22.7.13

AS AVENTURAS DE TADEO


Minha primeira grande surpresa de 2013. Não é Disney, não é Pixar, eu tinha medo que fosse alguma bobeirinha da Nickelodeon e, no fim das contas, esse filme veio lá da Espanha. AS AVENTURAS DE TADEO é uma animação bem simples, até a CGI é das antigas (nada de cabelos digitais) e é uma diversão garantida para todas as idades. Gostei do visual dos personagens, parecem bonecos de stop motion e a trama é bem Ducktales. Não é nenhuma mega produção, o filme me agradou por ser bem simples na concepção. E tem o clima anos 1980, é um Indiana Jones com vilões armados que disparam contra os mocinhos, e os capangas do vilão terão mortes horríveis no decorrer da trama (toma essa USA pós 11/9). Parece que foi feito por um fã de Indiana Jones para os fãs de Indiana Jones, e tem um pouco de Tomb Raider e Star Wars também. Mais um filme que pode ser colocado na lista "Indiana Jones 4 deveria ter sido assim". Não tire o olho da tela, há muitos detalhes engraçados que duram poucos segundos, os cenários também escondem surpresas.


JONES OU STONES?


Quando era pequeno Tadeo "Jones" ("Stones" na nossa dublagem, por algum motivo) perdeu seus pais e foi criado pela avó. Apaixonado por arqueologia, ele vivia escavando o quintal, atrás de tesouros. Quando cresceu, de alguma maneira, se tornou um pedreiro. Mas nunca desistiu de seu sonho, apesar de ter um medo irracional de múmias. Após um incidente no aeroporto, Tadeo e seu cão embarcam num avião para o Peru (curiosamente, o personagem vive na América, e não na Espanha), tomando o lugar de um amigo que trabalha no museu (vale tudo para viver uma aventura de verdade). Tadeo precisa encontrar um arqueólogo e juntar as duas metades de um tablete que pode revelar a localização de uma cidade Inca secreta, cheia de tesouros. Mas ele está sendo seguido pelo vilão do filme, um Dolph Lundgren com um braço biônico (olha a referência ao Indiana Jones de novo. George Lucas imaginou um vilão assim, mas nunca o usou), que encontra tesouros para vender no mercado negro. Personagens coadjuvantes engraçadinhos, aventura em alta, muita ação, um pouco de desenho animado, cenários lindos no templo Inca e muitas referências aos filmes do dr Jones. Pena que o blu não traz extra algum...












VEJA TAMBÉM: Os caçadores da arca perdida, A lenda do tesouro perdido 2, A múmia (1999), Ducktales o tesouro do sol dourado, Atlantis o reino perdido, Tudo por uma esmeralda.

2 comentários:

ALESSANDRO SKYWALKER disse...

FICHA TÉCNICA

TITULO ORIGINAL: las aventuras de Tadeo Jones
ANO: 2012
PAÍS: espanha
DURAÇÃO: 90 min
DIRETOR: Enrique Gato
ELENCO: Meritxell Ané, Óscar Barberán, Fiona Glascott, Adam James e Carles Canut

Leirson disse...

Perdi a oportunidade de conferir nos cinemas, agora vou assistir em casa.