16.5.13

STEVEN SPIELBERG - AQUI EM CASA (parte 2)


A LISTA DE SCHINDLER
Finalmente, algum reconhecimento, 12 indicações ao Oscar, 7 estatuetas no bolso, incluindo melhor filme, diretor e uma para a bela fotografia em P&B. Enquanto Liam Neeson segue pelo rumo que o levará até sua famosa lista, judeus passam por maus bocados em campos de concentração. No final pinta um clima de documentário, para encerrar a trama.



JURASSIC PARK - O MUNDO PERDIDO
O filme de 1993 ainda é um dos meus filmes favoritos, está no meu top 2. É um filme do Spielberg com dinossauros, eu não precisava saber mais nada, corri pro cinema. Esperava ver dinos em stop motion, mas George Lucas apareceu com uma nova tecnologia, animais digitais. Eram tão realistas que quase chorei, ok eu chorei, e aí resolvi esvaziar minha Millennium Falcon (meu cofrinho) e fui ver o filme novamente. Em cinco dias, eu vi JP 17 vezes, depois, uma ou duas vezes ao dia, a grana foi ficando curta. Fiquei maluco quando comprei o vhs com uma caixa que parecia ser de pedra, com um fóssil em relevo.

O segundo filme faz uso de algumas partes do livro de Michael Crichton que não foram usadas no filme de 1993, tem também material que foi retirado do segundo livro e faz uma homenagem ao filme "O mundo perdido" de 1927 (que deu origem ao filme King Kong em 1933). É um filme de aventura, não tem aquela paixão por dinos que vemos no primeiro JP. Spielberg, e outros dois produtores, podem ser vistos no filme, num reflexo na tela de uma tv, lá no final, quando vemos o navio levando os T-rex de volta pra casa.



AMISTAD
Você pode confiar em Anthony Hopkins e em Morgan Freeman e, neste filme, até em Matthew McConaughey, que chama a atenção. Mas o filme é todo de Djimon Hounsou que, ao lado de outros negros cativos, tomou o controle do navio que os levava da África até a América, como escravos. Em boa parte do filme só dá "cenas de tribunal", onde a injustiça corre solta pelo simples fato dos africanos não saberem falar inglês. Anna Paquin faz uma pontinha. Cinema homens e pipoca, há 6 anos criando tarjas pretas, sobre seios, para você. Ah sim, 4 indicações ao Oscar e nada, sacanagem.



O RESGATE DO SOLDADO RYAN
Spielberg e Tom Hanks juntos (e Vin Diesel numa ponta). Um toque digital tirou muitas das cores do filme, dando-lhe um aspecto único (que lhe rendeu um Oscar). No final das contas, o tal do soldado Ryan era o Matt Damon, valeu a pena? Onze indicações ao Oscar incluindo melhor filme, levou 5 estatuetas (entre elas, melhor diretor). Steven quase matou seus atores in loco para conseguir um pouco de realismo num filme de guerra. Os dez minutos iniciais são incríveis.



A.I. INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL
O filme é baseado num livro de Brian Aldiss (Super brinquedos duram o verão todo). O diretor Stanley Kubrick queria muito transformar esse livro num filme, com a ajuda de Aldiss, o projeto se arrastou por mais de vinte anos. Kubrick faleceu em 1999 e Steven retomou o projeto batizando-o de "A.I. inteligência artificial". Basicamente, o livro fala de um menino que nunca foi capaz de agradar à mãe, é uma história simples (ok, ele é um andróide), o garoto acredita que vai ter sucesso caso descubra como se tornar humano. Spielberg escreveu o roteiro, pega leve no começo e depois pega pesado (seria a parte "Kubrick" do filme?), sabemos que David nunca será um humano de verdade, mas a trama prefere se arrastar mesmo assim.



MINORITY REPORT
Um prato cheio para os fãs de "ficção científica cerebral". Tom Cruise não estraga o filme e dá um toque decorativo. Os efeitos especiais têm um aspecto clean como o restante do filme. A pre-cog Agatha rouba a cena com seus poderes. Novidade, é um Spielberg com drogas, sexo (cena rápida) e pedofilia.

Continua...

Um comentário:

ALESSANDRO SKYWALKER disse...

FICHA TÉCNICA

TITULO ORIGINAL: Schindler's list
ANO: 1993

TITULO ORIGINAL: jurassic park
ANO: 1993

TITULO ORIGINAL: the lost world
ANO: 1997

TITULO ORIGINAL: amistad
ANO: 1997

TITULO ORIGINAL: saving private Ryan
ANO: 1998

TITULO ORIGINAL: artificial intelligence
ANO: 2001

TITULO ORIGINAL: minority report
ANO: 2002