10.6.13

O GRANDE GATSBY


Então chega você querendo defender o filme. Você pode dizer: Assim como na versão de 1974, temos um filme que foi baseado num livro de F. Scott Fitzgerald. Logo, é perfeitamente normal ver dois filmes bem parecidos. O problema aqui é que, tirando os efeitos digitais, não sobra nada de novo. Eu vi o filme de 1974 ontem, em dvd, e hoje eu o vi novamente, no cinema. Tudo igual, reconheci até os diálogos, está tudo lá. Essa repetição fez o filme passar voando para mim. E assim, chegamos na mardita pergunta: Pra quê esse remake??? O filme de 1974 está lá, com um toque de Moulin Rouge, um toque que ajuda na hora de mostrar festas incríveis. Mas O GRANDE GATSBY não é um filme festivo, é um romance com drama, e os atores estão sem gás. Tudo bem, Tobey e Leo já estão com quase 40 anos, a idade não é o problema, o problema é a carinha de moleque. Isso faz o remake parecer uma versão teen do filme de 1974. Fica difícil levar essa turma a sério. Brad Pitt teria sido uma escolha melhor.


O GRANDE BRUCE WAYNE


Tobey Maguire é Nick, um jovem de 29 anos que mora numa pequena casa ao lado da mansão do famoso Jay Gatsby. O cara é um ricaço que dá grandes festas, mas raramente alguém o vê. Ele faz o tipo recluso. Gatsby começa a se aproximar de Nick porque deseja se encontrar com a prima do rapaz, Daisy (Carey Mulligan). A trama não mudou nada, essa nova versão do livro traz uma narração em off de Nick, mostra flashbacks de Gatsby e de Daisy, entregando a trama toda rapidinho. Nesse quesito, o filme de 1974 é mais legal porque esconde o passado de Gatsby e não está interessado em acabar com as lendas e mistérios que cercam o personagem. O filme tem belos efeitos, recriando a Nova York de 1922, as músicas são atuais (como em Moulin Rouge, mas desta vez está estranho), o novo elenco viu o filme de 1974 e está tentando copiar tudo (Leo não é um Gatsby muito esperto), a personagem Myrtle quase não aparece no filme, o final é levemente diferente e é só. Nenhuma surpresa aqui.

VEJA TAMBÉM: O grande Gatsby (1974), Arthur o milionário sedutor, Romeu + Julieta.

3 comentários:

ALESSANDRO SKYWALKER disse...

FICHA TÉCNICA

TITULO ORIGINAL: the great Gatsby
ANO: 2013
PAÍSES: eua, austrália
DURAÇÃO: 142 min
DIRETOR: Baz Luhrmann
ELENCO: Leonardo DiCaprio, Tobey Maguire e Carey Mulligan
DATA DE ESTREIA NO BRASIL: dia 7 de junho

Fco Almeida disse...

ok, o filme nao é perfeito, mas dizer que aquele canastrao do brad pitt teria sido uma escolha melhor é demais. O Dicaprio é uma das melhores coisas do filme. Lindo, louco e romantico. De resto podemos citar a direcao de arte, fotografia e figurino, enfim a estética é o melhor de tudo.

Anônimo disse...

estava ansioso por essa nota.
Mas então quer dizer que Leo DiCaprio fica longe do seu Oscar de melhor ator por mais um ano?

Brad? EW