13.5.13

NÃO ENTRE EM PÂNICO


De repente, surge algo estranho, e seu cérebro não consegue criar uma imagem mental para te ajudar. Sem que você saiba, o livro está rindo de você, parece estar dizendo: tente transformar isso num filme, eu te desafio. Em 2005 alguém tentou mas, apesar do capricho, o resultado foi um filme bem fraquinho. E isso foi uma pena, O GUIA DO MOCHILEIRO DAS GALÁXIAS tem fãs espalhados por toda a galáxia, a responsabilidade e a expectativa eram grandes demais, o filme não suportou o peso da fama dos livros.
O primeiro livro (se trata de uma trilogia de cinco) foi escrito por Douglas Adams em 1979. Por incrível que pareça, o universo criado por ele não sofreu nenhuma interferência de star wars ou de star trek. É tudo novo, e maluco também, se você está chegando agora do fim do universo, pode usar o seriado Futurama como referência, é bem parecido.
Na trama, acompanhamos as aventuras de Arthur Dent. A Terra foi destruída por uma raça alienígena. Uma rodovia espacial precisa ser construída e a Terra estava no caminho. No último minuto, Arthur descobre que seu amigo Ford é um alien, e é salvo por ele da demolição do planeta. Sem casa, o último ser humano da galáxia resolve seguir Ford por aí. O cara é um dos escritores do tal Guia (que ensina você a pegar carona em naves e a visitar muitos mundos com pouca grana no bolso). Mas Arthur descobre que há um segredo envolvendo o nosso falecido planeta, os golfinhos e os ratos. Então, ele vai atrás do cara que comanda o universo, procura pela última mensagem de deus para a sua criação e a explicação para a vida, o universo e tudo mais.
Sempre que pode, o livro ensina ciência de verdade. Sempre que pinta uma resposta para a vida, o universo e tudo mais, ela é muito engraçada. Vez ou outra, o autor nos conta sobre a vida em outros mundos, mini contos, são divertidos e são sátiras do comportamento humano (do cotidiano à política). 
No próximo dia 25, vamos comemorar o dia do orgulho nerd, vai haver uma edição especial aqui no blog. No mesmo dia se comemora o Dia de Star Wars (a estreia do primeiro filme em 1977) e o Dia da Toalha, em homenagem a Douglas Adams (se você vai fazer mochilão pela galáxia, TEM que levar uma toalha). 

2 comentários:

ALESSANDRO SKYWALKER disse...

Livros:

1- O guia do mochileiro das galáxias
2- O restaurante no fim do universo
3- A vida, o universo e tudo mais
4- Até mais, e obrigado pelos peixes!
5- Praticamente inofensiva

Preço:
R$ 19,90 cada volume

Wall disse...

Tentei a todo custo não entrar em pânico com A vida, o universo e tudo mais, foi muito difícil me controlar. Os demais volumes são anos-luz mais dignos.