20.3.13

DÊ UMA CHANCE PARA...


Não é o Hugo Cabret e também não é o Artista. MATINEE - UMA SESSÃO MUITO LOUCA é um desses filmes que fazem uma homenagem ao cinema, um tipo em especial: filmes B de terror, os amados filmes B de terror. Do tipo "monstro gigante criado por radiação". Mas esqueça o subtítulo bê erre. É um filme divertido mas não é exatamente um pastelão. John Goodman é quase um Hitchcock, estamos nos anos 1960 e ele produz filmes de terror. Ele está sempre preocupado com a reação da platéia, armando mirabolantes formas de divulgar sua obra, temos aqui um manual de instruções para se vender um filme.
Sua nova produção, O Homem Formiga (Mant, man + ant), será lançada numa pequena cidade na Flórida. Enquanto o dia da estreia não chega, vemos os preparativos para a sessão e conhecemos os outros personagens do filme, alguns adolescentes locais. Nesse momento começa a famosa crise dos misseis, os russos estão levando bombas atômicas até a ilha de Cuba. O povo americano entra em pânico. Para o esperto diretor, esse é o melhor momento para se lançar um filme de terror.
O filme do homem que se transforma numa formiga gigante é muito engraçado, cada poster nas paredes do cinema valem uma espiada (o dia em que a Terra pegou fogo?), temos poltronas que dão choque e a namorada do diretor é pura comédia.
Por experiência própria, posso dizer que nada é mais divertido que um cinema lotado de gente, vendo um filme de horror. O diretor vibra com a reação da plateia e a gente sorri com ele.

Um comentário:

ALESSANDRO SKYWALKER disse...

FICHA TÉCNICA

TITULO ORIGINAL: matinee
ANO: 1993
PAÍS: eua
DURAÇÃO: 99 min
DIRETOR: Joe Dante (gremlins, viagem ao mundo dos sonhos, viagem insólita)
ELENCO: John Goodman, Cathy Moriarty, Simon Fenton, Omri Katz, Lisa Jakub e Kellie Martin