18.9.13

7 MULHERES TARADAS POR MONSTROS (mas quem copiou quem?)


L.J. SMITH (diários do vampiro, 1991)
Essa mulher escreve pra caramba, lança trilogias e quadrilogias mas não se afasta muito da saga DIÁRIOS DO VAMPIRO, uma série de livros que os leitores do blog já me disseram para não comprar, o seriado de tv pelo menos é legal. Entre a quadrilogia e a trilogia, a moça passou 16 anos sem escrever nada, voltou ao mundo de Stefan e Damon (e Elena) em 2009, quando a serie de tv surgiu. Mas foi demitida por sua editora, em 2011, que ainda está lançando livros sobre os personagens, escritos por outros autores.



CHARLAINE HARRIS (morto até o anoitecer, 2001)
Se você acha que a serie TRUE BLOOD é apelativa demais, devia dar uma olhada nos livros. Sookie Stackhouse não é nenhuma vadia, apenas uma mulher com uma vida sexual bem ativa, o negócio é que, quando pinta sexo no livro, a autora capricha nos detalhes. Ela passou por cima do clássico romance com vampiros para fazer sexo selvagem com vampiros. Nos livros também encontramos uma quantidade absurda de criaturas paranormais.
ELA DEVE TER LIDO: Diários do vampiro.



STEPHENIE MEYER (crepúsculo, 2005)
Ela diz que Edward apareceu para ela num sonho. Em seu livro os vampiros vão à escola e têm super poderes no estilo X-men. Ela também fala sobre lobisomens e é só, não é um universo assim tão grande, embora seja bem antigo. O filme de 2008 é muito fraquinho, mas abriu as portas para muita gente, True Blood e The vampires diaries foram parar na tv, novas franquias "mamãe quero virar filme algum dia" apareceram nas livrarias, e temos sempre um "mamãe quero ser o novo Crepúsculo" pintando nos cinemas, a cada ano, desde então. Meyer também ajudou outros escritores, falou bem de ''Jogos vorazes'' e a coisa virou moda. Ela também já elogiou ''Os instrumentos mortais'', outra serie de livros que já tentou a sorte no cinema.
ELA DEVE TER LIDO: Diários do vampiro e os quatro primeiros livros da serie de Charlaine Harris.



CASSANDRA CLARE (os instrumentos mortais: cidade dos ossos, 2007)
Ela não é uma boa escritora, bem, talvez seja culpa da tradução br, sei lá. Seu primeiro livro tem muito para contar sobre um mundo secreto imenso, mas ele dispensa apresentações e não fala muito sobre os personagens, começa na maior correria, na verdade, tem cara de filme desde o começo, lembra bastante Star Wars. O filme, de 2013, acaba sendo mais interessante que o livro, nos apresenta a esse mundo secreto de uma maneira mais calma e com mais detalhes. Ainda assim, estou dando uma chance pra moça, quem sabe ela não acerta a mão nos livros seguintes...
ELA DEVE TER LIDO: Diários do vampiro, os sete primeiros livros da serie de Charlaine Harris, os três primeiros livros da saga Crepúsculo e talvez um pouquinho de Harry Potter.



KAMI GARCIA E MARGARET STOHL (DEZESSEIS LUAS, 2009)
São quatro livros até o momento e um filme lançado este ano. O tema é a bruxaria, ainda assim temos um romance adolescente na trama, só que desta vez, se trata de um rapaz humano apaixonado por uma mocinha bruxa. Está ao contrário, mas não é tão original.
ELAS DEVEM TER LIDO: L.J. Smith, Charlaine Harris, Stephenie Meyer, Cassandra Clare e J.K Rowling.



ANNE RICE (entrevista com o vampiro, 1976)
Mas não importa quem está plagiando quem nos últimos anos, todas essas mulheres devem ter lido Anne Rice em algum momento. A famosa escritora tirou os vampiros assustadores de seus caixões e lhes deu um coração. Eu já vi pessoas na web acusando Stephenie Meyer de acabar com a imagem do vampiro, Edward não se parece em nada com o Drácula de Béla Lugosi e muito menos com o Nosferatu de 1922. Vampiros deveriam protagonizar filmes de terror, e não romances. Mas Anne Rice sabe equilibrar os dois gêneros, dificilmente você verá o vampiro Lestat dando em cima de uma colegial na hora do recreio.

8 comentários:

ALESSANDRO SKYWALKER disse...

1 HOMEM TARADO POR MONSTROS

Isaac Marion (meu namorado é um zumbi, 2010)
Ele deve ter lido: Crepúsculo

Anônimo disse...

eu tenho certeza que a dona do Crepusculo pegou Damon e sua turma e como meta de vida disse que melhoraria aquela porcaria de livro (kkk).
É serio os livros da Senhora L.J. não servem pra nada além de passar tempo, ao invés de ler a L'Officiel do mês enquanto esta no trono, leia uma página ou outra de Diários. Não é totalmente ruim, mas não merece muito respeito.

Publiquei sua postagem no face da Anne. Os assessores dela (não acredito que ela esteja 24 horas atras de um PC) dão atenção a todos. São muito atenciosos e carinhosos. Se for ela mesma supimpa!

Mich disse...

Pra falar a verdade, todas elas se inspiraram na Mary Shelley, né? rs

P.S.: Alessandro, falando em liros, provavelmente você deve ter lido, visto ou ouvido falar em algum lugar sobre o livro "Ender's Game" e seu criador, Orson Scott card, certo?
Ele que é homofóbico assumido, e com a vinda do filme alguns grupos LGBT estão querendo boicotá-lo.

Queria saber sua opinião a respeito desse boicote. Você consegue separar as coisas?

ALESSANDRO SKYWALKER disse...

ender's game é uma ficção, não tem nada de homofóbico no filme, acredito eu. Tony Curtis é outro homofóbico assumido, tentou boicotar até brokeback mountain, não vamos descer até esse nível, eu tenho filmes do cara em casa e ele não está sendo homofóbico em nenhum deles. nesses casos a homofobia é uma opinião pessoal, não está presente na vida profissional da pessoa. Diferente daquele FDP que escreveu "o ateu", criando um personagem que, só por que é ateu, é o vilão da trama e está acabando com as vidas das pessoas ao seu redor, grrr

ALESSANDRO SKYWALKER disse...

Anne Rice no feicebuqui? sério?

O monstro de Frankenstein não viveu nenhum romance com uma mulher humana no livro de shelley, por isso não entra na lista

Anônimo disse...

te convidei pra página dela, Alessandro =)

Mich disse...

No meu caso, gosto muito do trabalho do H.P. Lovecraft, mesmo sabendo dos seus indícios racistas ("os ingleses são superiores e blá, blá, blá..."). No caso desses tais grupos que estão se manifestando sobre o filme... existe uma razão crível:
http://goo.gl/fSddwv

É meio que uma revanche em cima da posição homofóbica firme do escritor.

Pelo que vi do trailer, ele não parece ser um filme ruim (apesar de atirar pra todos os lados com aquela enxurrada de efeitos especiais.). É uma situação complicada!

Rafael Marves disse...

A criatura de Frankenstein se apaixona por uma aldeã que ele observava, mas não é correspondido. E a relação entre a criatura e o Frankenstein é tão passional quanto a do Louis e do Lestat (que também são criatura e criador).