10.6.13

REPLAY - O GRANDE GATSBY


O filme é de 1974 mas tem cheiro de algo mais clássico, a trama se passa na década de 1920 e os personagens dramáticos são bem dramáticos. Não é uma super produção, conseguiu apenas duas indicações ao Oscar (figurino e trilha musical) e levou os dois prêmios. Não vou dizer que os atores e a direção deixam a desejar, o filme é apenas pequeno demais para a tela grande, lembra uma novela. Bem, nesse quesito, é gostoso acompanhar a trama (o roteiro foi escrito por Francis Ford Coppola!).
Nick é um rapaz pobre, digo, pobre em comparação com o restante do elenco, que tem uma prima rica chamada Daisy (Mia Farrow). Nick vive numa pequena casa ao lado da propriedade de Jay Gatsby (Robert Redford, em 1974, era um clone do atual Brad Pitt). Gatsby é um ricaço recluso, ele dá festas incríveis em sua mansão, todos os milionários de niuiorqui comparecem, mas, Gatsby raramente é visto. Logo, existem muitas lendas sobre o cara. De onde ele veio? De onde veio seu dinheiro? Esteve na guerra? Matou um cara? É algum tipo de chefão do crime? Ninguém sabe nada.
Um dia, Gatsby convida Nick para bater um papinho. Parece estar bastante interessado em ter o rapaz como amigo. Mais tarde, descobrimos que Gatsby está interessado em Daisy.
É assim que Nick vai parar no mundo dos ricaços. As festas são ótimas, mas há também muita falsidade, adultério, mentiras, racismo... Nick não quer julgar ninguém, mas se vê no meio de um povinho detestável.
Me lembro de quando vi o filme em vhs, os personagens dizem que a cidade está passando pela maior onda de calor. No dvd, com uma resolução melhor, podemos ver todo o elenco suando em bicas, você passa mal ao ver aquilo. Aí fica a dúvida, o suor é verdadeiro ou é apenas água? Sério, o elenco aparece suando o tempo todo, não importa o cenário, todo mundo está pingando. A alta resolução se tornou uma inimiga deste filme de 1974.

Um comentário:

ALESSANDRO SKYWALKER disse...

FICHA TÉCNICA

TITULO ORIGINAL: the great Gatsby
ANO: 1974
PAÍSES: eua
DURAÇÃO: 144 min
DIRETOR: Jack Clayton
ELENCO: Robert Redford, Mia Farrow, Sam Waterston, Bruce Dern e Karen Black
PRÊMIOS: vencedor de 2 Oscars (figurino, trilha musical)