11.3.13

REPLAY - O MÁGICO DE OZ


Fiz um post sobre esse filme em 2011, de 1939 para cá, essa produção acumulou muitas histórias de bastidores e lendas, nenhum making of consegue dar conta disso. Como todo homocara que se preza, eu adoro Over the rainbow, mas as demais canções deste musical não me conquistaram. Eu era bem pequeno quando vi o filme pela primeira vez. Eu ficava caçando os defeitos especiais, só não sabia que, em 1939, não havia defeito algum, pergunte para o Oscar. Haviam cenários próximos e pinturas que imitavam um horizonte distante, eu sempre tentava encontrar o limite entre os dois e nem sempre era fácil. Já vi inúmeras referências e paródias deste filme por aí, são cenas e diálogos que se tornaram famosos, do "Ding Dong a bruxa morreu" ao "Não há lugar como o nosso lar", do "Estou derretendo" ao "Ninguém pode ver o mágico", do "Não estamos mais no Kansas" ao "E você estava lá, e você também". Mesmo com os efeitos especiais atuais, poucos têm coragem de propor um remake, o filme de 1939 é imbatível, faz parte da nossa cultura, se você acha que o mundo quer ver uma nova versão, você é um idiota. Mas tem gente apostando nisso, para 2014!!
O filme ganhou uma sequência oficial e outras não oficiais, novas versões para a tv e em desenho animado, muita coisa vem da época do cinema mudo, e tem o filme do Michael Jackson também. Passe longe de tudo isso.

2 comentários:

ALESSANDRO SKYWALKER disse...

FICHA TÉCNICA

TITULO ORIGINAL: the wizard of Oz
ANO: 1939
PAÍS: eua
DURAÇÃO: 101 min
DIRETOR: Victor Fleming (e o vento levou)
ELENCO: Judy Garland, Frank Morgan, Ray Bolger, Bert Lahr, Jack Haley, Billie Burke e Margaret Hamilton
PRÊMIOS: vencedor de 2 Oscars

Luiz Fernando disse...

É melhor não mexer e estragar tudo!!