17.5.13

TOP 10 - PREQUELS


10ª POSIÇÃO - INDIANA JONES E O TEMPLO DA PERDIÇÃO
É o filme que deu origem ao termo "prequel". Deveria ter sido uma continuação de "caçadores da arca perdida", cuja trama se passa em 1936, mas aquele filme não tinha pontas soltas. Então, Lucas e Spielberg levaram o personagem de volta ao ano de 1935.
A CONEXÃO: Nenhuma.
FALHA NA CONEXÃO: O namoro com Willie Scott não durou um ano.




9ª POSIÇÃO - OZ, MÁGICO E PODEROSO
É como comparar as duas trilogias de star wars, a culpa não é do filme, a culpa é dos efeitos especiais. Dorothy deixou de visitar muitos lugares em 1939 e no prequel encontramos um país muito maior, cidades e paisagens digitais. Mas a turma toda está lá, o filme se passa 20 anos antes da chegada de Dorothy.
A CONEXÃO: A origem do mágico e das bruxas más.
FALHA NA CONEXÃO: Evanora não usa sapatos de rubi. Oz e Glinda tiveram um caso??




8ª POSIÇÃO - DRAGÃO VERMELHO
A gente nem sente falta da Clarice, Hannibal Lecter ganhou mais espaço e se tornou um vilão mais interessante. Mas o filme lembra bastante "o silêncio dos inocentes", Edward Norton precisa da ajuda do canibal para prender um serial killer.
A CONEXÃO: Te vejo no próximo filme, Clarice.
FALHA NA CONEXÃO: Hannibal fez Will Graham (Norton) de bobo e Clarice tomou seu lugar anos depois. Ela não fez o dever de casa, ela não viu esse filme.





7ª POSIÇÃO - X-MEN, PRIMEIRA CLASSE
Depois do desastroso final do terceiro filme, só mesmo um reboot ou um prequel para dar continuidade a franquia. O filme deixou os x-men de lado, quem domina a tela é o professor X e o Magneto. O prequel respeita a cronologia da trilogia de Bryan Singer, ele não tem tanta liberdade, mas no próximo filme, as duas linhas temporais vão colidir, e isso vai ser demais.
A CONEXÃO: A origem do professor X e a origem do Magneto.
FALHA NA CONEXÃO: Jean Grey havia dito que ela e Scott eram os primeiros X-men (só se for no gibi).




6ª POSIÇÃO - O HOBBIT
Não é exatamente um prequel, esse filme foi baseado num livro que foi escrito antes da Trilogia do Anel. É um prequel apenas na tela grande. Mas valeu a pena, estamos visitando a Terra Média novamente.
A CONEXÃO: Frodo, Galadriel e Saruman.
FALHA NA CONEXÃO: Azog não devia estar vivo, agora precisa morrer, de novo.





5ª POSIÇÃO - PROMETHEUS
O prequel de "Alien o oitavo passageiro" praticamente deixou o bicho de ladinho e investiu numa outra trama. Ele também apagou da existência 3 filmes: O predador 2, Alien vs Predador e Alien vs Predador 2 (sem contar os gibis e os games da serie Versus), alterando sua própria cronologia e se afastando do amigo Predador. A trama do filme se passa no ano de 2093. Ripley só encontraria seu coleguinha babão em 2122.
A CONEXÃO: A origem do alien, a história da nave que vemos no filme de 1979.
FALHA NA CONEXÃO: Quando o primeiro alien humanóide saiu do peito do cara branquelo, o cara branquelo não estava sentado na cadeira de comando da nave.





4ª POSIÇÃO - STAR WARS EPISÓDIO 3: A VINGANÇA DOS SITH
Muita coisa acabou sendo empurrada pra cima desse terceiro filme para que surgisse uma conexão com a trilogia clássica. Logo, nos últimos 30 minutos, temos a maior correria. Lá no final, vemos duas naves conhecidas, a conexão com o episódio 4 se torna mais óbvia. Mas, isso foi um tanto desnecessário, afinal, quase vinte anos separam os dois episódios.
A CONEXÃO: Obi Wan pega o sabre de luz de Anakin antes de partir. O nascimento de Luke e de Léia. Darth Vader, o Império e a Estrela da Morte.
FALHA NA CONEXÃO: A memória do R2 não foi apagada e ele sabe voar. Han Solo tinha 9 anos na época e perdeu as Guerras Clônicas? No episódio 4 ele diz que nunca viu um Jedi na vida, ou, alguém usar a Força.







3ª POSIÇÃO - TRILOGIA DANIEL CRAIG
No primeiro filme vemos um James Bond que acabou de ser promovido a Agente 00. E ele ainda tem que conquistar a confiança da M. Não obedece ordens, mata todo mundo antes de fazer um interrogatório, não liga para ternos ou drinques, a perda da mulher amada o transformou num Bond mais próximo do clássico. O terceiro filme se conecta perfeitamente ao restante da franquia, isso se você não levar em consideração a época de cada filme.
A CONEXÃO: M agora é um homem. Moneypenny é sua secretária.
FALHA NA CONEXÃO: Judi Dench (já viu Skyfall? Estou evitando um spoiler aqui) também está presente na fase Pierce Brosnan. Onde encaixamos isso agora?







2ª POSIÇÃO - O PODEROSO CHEFÃO 2
Para muitos, esse é o melhor prequel já feito. Tão bom quanto o filme anterior. Você queria mais Vito Corleone? Tá na mão. O filme volta no tempo, até a primeira década do século XX, e mostra um jovem Vito Corleone pisando pela primeira vez na América. Agora, ele é o Robert De Niro. O terceiro filme foi para o futuro, chegou atrasadão, quase duas décadas depois, e não acrescentou muita coisa.
A CONEXÃO: O passado de Don Corleone
FALHA NA CONEXÃO: Nenhuma.







1ª POSIÇÃO - STAR TREK
O que eles disseram para nós? É um filme de origem, Kirk e Spock ainda não se conhecem, todos estão mais jovens. Até aí tudo bem, a franquia seguiria por esse caminho até se conectar ao seriado de tv. Mas o que torna esse prequel especial é o fato de que ele não é assim tão previsível. O vilão Nero voltou no tempo e alterou o passado, o prequel agora segue por uma linha temporal diferente, ele nunca vai se encontrar com o seriado de tv, veremos coisas novas daqui para frente. 
A CONEXÃO: O Spock do futuro aparece e tenta consertar o estrago da melhor maneira possível.
FALHA NA CONEXÃO: A morte do pai do capitão Kirk criou uma linha temporal absurdamente diferente. Afetou o futuro do Kirk, do Spock, do McCoy e do Scott, será que não forçaram muito a barra?

2 comentários:

ALESSANDRO SKYWALKER disse...

TOP 10 - O QUE VEM DEPOIS

10- X-men origens Wolverine
9- Star trek 2 (em breve)
8- O silêncio dos inocentes
7- O mágico de Oz
6- O senhor dos anéis
5- 007 contra o satânico dr No
4- Alien o 8º passageiro
3- O poderoso chefão
2- Caçadores da arca perdida
1- Star wars

Mich disse...

Alessandro, sua lista está perfeita! Mas eu não quero ser chato... só tem um defeitinho!

"Prometheus" NÃO ESQUECEU do final de "Predador 2"! Aconselho você rever o filme e prestar atenção na cena em que eles entram no "refrigerador" dos Engenheiros e dar uma pausa no memento em que a câmera passa pela parede... se quiser pode ver nessa imagem: http://lucasfilmes.files.wordpress.com/2012/06/mural.jpg

É como se o Alien que conhecemos tivesse existido sim antes de "Prometheus"! Acredito que a verdadeira conexão com "Alien" estará na sequência (já confirmada). Pra falar a verdade, acredito que a nova franquia "Alien" está seguindo os mesmos passos de "Star Wars".... é bem provável que irão surgir mais dois filmes por aí!

Puxa... agora entendi o motivo de tanto ódio pra cima de "Prometheus"!


P.S. Não tinha outro filme pra colocar no lugar desse "Oz - A Mágica do Caça-Niquei", não?