14.3.13

DÊ UMA CHANCE PARA ...


Quando você pensa em CASSIOPÉIA, o filme que vem à mente é "Toy Story". Existe essa tal rivalidade. Toy story foi o primeiro longa metragem animado feito em computação gráfica, mas Cassiopéia também estava em produção naquela época. O filme brasileiro acabou sofrendo muitos atrasos, houve até um incêndio que destruiu muito material já pronto, e assim o filme só pôde ser lançado no ano seguinte (1996), enquanto Toy Story se tornava a maior bilheteria de 1995.
Para os criadores de Cassiopéia, a Pixar trapaceou. Woody, Buzz e cia, foram criados do lado de fora do computador, como bonecos, que em seguida foram levados para o mundo digital por um sensor. Os personagens de Cassiopéia foram desenhados diretamente no mundo digital, então, a coisa é meio limitada, um amontoado de formas geométricas. Quase não há sombras e é tudo frio, liso e metálico. Não dá para comparar com Toy Story que tem até texturas. Cassiopéia não precisa ser tão bonito, ganhar o título de "primeiro longa animado em cgi da história" já bastava. Pena que foi uma produção bem azarada.
Na trama vemos um pacifico planeta habitado por robozinhos coloridos que está sob ataque. Os inimigos, do tipo insetóides, ainda não encontraram o planeta (que está escondido em outra dimensão do espaço) mas acidentalmente bloquearam o fluxo de energia dos robôs, quem vem da lua do planeta. Os robozinhos entram em estado de hibernação para poupar energia, e 4 cápsulas de socorro são enviadas pelo espaço. 
Os heróis do filme, mais robozinhos coloridos, encontram uma das cápsulas. Mas precisam encontrar as outras 3 também, para decifrar o código e descobrir qual planeta está em apuros.
O filme tem ótimos efeitos de som, batalhas espaciais, uma trilha musical legal (mas o momento canção foi muito bobo) e, apesar do blá blá blá científico pesadão, o filme pega leve para não assustar a criançada. No elenco de vozes, só dá gente talentosa, muitos dubladores vieram do desenho "cavaleiros do zodíaco". Cassiopéia tem um ritmo lento e um final apressado, é para os pequenos. Para você, o filme vale a pena pelo teor histórico, um quase "número 1" e um oficial "número 2".

3 comentários:

ALESSANDRO SKYWALKER disse...

FICHA TÉCNICA

TITULO ORIGINAL: idem
ANO: 1996
PAÍS: Brasil
DURAÇÃO: 80 min
DIRETOR: Clóvis Vieira
ELENCO: Osmar Prado, Jonas Mello, Aldo César e Rosa Maria Barolli

Anônimo disse...

Cassiopeia foi um filme que me surpreendeu.

Eles conseguiram superar as óbvias dificuldades de se realizar um longa em cgi no Brasil naquela época, com um roteiro satisfatório.

Anselmo disse...

Tentei dar uma chance, não consegui. Mas ainda sim respeito o filme e o esforço dos envolvidos em levar adiante um projeto tão ambicioso para um país como o Brasil.

17 anos é muito tempo. Eu não consegui ver sem um olhar crítico, principalmente em relação à tecnologia da época. Hoje, o próprio Toy Story me parece absurdamente datado, mas tem o valor sentimental, algo que Cassiopéia nunca terá.

O filme está completo no YouTube.