21.5.13

DANÇANDO NO ESCURO


Para muitos de nós, esse filme é lenda urbana. Passou pelo Brasil em 2000, no festival de cinema do Rio. Mas você viu o vhs por aí? E o dvd? Esse é um lançamento exclusivo da Livraria Cultura, um filme que precisava ser resgatado. Foi esnobado pelo Oscar, mas a gente não vai fazer a mesma coisa. Para quem é fã da Björk, o filme é um prato cheio. Não é exatamente um musical mas ela canta bastante, canções do tipo, bem, canções do tipo Björk. Na verdade, o filme é um drama com momentos musicais, que são necessários. Cada vez que o clima fica pesado demais, a personagem principal foge para o mundo da fantasia e aí temos um musical, seu gênero de filme favorito.


ELA JÁ VIU DE TUDO

Björk é Selma, uma imigrante que vive na América com o filho pequeno. Estamos na década de 1960 e ela trabalha numa fábrica, fazendo um serviço pesado com máquinas pesadas. Selma faz muitos bicos, ela tem pressa, precisa juntar uma enorme quantia de dinheiro. A moça está ficando cega aos poucos e, por ser uma doença de família, seu filho também perderá a visão algum dia. Com o dinheiro, ele poderá fazer uma cirurgia e nunca ficará cego. Mas aí pinta uma complicação, as economias de Selma desaparecem de repente. Na segunda metade do filme damos de cara com o drama pesado. Não tem como não se envolver com a história e com os personagens, afinal, o filme faz o tipo "documentário barra reality show", a câmera balança, os diálogos são realistas e a edição também ajuda bastante, criando um aspecto de filme caseiro. Ah, e tem o final chocante...
 










VEJA TAMBÉM: Requiem para um sonho, A troca (2008), Namorados para sempre, Preciosa, Aqui é o meu lugar.

5 comentários:

ALESSANDRO SKYWALKER disse...

FICHA TÉCNICA

TITULO ORIGINAL: dancer in the dark
ANO: 2000
PAÍSES: espanha, argentina, dinamarca, alemanha, holanda, itália, eua, reino unido, frança, suíça, finlândia, islândia e noruega
DURAÇÃO: 141 min
DIRETOR: Lars von Trier
ELENCO: Björk, Catherine Deneuve e David Morse
PRÊMIOS: indicado ao Oscar de melhor canção

Unknown disse...

Acho que foi o filme que mais me fez chorar na vida. Depois corri atrás dos outros do Lars von Trier, que também são muito bons, principalmente Ondas do Destino.

Guilherme Z. disse...

Esse filme é maravilhoso. Há anos estava atrás dele. Consegui no ano passado comprar o DVD original nacional.

Mich disse...

Eu vi somente uma vez no Cinemax em 2004! Tenho, não somente o CD da trilha sonora dele, "Selmasongs" , como todo o filme na memória.

Apesar de não ser lá um admirador do Lars Von Trier (e ter achado aquela cena em que o cara implora pela morte muito forçada), é um bom filme.

Aquela musica "Cvalda" e seu barulho das máquinas grudam na sua cabeça!

Eduardo disse...

Uma das obras primas de Lars Von Trier... Ganhou vários prêmios na Europa, mas nos Estados Unidos foi meio ignorado (Afinal é Lars Von Trier), mas, pelo menos, Bjork devia ter levado todos os prêmios de atuação daquele ano. Julia Roberts é "a mulher de atitude", mas não tem 1/10 da intensidade da Bjork.