9.4.13

OS DEUSES GREGOS DEVEM ESTAR LOUCOS


Hoje a Fox estava reprisando "Percy Jackson e o ladrão de raios". Resolvi rever o filme, não o via desde a estreia nos cinemas. E o filme continua ruim. Já era ruim na época, mas eu adoro mitologia grega, então pensei em dar uma chance ao livro. Fiquei de queixo caído, o filme deixou milhares de coisas de fora. Acho que ninguém estava apostando alto no filme, ele tem um começo, meio e fim, nada de ganchos. Nada que diga "Ei, vamos fazer uma parte 2 algum dia". Me apaixonei pelos livros logo de cara, e aí passei a odiar ainda mais o filme. O filme que eu vi hoje, odiei mais ainda. Quanta coisa sem explicação, quantos personagens foram cortados. Fui dar uma chance ao livro após ter visto um filme ruim, a maioria das pessoas não faz isso. Percy acabou ganhando uma péssima imagem.
Ok, antes de tudo, nada de comparações aqui. Game of thrones é game of thrones, o senhor dos anéis é o senhor dos anéis, Harry Potter é Harry Potter e Percy Jackson é Percy Jackson. Uma coisa pode puxar a outra lá no núcleo do DNA mas, depois, nos vemos em dois mundos diferentes.
A saga de Percy é para todas as idades, mas mitologia grega não é não. Lembra do Hércules da Disney? Rick Riordan me surpreendeu. Em Percy Jackson temos o incesto divino, temos o canibalismo, adultério, muito adultério. A mitologia grega nua e crua está lá. O autor só pegou leve com o estupro da Medusa. Cada um dos livros, da Saga de Cronos, traz uma aventura baseada num mito grego, a Odisséia, a Guerra de Tróia, Perseu, os Argonautas... quando você descobre as referências, a coisa fica previsível. Mas é mitologia grega da grossa, de repente, uma porca gigante voadora aparece. Isso é mitologia grega? É sim!
Eu me diverti muito com cada um dos livros. Depois de rever o filme hoje, resolvi revisitar os livros pela quarta vez (enquanto "a marca de Athena" (a saga de Gaia) não chega ao Brasil). 

Um comentário:

ALESSANDRO SKYWALKER disse...

FICHA TÉCNICA

O QUÊ?
Percy Jackson e os olimpianos
Livro 1 - o ladrão de raios
Livro 2 - o mar de monstros
Livro 3 - a maldição do titã
Livro 4 - a batalha do labirinto
Livro 5 - o último olimpiano
AUTOR: Rick Riordan
EDITORA: intrínseca