16.3.13

6 FILMES PARA ENTENDER O CINEMA NOIR


A MARCA DA MALDADE
Escrito e dirigido por Orson Welles, essa produção passou por alguns problemas e o diretor acabou sendo demitido do cargo. Essa nova edição promovida pelo estúdio não é a mesma imaginada pelo diretor mas ainda assim é um bom filme. Tem um sexy Charlton Heston mexicano em lua de mel na fronteira com os isteites. Acontece um assassinato e Heston bate de frente com o corrupto xerife local.



FUGA DO PASSADO
Dois detetives são contratados para encontrar uma mulher que carrega uma grande quantia de dinheiro. O caso é resolvido mas, algum tempo depois, um deles precisa descobrir o paradeiro da tal mulher, aí o filme vira um romance. Só que o vilão Kirk Douglas não vai deixar o ex detetive em paz e prepara uma armadilha para ele.



À BEIRA DO ABISMO
Filmão. Humphrey Bogart é o detetive Marlowe, contratado por um ricaço que está sendo chantageado. Durante a investigação acontece um assassinato (dã) e a filha mais nova do milionário está no pedaço. Marlowe precisa livrar a barra da moça, mas esse é apenas o primeiro de muitos assassinatos.



PACTO DE SANGUE
Baseado numa história real. Um agente de seguros se apaixona por uma mulher casada e a convence a matar o marido para ficar com a grana do seguro de vida. O filme foi indicado para sete Oscars, incluindo melhor filme.



A SOMBRA DE UMA DÚVIDA
Alfred Hitchcock também fez filmes noir, e este é digno do mestre do suspense. Temos uma moça que idolatra o tio, mas quando dois investigadores aparecem, ela fica confusa e começa a investigar o tio por conta própria e descobre que ele... bem, ele não é uma boa pessoa.



RELÍQUIA MACABRA
Todos os elementos que fazem um noir NOIR estão aqui. Humphrey Bogart é um detetive que foi contratado por uma misteriosa mulher que quer encontrar a irmã. Aí, bang, um assassinato. De repente, ele se vê no meio de uma trama misteriosa onde várias pessoas estão atrás de uma estatueta de falcão. Por isso o filme também é chamado de "O falcão Maltês".

2 comentários:

ALESSANDRO SKYWALKER disse...

E 1 noir para os iniciantes:

Uma cilada para Roger Rabbit

Miguel disse...

Já vi 'uma cilada para Roger Rabbit', rs. Vou procurar os três últimos das 6 recomendações que você fez porque achei mais interessantes pelas descrições. Depois vejo os outros também!

Valeu :)