13.6.13

ARANHAS RADIOATIVAS


Há muito tempo atrás, ouvi falar de um livro chamado "A ciência dos super heróis". Ele nos mostrava como era possível explicar os super poderes que vemos nas HQs. Se o Wolverine tem um fator de cura, ele precisa se alimentar constantemente. Se o Magneto usa o magnetismo para levantar um submarino, ele é atraído pelo objeto, o maior imã puxa o menor. Parecia ser legal, mas nunca encontrei o livro. Há algumas semanas, encontrei esse A CIÊNCIA DOS SUPERPODERES numa livraria, estava na seção dos quadrinhos.
Mas é um livro sobre ciências. Ele usa os superpoderes como ponto de partida para falar sobre as mais recentes descobertas científicas em vários campos diferentes, física, robótica, medicina, biologia, etc. Cada capítulo começa com uma mini biografia sobre um herói (ou vilão). O autor, o argentino Juan Scaliter, entende de ciências, mas teve que fazer o dever de casa na hora de escrever sobre super heróis (e acabou cometendo alguns errinhos, os fãs vão notar isso). Como eu disse, é um livro sobre ciências, a participação dos heróis é pequena. Ainda assim, ele traz muitas curiosidades legais.
Por exemplo: a morte de uma estrela em supernova é o evento mais explosivo do universo. O resultado dessa explosão são os raios gama. Uma explosão de raios gama como essa, se ocorresse na superfície do planeta, não apenas mataria Bruce Banner (o incrível Hulk) como também destruiria toda a Terra.

Um comentário:

ALESSANDRO SKYWALKER disse...

FICHA TÉCNICA

TITULO ORIGINAL: la ciencia de los superhéroes
ANO: 2011 (2013 Br)
AUTOR: Juan Scaliter
PÁGINAS: 295
PREÇO: R$ 39,00