filme, e talvez não tenha aprendido nada com a velhinha, Lorraine viu o filme e não gostou do resultado. E como poderia? Ela passou por maus bocados naquela época (a-ham...) e agora temos um filme feito para divertir as pessoas. Não gostei do segundo ato do filme e nem da desnecessária propaganda pró cristã. Mas se você está chegando agora ao universo do terror, pode até gostar do filme. É fácil explicar o sucesso de INVOCAÇÃO DO MAL, ele não bebe da mesma fonte dos terrores atuais, é pré ''Pânico'', é das antigas, seu maior pecado é se tornar explícito demais no final. Terror sugestivo é muito mais legal.











VEJA TAMBÉM: Terror em Amityville (1979), Poltergeist - DIGA ''SIM'' ÀS DROGAS: A casa amaldiçoada (1999) - NA TELINHA: American horror story 1ª temporada.

7 comentários:

ALESSANDRO SKYWALKER disse...

FICHA TÉCNICA

TÍTULO ORIGINAL: the conjuring
ANO: 2013
PAÍS: eua
DURAÇÃO: 112 min
DIRETOR: James Wan (jogos mortais)
ELENCO: Patrick Wilson, Vera Farmiga, Lili Taylor e Ron Livingston
DATA DE ESTREIA NO BRASIL: 13 de setembro

Anselmo disse...

Nossa, falar mais o quê? Desde o vídeo de promoção, passando pela Lili Taylor atormentada até o terror sugestivo, você tocou em todos o pontos que eu pretendia citar e digo que temos a mesma opinião sobre o filme, exceto o negócio do preto e branco.

Bom, se era para ser um filme de terror, falhou, pois não me deu medo. Se era para ser um filme de sustos, também falhou. E olha que eu sou do tipo que pula da cadeira e fecha os olhos para não ver. Ele até começou legal com o caso daquela boneca, mas depois descobrimos que aquilo é só a apresentação do casal Warren e que aquela boneca fica esquecida até o roteiro dar uma utilidade, inútil, pra ela.

Tirando esses fatores resta apenas o drama de uma família enfrentando algo desconhecido, que aqui tem teor sobrenatural, mas poderia ser qualquer outra ameaça. Nesse ponto o filme me ganhou, pois conseguiu com que eu me importasse com aquelas pessoas, e isso já é um mérito.

Como experiência recomendo o "Sobrenatural" do mesmo diretor e também com o Patrick Wilson. Esse é bem mais interessante e me pregou uns bons sustos, apesar de escorregar no terceiro ato justamente por materializar um universo que era bem mais legal na imaginação.

Rafael disse...

Não parece a árvore do Tim Burton?

Anônimo disse...

Isso me pareceu mais a opinião de um cético do que de um "crítico" de cinema. u.u

ALESSANDRO SKYWALKER disse...

quem é "crítico" de cinema aqui?
baseado numa história real my ass.

ALESSANDRO SKYWALKER disse...

éééé, é quase a mesma árvore

Marcelo Doni disse...

gostei do filme e realmente o inicio da boneca realmente assusta de resto concordo com Anselmo o filme me ganhou por pois conseguiu com que eu me importasse com a família e isso num filme de terror conta muito